Pessoas negras representam 56% da população brasileira e não precisamos pensar muito para perceber que a cultura afro está na raíz do “jeitinho brasileiro de ser”. É presente na música, dança, religião, comida, arte, esporte… e a lista continua. Mas, se temos tanta riqueza da diáspora africana, como vemos tão pouco turismo voltado para essa parte da nossa história?
Para reverter este jogo, cada vez mais empreendedores e turismólogos negros criam rotas para conectar o viajante com a cultura afrobrasileira. Para você se aventurar em uma viagem que resgata nossas raízes para criar um presente e futuro negro, queremos te indicar seis agências para fazer afroturismo no Brasil e no mundo.
1. Rota da Liberdade – estado de São Paulo
Mais do que uma agência de viagens, a Rota da Liberdade é um programa cultural e turístico de mapeamento da diáspora africana na região metropolitana do Vale do Paraíba – área com grande influência da descendência africana devido ao seu histórico de escravidão nas plantações de café -, e no estado de São Paulo. A agência foi fundada por Solange Barbosa, especialista em turismo étnico e cultural com base comunitária e em turismo de memória, no Brasil e América do Sul, pelo Programa Rota do Escravo da UNESCO.
Em seus roteiros afrocentrados é possível:
– Visitar sítios de memória da diáspora e comunidades negras tradicionais, como o Quilombo da Fazenda, em Ubatuba.
– Participar de oficina de estamparia de motivos africanos em tecidos, no Centro Cultural Afrobrasileiro e Biblioteca Zumbi dos Palmares, em Taubaté.
– Ou ainda, fazer um roteiro recém-lançado pela agência, o “Pindamonhangaba na Rota da Liberdade”. A cidade é a primeira do estado de São Paulo a aderir ao Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial e à Rede Global de Cidades Antirracistas.
Com a Rota da Liberdade você descobrirá como os africanos e seus descendentes estão presentes na construção da sociedade paulistana e da cultura brasileira.
2. Conectando Territórios – estado do Rio de Janeiro
A Conectando Territórios foi fundada pela bacharel em Turismo e mestre em Memória Social, Thaís Rosa Pinheiro e é uma agência especializada em turismo de base comunitária e afroturismo no estado do Rio de Janeiro. Ela oferece alternativas para quem quer conhecer a cidade maravilhosa para além dos pontos batidos do turismo, se aprofundando na história da cidade.
O roteiro de destaque aqui é a Pequena África, que leva o viajante ao entendimento de toda a contribuição da população negra para a cidade do Rio de Janeiro. Este tour passa por pontos como Largo da Prainha, Jardim Suspenso e Cais do Valongo, reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO, Casa da Tia Ciata e o Instituto dos Pretos Novos. A Conectando Territórios também oferece vivências como Samba no Quilombo do Grotão, em Niterói, e passeios especiais para grupos fechados.
Em seu canal no Youtube a Conectando Territórios ainda compartilha roteiros e lindas histórias afrocariocas e de mulheres viajantes fazendo você viajar de qualquer lugar!
3. Afrotours – Salvador e região
A Afrotours, fundada em 2007 pela empreendedora Nilzete dos Santos, oferece turismo sustentável e afro em Salvador, Bahia. Seu programa de roteiros culturais contempla sete itinerários, com destaque para o turismo afro-religioso, proporcionando aos turistas uma experiência autêntica da cultura afro-brasileira.
Os roteiros são estruturados ao longo da semana, levando o nome de orixás. As opções de passeio vão desde tours voltados para o conhecimento histórico cultural da região, até aqueles mais voltados para o aspecto religioso, com direito a conhecer terreiros de candomblé e os tradicionais blocos afro de Salvador.
4. Guia Negro – várias regiões do Brasil
O Guia Negro é uma grande plataforma de afroturismo, idealizada por Guilherme Soares Dias, jornalista, empreendedor, amante de viagens e consultor em diversidade. Ela não apenas organiza roteiros afrocentrados em várias cidades do Brasil, como também faz uma excelente produção de conteúdo para viajarmos na cultura afro mesmo dentro de casa.
O Guia Negro promove experiências especiais e surpreendentes em destinos mais consolidados no afroturismo, como nas cidades de São Paulo e Salvador, ou ainda em destinos menos explorados por essa ótica, como Boipeba, Olinda, São Luís, João Pessoa e Brasília.
Um dos seus roteiros já consagrados são as Caminhadas Negras, que percorrem destinos tradicionais contando a história pelo prisma da comunidade negra, relatos que muitas vezes não são ensinados nas escolas. Em algumas ocasiões, como em novembro, no mês da Consciência Negra, o Guia Negro articula com outras agências caminhadas em várias partes do Brasil. Vale a pena ficar de olho nas mídias sociais da plataforma para acompanhar as ações especiais.
5. Brafika – Brasil e mundo
Já pensou em visitar um destino internacional de afroturismo, todo coordenado por uma empresa brasileira? Fundada por Bia Moremi, a agência Brafrika leva viajantes para conhecerem destinos como Colômbia, França, Portugal e África do Sul, em uma viagem desenvolvida para apresentar os destinos sobre a perspectiva da diáspora africana.
A Brafika ainda oferece opções de intercâmbio de inglês em países do continente africano, como Cabo Verde e África do Sul, proporcionando uma vivência completamente diferente das tradicionais.
6. Diáspora.Black – Brasil e mundo
Diáspora.Black é uma plataforma digital de impacto social que promove negócios, lugares, pessoas, histórias e patrimônios da população negra. Em seu site é possível encontrar vivências e roteiros de afroturismo em várias partes do Brasil e alguns destinos internacionais, como Angola.
O que a plataforma faz é unir, organizar e divulgar iniciativas de empreendedores negros, facilitando para o viajante na hora de escolher a viagem por diferentes categorias, como destino ou o tipo de experiência que deseja: cultura negra, comunidades quilombolas, autoconhecimento, gastronomia, etc.
Existem diversas experiências de afroturismo no Brasil e no mundo, com as mais diferentes abordagens, que trazem a riqueza da cultura afro-brasileira e colocam em pauta a importância que é conhecer essa cultura para avançarmos como sociedade. O afroturismo é uma ponte que conecta pessoas, histórias e conhecimento de uma forma que impacta e que pode transformar as nossas vidas. Experiencie suas viagens através desse olhar e se aprofunde em seus conhecimentos sobre nosso país, cultura e até sobre você mesmo!
+ Mais: