Destino Brasil

12 hotéis sustentáveis no Brasil

hotéis sustentáveis no Brasil
Foto: Pousada Uacari | JP Borges Pedro
Escrito por Renata Ferreira

este texto foi originalmente publicado em fevereiro de 2021 e editado em julho de 2024

Viajar é maravilhoso. Melhor ainda quando apoiamos iniciativas com práticas responsáveis, escolhendo agências e hotéis sustentáveis no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Afinal, amamos nos conectar com a natureza e com a cultura local e, para que elas estejam sempre lá, precisamos cuidar. Podemos fazer escolhas mais responsáveis em todas as etapas da nossa viagem e isso inclui a hospedagem. Ficar em um hotel ou pousada que se preocupa com a sustentabilidade significa não só reduzir os danos ao meio ambiente e impactar positivamente os moradores locais, mas também viver experiências diferenciadas e com significado.

Por isso, separei para você uma lista com 12 hotéis sustentáveis no Brasil, em lugares incríveis, que farão da sua viagem um mágico momento de conexão.

Confira 12 hotéis sustentáveis no Brasil para suas férias:

1. Cambará Eco Hotel – Cambará do Sul/RS

O hotel ideal para quem quer visitar os Canyons Itaimbezinho e Fortaleza, famosos pela sua grandeza e pelas cachoeiras. Está localizado em uma região maravilhosa para quem gosta de se aventurar, com opções de trilhas a pé, de bike, off-road e turismo equestre. O Cambará Eco Hotel tem uma grande e confortável estrutura para te receber depois de um dia agitado.

Não é à toa que este é um hotel reconhecido e premiado por suas ações de sustentabilidade. Além de ser uma Empresa B, o Cambará Eco Hotel é vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e recebeu, em janeiro de 2021, o selo Hotel Eco Responsável, concedido pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN). As iniciativas são pensadas nos mínimos detalhes, desde a estrutura com reaproveitamento de água da chuva, tratamento de esgoto anaeróbico, arquitetura que facilita a entrada de luz, até diferenciais como a proibição de cigarro para evitar a contaminação do ar, o reflorestamento da área, os cobertores com fibra de garrafa PET e o artesanato com materiais recicláveis.

Aproveite a estadia para fazer uma tranquila trilha dentro da mata preservada, praticar stand-up paddle no lago de 21.000m², ou explorar a região em um dos passeios ecológicos oferecidos pelo Cambará Eco Hotel.

hotéis sustentáveis no Brasil

Entre os cuidados do Cambará Eco Hotel estão cobertores com fibra de garrafa PET | Foto: Cambará Eco Hotel

2. Ibiti Projeto – Conceição do Ibitipoca/MG

Mais do que um hotel, um projeto socioambiental onde você pode se hospedar. O Ibiti Projeto, localizado em Lima Duarte, Minas Gerais, promove a união entre empreendedores e moradores locais que buscam o desenvolvimento sustentável da região, sempre valorizando suas raízes, através dos casarões antigos, cozinha local e reflorestamento da área de 5.000 hectares.

Para aproveitar a hospedagem você pode ficar em um quarto do grande casarão no Engenho; em um loft no Village, que está dentro de um vilarejo; ou em um lugar mais reservado em uma das casas do Remote, onde o acesso é feito por trilha. Você também pode aproveitar os diferentes restaurantes, que oferecem alimentos orgânicos produzidos localmente, incluindo um 100% vegetariano.

O Ibiti trabalha com uma série de projetos focados na sustentabilidade, como reflorestamento, reintrodução de espécies nativas, compensação de carbono, um centro educativo, plantação de árvores frutíferas, todos comandados por moradores da região, que são incentivados ao empreendedorismo e desenvolvimento econômico.

hotéis sustentáveis no Brasil

No Ibiti Projeto, em Minas Gerais, a proposta é de regenerar a região e apoiar moradores locais | Foto: Ibiti Projeto

3. Banana Bamboo Ecolodge – Ubatuba/SP

Cercado pela Mata Atlântica, o Banana Bamboo é um tesouro escondido no meio da natureza. Quando você chega ao hotel, se depara logo na entrada com um estacionamento com placas solares, que servem para abastecer os carros e também o sistema de energia elétrica da região. Com grande parte da construção feita de bambu, madeira certificada, paredes com tintas naturais e tetos solares, o hotel se funde com a floresta que o cerca.

Com biopiscina, um rio que percorre seu entorno, uma trilha pela agrofloresta e um restaurante sustentável com comida orgânica, pancs e preparos diferenciados, o Banana Bamboo é a opção ideal para quem quer se hospedar com sossego, qualidade, conforto e consciência tranquila no litoral de São Paulo. Lá mesmo no hotel, você pode agendar os diversos passeios para conhecer os encantos da região de Ubatuba, incluindo praias incríveis, cachoeiras e comunidades quilombolas.

Banana Bamboo Ecolodge

Com estrutura pensada para não impactar na natureza local, o Banana Bamboo é um hotel para viajantes conscientes | Foto: Banana Bamboo Ecolodge

4. Hotel Fazenda Parque dos Sonhos – Socorro/SP

Um hotel sustentável para toda a família, com acessibilidade e pet friendly. As opções de lazer também atendem a todos os gostos, desde os mais aventureiros, que podem curtir a tirolesa, arvorismo ou cavalgadas, até os mais tranquilos, que têm à disposição pedalinhos ou uma trilha ecológica.

As iniciativas do Parque dos Sonhos são pioneiras e reconhecidas internacionalmente pelo prêmio World Responsible Tourism Awards. O grande destaque fica para a acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, que se estende desde os quartos até os equipamentos de aventura adaptados, desenvolvidos pelo próprio hotel. Ali, pessoas paraplégicas e tetraplégicas têm selas especiais para montar a cavalo e podem fazer tirolesa, pessoas com deficiência visual fazem trilhas, arvorismo e muito mais.

Desde o princípio, a preocupação com a sustentabilidade faz parte dos princípios do hotel. Uma grande área foi reflorestada, os efluentes são tratados responsavelmente, energias alternativas utilizadas e os resíduos separados em um centro de triagem próprio. Este é um hotel maravilhoso especialmente para famílias que buscam mais contato com a natureza, já que as crianças têm uma enorme área verde cheia de atrativos para se esbaldarem.

Hotel Fazenda Parque dos Sonhos

A tirolesa adaptada do Hotel Parque dos Sonhos é referência em acessibilidade no turismo de aventura | Foto: Hotel Fazenda Parque dos Sonhos

5. Casa de Paixão Caraíva – Bahia

Um refúgio super charmoso em um dos destinos mais mágicos da Bahia, a Casa de Paixão Caraíva é uma pousada e hostel com acolhimento de lar. Sob os cuidados da proprietária, Tatiana Paixão, a pousada traz para os hóspedes uma proposta de conforto praiano e um convite para serem visitantes mais conscientes e responsáveis na região. Além de separar todo o lixo, a Casa de Paixão propõe que o hóspede descarte seus resíduos de forma adequada, deixando as lixeiras e informações simples disponíveis para todos.

Uma cozinha coletiva está disponível para quem quiser preparar o próprio alimento e a pousada oferece água potável. Quem esqueceu de levar a garrafinha pode adquirir um copo da pousada na recepção e apoiar a causa. A senha da internet lembra ao hóspede “não beba long neck em Caraíva”, já que a coleta e reciclagem do vidro na região é muito mais difícil do que a da lata. Além disso, a água do banho é aquecida por painéis solares e a pousada trabalha com compras eficientes e sustentáveis. No café da manhã, prepare-se para deliciosos produtos frescos da região e receitinhas deliciosas, que variam diariamente.

A Casa de Paixão também atua pela valorização da cultura local, convidando os visitantes a se conectarem mais profundamente com seus anfitriões e conhecerem verdadeiramente os moradores de Caraíva. Entre eles estão os indígenas da Reserva Pataxó Porto do Boi, que oferecem, diariamente, uma deliciosa experiência de imersão na cultura Pataxó. Casa de Paixão é ainda aliada da Futuri – Aliança pelo Turismo Regenerativo.

Casa de Paixão Caraíva

Casa de Paixão Caraíva | Foto: Ana Duék | Viajar Verde

6. Pousada Lagoa do Cassange – Península do Maraú/BA

Que tal se hospedar em uma faixa de areia paradisíaca entre a lagoa e o mar? Na Pousada Lagoa do Cassange, escondida na ainda remota Península de Maraú, a experiência está no contato direto com a natureza e com a cultura autêntica da Bahia. Bangalôs individuais espalhados pelo jardim tropical ganham sombra dos coqueirais, mas a Praia do Cassange está a dois passos para quem quer curtir o sol ou uma piscininha natural, quando a maré baixa.

Como iniciativas de sustentabilidade, a Pousada Lagoa do Cassange tem 100% do seu abastecimento de eletricidade feito por placas solares; faz a destinação correta dos resíduos e opta sempre por alimentos orgânicos, biodinâmicos e/ou da região. Para completar, produzem lá mesmo o próprio mel, pão, sobremesas e sabonetes naturais sem químicos.

A hospedagem ainda apoia a Escola Comunitária Maramar, um lindo projeto de educação inspirado na pedagogia Waldorf. Este é um jeito maravilhoso de se hospedar com conforto, beleza, consciência ambiental e responsabilidade social.

hotéis sustentáveis no Brasil

A Pousada Lagoa do Cassange ocupa apenas 5% da extensa área verde com construções | Foto: Viajar Verde

7. Eco-Pousada Casa Bobô – Ilha de Boipeba/BA

Apenas três charmosos chalés de barro com pintura natural e telhado de palha. Vista para a mata nativa e para o mar, com altura suficiente para os hóspedes observarem a incrível paisagem da Ilha de Boipeba, mas não tão alto para que a hospedagem não atrapalhe a vista dos trilheiros. Cuidados com os resíduos gerados e educação sobre sustentabilidade para os funcionários do hotel, que são moradores da região. Estes são alguns dos pontos que fazem a Casa Bobô um lugar mágico.

A Ilha de Boipeba, vizinha da badalada vila de Morro de São Paulo, é o lugar perfeito para quem quer curtir a Bahia com tranquilidade e exclusividade. A região é cheia de praias tranquilas, de areias brancas e fofas. Quando voltar para a pousada, você será recebida (o) pelo casal Myriam e Nilton, e poderá desfrutar das espreguiçadeiras, redes e da ótima comida, que recebe ingredientes da horta orgânica do próprio hotel.

Eco-Pousada Casa Bobo

Fotos: Eco-Pousada Casa Bobo

8. Cristalino Lodge – Alta Floresta/MT

O Cristalino Lodge fica imerso em uma grande Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de 11.400 hectares, no sul da Amazônia, no Mato Grosso. Quem se hospeda por lá tem a oportunidade de fazer trilhas ecológicas desde o nível fácil até o difícil, participar do avistamento de aves no solo ou em torres de observação, conhecer diversas espécies de plantas e animais da floresta amazônica, praticar canoagem ou apenas relaxar no no deck flutuante do hotel.

Além da surpreendente conexão com a natureza, o Cristalino propõe uma imersão consciente para quem quer cuidar do meio ambiente. A hospedagem é parceira da Fundação Cristalino, responsável por atividades educativas, centro de pesquisa, conservação e monitoramento da região, e programas de desenvolvimento sustentável para áreas degradadas e para os produtores locais. Destaque para os cuidados ecológicos do hotel, como a garrafa de alumínio disponível para os hóspedes reabastecerem antes das trilhas e a proibição de alimentar animais silvestres, lembrando aos visitantes que os bichos precisam manter seus hábitos naturais.

Cristalino Lodge

Arquitetura sustentável e quartos integrados à natureza, no Cristalino Lodge | Foto: Cristalino Lodge | Samuel Melim

9. Araras Eco Lodge – Pantanal, Poconé /MT

Este delicioso hotel de natureza é um dos melhores pontos de partida para as aventuras no Pantanal Norte. Além de todo o cuidado em oferecer conforto e experiências únicas, o lodge tem a sustentabilidade como foco desde que foi fundado, há 20 anos. Entre as principais iniciativas, destaca-se a preocupação com a conscientização dos viajantes. A equipe está sempre preparada para orientar sobre comportamentos que geram impactos negativos e contar a verdadeira história do Pantanal.

Trilhas suspensas, rodízio nas áreas visitadas e distância responsável na observação de animais também estão entre os cuidados nos roteiros. O Araras Eco Lodge utiliza energia renovável de placas solares e separa e recicla os resíduos gerados, além de procurar utilizar sempre equipamentos e produtos de baixa poluição sonora, química e visual.

Araras Eco Lodge

Araras Eco Lodge: o melhor ponto de partida para explorar o Pantanal Norte | Foto: Araras Eco Lodge

10. Manati Lodge – Manacapuru/AM

Que tal conhecer a Amazônia não só pela natureza exuberante, mas também as pessoas que são as guardiãs da floresta? É essa a proposta do Manati Lodge, que oferece uma experiência ribeirinha completa em uma hospedagem de charme e conforto. A estadia no hotel é sempre fechada incluindo passeios e atividades, como trilha, canoagem ou focagem noturna, além de oferecerem visitas a comunidades ribeirinhas e indígenas da região.

Desde que foi idealizado, pela empreendedora Marília Costa, o Manati Lodge tem uma forte preocupação com a responsabilidade social e a conservação, convidando os hóspedes a se tornarem parte do time de protetores da floresta ao praticarem um turismo responsável. Além de outras iniciativas, o hotel faz a destinação correta dos resíduos, tem telhas ecológicas e valoriza o turismo consciente com animais silvestres.

Manati Lodge

Cuidados com o meio ambiente e os animais no Manati Lodge | Foto: Manati Lodge

11. Pousada Uacari – Tefé/AM

Localizada em meio à maior reserva de várzea na Amazônia brasileira, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, a Pousada Uacari é um lodge de selva flutuante para quem ama se conectar com pessoas e com a natureza. Além de todos os cuidados ambientais, a Uacari se destaca por trabalhar com uma gestão compartilhada entre o Instituto Mamirauá e as comunidades ribeirinhas que vivem na Reserva, em uma iniciativa realmente genuína de turismo comunitário.

Acostumada a receber muitos turistas internacionais, a Uacari está começando a ganhar destaque entre os brasileiros. Quem se hospeda por lá deve escolher entre programas de 3 a 7 noites, que inclui diversas atividades de ecoturismo responsável, como trilhas, passeios de canoa, birdwatching, pescaria tradicional avistamento de botos, visitas às comunidades e palestras com guias naturalistas. Durante o período de cheia (abril a agosto), há a oportunidade exclusiva de observar as onças-pintadas que sobem nas árvores para fugir da água.

Toda a pousada funciona com energia solar e a arquitetura foi pensada de modo a gerar o mínimo impacto no meio ambiente, incluindo as telhas ecológicas, feitas à base de plástico reciclado de garrafas pet. A água da chuva é coletada e armazenada e os efluentes são tratados antes de retornarem ao rio.

Pousada Uacari

Exemplo de turismo comunitário, a Pousada Uacari flutua no coração da Amazônia | Foto: Eduardo Coelho Pousada Uacari

12. Vila de Alter – Alter do Chão/PA

Um convite para você explorar a Amazônia paraense de forma autêntica e consciente em um dos lugares mais surpreendentes do Brasil – Alter do Chão. A Vila de Alter foi fundada em 2016 por Andréa e Regina, duas mulheres apaixonadas pela região e determinadas a ajudar em sua preservação. Além de todos os cuidados para garantir o conforto dos hóspedes, elas fazem questão de exaltar a cultura e a natureza local.

Vamos começar pelos seis charmosos bangalôs, que são feitos de madeira de reflorestamento e telhas de material reciclável e recebem os nomes de espécies nativas da Amazônia. O hiper adobe, inspirado no conhecimento milenar das comunidades tradicionais, foi usado na construção do exuberante muro de barro e fossas ecológicas são responsáveis pelo tratamento dos rejeitos. Para fundir com a beleza natural à sua volta, tudo na pousada boutique é feito com criatividade, reaproveitamento e inspiração local, como o icônico barco que virou um ofurô.

As vivências neste lugar sagrado também elevam e fazem repensar as atitudes dos viajantes. A pousada destina uma porcentagem das diárias ao apoio de atividades da ONG Renctas — Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres. Outra iniciativa é a venda do colar da gotinha de água do Drops of Amazon, projeto que atua na construção de sistemas de água potável para comunidades ribeirinhas na Amazônia.

Vila de Alter

Na Vila de Alter, conforto, charme e consciência para explorar Alter do Chão | Foto: Vila de Alter

texto de Renata Ferreira com edição de Ana Duék

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

🚣 TOURS E PASSEIOS: Get Your Guide

🧳 ALUGUEL DE MALAS: Get Malas

📱CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Viaje Conectado

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Renata Ferreira

Graduada em psicologia e pós-graduada em Negócios da Moda, direcionou suas formações para a sustentabilidade. Após conhecer algumas iniciativas no Brasil e na ânsia de descobrir novas, colocou o pé na estrada. Através de viagens e experiências sustentáveis, facilita o caminho da transformação pessoal necessária para uma vida mais integrada.

Skip to content