Viajante Responsável

Guia: como viajar sem plástico

viajar sem plástico
Foto: Dustan Woodhouse
Escrito por Ana Duék

Julho é o mês de conscientização da campanha #PlasticFreeJuly ou #JulhosemPlástico, que propõe a cidadãos no mundo todo que evitem plásticos descartáveis e se tornem parte da solução contra a poluição por plásticos, que a ONU Meio Ambiente considera hoje o grande desafio do século. Mas, claro, se pudermos estender nossas iniciativas para o ano todo e ainda viajar sem plástico, muito melhor!

Aproveitando o momento, listei algumas dicas essenciais de como podemos reduzir nosso lixo plástico para além do nosso dia a dia, também quando viajamos. Viajar sem plástico é uma responsabilidade que deve ser assumida não só por nós, viajantes, mas também pelos hotéis, destinos, agências, governos e atrativos que nos recebem. Afinal, essa é uma luta de todos, certo?

Alguns impactos do plástico no meio ambiente:

. de todo o lixo produzido no mundo, 10% é plástico;

. apenas 9% desse plástico é reciclado; 40% dele é usado uma única vez e, em seguida, descartado;

. os mares recebem de 8 a 13 milhões de toneladas de plástico todos os anos, causando a morte de 100 mil animais marinhos;

. em 2016, o Brasil produziu 71 milhões de toneladas de lixo. Das 65 milhões de toneladas coletadas, 13% era lixo plástico e apenas 15% foi reciclado.

GUIA: COMO VIAJAR SEM PLÁSTICO

1. Leve sua garrafinha d’água com você!

As maiores fontes de plástico descartável durante nossas viagens são sem dúvidas as garrafinhas d’água. Carregar nossa própria garrafa é uma iniciativa simples e prática, além de boa para economia! Hoje em dia já é possível até comprar sua garrafinha com filtro, para o caso de países onde a água não é potável. Ainda não vi vendendo aqui no Brasil, mas indico muito a Water to Go. Ela me acompanha em todas as minhas viagens! Nesse site você pode conferir os lugares onde a água é potável ou não. Infelizmente ele está desatualizado, então vale confirmar a informação.

viajar sem plástico

Foto: Viajar Verde

2. Não use os amenities que vêm em potinhos plásticos!

Sabe aquele montão de vidrinhos de plástico de shampoo, condicionador e hidratante que as pessoas adoram roubar dos hotéis? Esqueça eles! Afinal, vamos combinar que a qualidade nem sempre é boa, né? Que tal aproveitar e deixar uma dica para o hotel se livrar deles também? Você pode ainda pesquisar antes e optar por uma hospedagem que já ofereça os produtos em potes maiores, a granel, para os hóspedes.

viajar sem plástico

Os hotéis da Pugdundee Safaris, na Índia, usam potes de vidro a granel | Foto: Viajar Verde

3. Escolha uma acomodação plastic-free!

Que tal aproveitar o embalo e escolher um hotel, resort ou pousada que já está fazendo esforços para evitar plásticos de uso único como garrafas plásticas e canudos? Muitas hospedagens e até mesmo companhias aéreas anunciaram a iniciativa nos últimos anos, como as redes Iberostar, Hilton, Hyatt, Six Senses, Edition Hotels e muitos outros mais.

Iberostar

A rede Iberostar aboliu a utilização de 11,7 milhões de artigos de plástico descartáveis que foram substituídos por outras alternativas de materiais naturais ou biodegradáveis

4. Carregue sempre uma mochila ou uma ecobag

Leve com você nos passeios uma mochila ou uma ecobag, assim você pode rejeitar todas as sacolinhas plásticas na hora das compras!

viajar sem plástico

Foto: Mel Poole

5. Informe-se se você está visitando um destino que está abolindo os plásticos

Aliás, para não fazer feio, vale à pena se informar como o destino que você vai visitar está lidando com o uso das sacolinhas plásticas e dos canudos. Muitos deles já proibiram, outros limitaram. Melhor estar preparado, certo? Este mapa, por exemplo, reúne informações sobre como funcionam as leis para os dois artigos em cada estado americano.

viajar sem plástico

No Rio de Janeiro as sacolas e canudos estão parcialmente proibidos | Foto: Viajar Verde

6. Leve seu fone de ouvido

Essa dica foi dada pela Nina Marcucci, do Menos 1 Lixo, nesta matéria linda com 10 dicas pra viajar sem produzir lixo, no blog Live More, Travel More e, claro, eu adorei! Já imaginou todos aqueles fones de ouvido descartáveis que as companhias aéreas jogam fora diariamente? 🙄Vale lembrar que, se seu fone for de um aparelho Iphone 7 ou posterior, a entrada no avião será diferente. Então você precisa de outro.

fones de ouvido

Foto: Bruce Mars

7. Embale sapatos e outros itens da mala com sacos de pano

Taí uma maneira bem objetiva de você viajar sem plástico. Você não precisa deles pra separar suas coisinhas dentro da mala, né? É para isso que existem os saquinhos de pano 💚

viajar sem plástico

Foto: hubble

8. Tenha seu kit zero lixo à mão

Além da garrafinha d’água, aquele kit especial com canudo de alumínio ou bambu, copo dobrável, talheres e escova de dentes de bambu também pode te acompanhar nas viagens, certo? Assim você evita qualquer uso de talheres e copos de plástico!

Kit zero lixo

Foto: Viajar Verde

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

📳 CHIP DE CELULAR: Viaje Conectado

⛷ROUPAS E EQUIPAMENTOS DE AVENTURA: Columbia

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?