Viajante Responsável

Emissões de carbono do turismo: como reduzir e neutralizar

emissões de carbono no turismo
Foto: Kazuend
Escrito por Renata Ferreira

O turismo vive um momento totalmente ambíguo. O crescimento do setor, que gera retorno financeiro, é também o que está acabando com o recurso essencial para grande parte das viagens: a natureza limpa, linda e de pé. A degradação de áreas naturais, junto com o alto índice de gases de efeito estufa, que gira em torno das viagens, faz com que as emissões de carbono do turismo e sua neutralização sejam um tema cada vez mais urgente.

O que é a Pegada de Carbono

A Pegada de Carbono é a soma de todos os gases de efeito estufa emitidos por uma pessoa, empresa, destino, e que são transformados em CO2, carbono equivalente. Este item faz parte de um cálculo maior, a Pegada Ecológica, que mede a área/espaço de terra necessário para mantermos nosso estilo de vida.

Hoje, já é sabido que para termos uma vida como a que a sociedade tem levado, precisamos de quase dois planetas Terra para dar conta de atender às nossas demandas. Para isso existe até um dia específico, o Dia da Sobrecarga da Terra, que aponta, a cada ano, a data em que já esgotamos os recursos que a Terra pode nos providenciar. Em 2020, mesmo com as reduções provocadas pela pandemia, nós atingimos a capacidade anual da Terra de se regenerar no dia 22 de agosto.

A grande emissão de gases de efeito estufa está causando impactos praticamente irreversíveis em nossa atmosfera. De acordo com a GFN (Global Footprint Network), desde 1961 a Pegada de Carbono da humanidade aumentou 11 vezes, representando 60% dos impactos na Pegada Ecológica.

emissões de carbono do turismo

Fonte: Global Footprint Network

Em termos práticos, todas as vezes que precisamos gerar energia fóssil, seja pelo uso de transporte ou para fabricar novos produtos, estamos queimando CO2. Enquanto isso, passamos por uma forte degradação da natureza. Árvores que poderiam absorver essas emissões estão sendo cortadas indiscriminadamente, liberando ainda mais gases para a atmosfera.

Como o Turismo emite carbono?

Um estudo de 2018, liderado por pesquisadores da The Univerisity of Sydney, mostra que as emissões de carbono contabilizadas no turismo levam em consideração poucos fatores, como a queima de combustível dos aviões. Nessa pesquisa, a equipe aponta que existem diversos outros fatores indiretos em toda cadeia que também precisam ser considerados, fazendo com que, entre 2009 e 2013, 8% das emissões mundiais fossem responsabilidade do turismo.

As emissões de carbono do turismo vêm de diversas áreas de atuação. Veja algumas delas:

  • O alto uso de transporte movido a combustíveis fósseis, seja carro, avião ou ônibus.
  • Utilização de produtos de limpeza geral ou higiene pessoal que são sintéticos, não biodegradáveis e com embalagens de plástico.
  • Comida ultraprocessada, ao invés de opções mais naturais.
  • Incentivo ao consumo exagerado.
  • Depredação de áreas naturais.

emissões de carbono do turismo

Foto: Dirk Heuser

Carbono neutro no Turismo

Diversas pesquisas mostram que a natureza e a sustentabilidade são grandes tendências no setor. Preservar, educar e criar ações com os viajantes, equipe e comunidade, passa a ser um dever e uma atitude inteligente dos empresários do ramo.

Mas como você, viajante ou profissional do turismo, pode neutralizar ou reduzir suas emissões de carbono e ajudar a diminuir os impactos ambientais?

1. Transporte

Fomentar o uso de mobilidades menos poluentes, como bicicletas e ônibus, ou ainda voos com compensação de CO². Incentivar o uso de aplicativos de carona para quem vai de carro também é uma opção. Para os hotéis, algumas dessas ideias podem fazer parte de campanhas de conscientização na hora da reserva, e quem sabe até mesmo oferecer um desconto para os hóspedes que provem ter usado transporte de forma consciente.

2. Fornecedores

Hoje existem diversos fornecedores sustentáveis, que oferecem produtos biodegradáveis, com embalagens ecológicas e responsabilidade social. Esta pode ser uma maneira inclusive de incentivar a economia local, comprando de produtores da região, diminuindo também a emissão de CO2 no deslocamento.

3. Alimentação

Optar por comidas de produtores locais, diminuindo a necessidade de transporte. Aumentar as opções de alimentação plant-based, reduzindo a carne no cardápio, que é grande responsável por desmatamento e emissão de CO², e oferecendo opções que não sejam ultraprocessadas.

4. Plástico

Diminuir o uso do plástico, tanto nas embalagens de compras no hotel, quanto nos produtos oferecidos para os hóspedes, como na garrafa de água ou nos souvenirs.

5. Menos consumo

Incentivar mais as experiências e menos o consumo e os produtos. Se for para fomentar a compra e uso de produtos, que sejam aqueles sustentáveis, produzidos localmente.

6. Proteção de áreas

Proteger as áreas naturais, construindo de maneira consciente, educando o viajante e pressionando os órgãos responsáveis pelo policiamento de atividades ilegais. Outro ponto importante é averiguar a responsabilidade dos seus fornecedores. Viajantes também podem fazer sua parte optando sempre por acomodações e atrativos que ajudam a preservar o espaço onde estão.

7. Energia renovável

Fazer uso de energias renováveis, como os painéis solares, que estão cada vez mais acessíveis. Além disso, se atentar aos aparelhos usados na hospedagem, dando preferência para aqueles que utilizam menos energia.

8. Compensação

Fazer parcerias com empresas de compensação de carbono, que, através do cálculo da Pegada de Carbono da sua empresa, usam iniciativas de crédito, incentivando o plantio de árvores e programas de energia limpa. Turistas também podem buscar aplicativos para comprar créditos de carbono e neutralizar suas viagens.

Estas são algumas das iniciativas possíveis para diminuir as emissões de carbono do turismo. Muitos assuntos ainda devem ser discutidos para sermos um setor responsável, sustentável e lucrativo.

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

📳 CHIP DE CELULAR: Viaje Conectado

⛷ROUPAS E EQUIPAMENTOS DE AVENTURA: Columbia

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Renata Ferreira

Graduada em psicologia e pós-graduada em Negócios da Moda, direcionou suas formações para a sustentabilidade. Após conhecer algumas iniciativas no Brasil e na ânsia de descobrir novas, colocou o pé na estrada. Através de viagens e experiências sustentáveis, facilita o caminho da transformação pessoal necessária para uma vida mais integrada.