Viajante Responsável

12 incríveis ecolodges sustentáveis na América Latina para o viajante consciente

ecolodges sustentáveis na América Latina
Foto: Habitas Bacalar
Escrito por Ana Duék

Construções sustentáveis. Hospedagens comandadas por comunidades tradicionais. Lodges que se dedicam à pesquisa científica e preservação de biomas. Narrativas, histórias e atividades que convidam os hóspedes a se engajarem na preservação de biomas e culturas. Eliminação de plásticos de uso único, compensação das emissões de carbono, apoio a projetos socioambientais. Muitos hotéis e ecolodges sustentáveis na América Latina já entenderam que precisam ir muito além do reuso de toalhas ou da economia de luz para assumirem seu cuidado com as pessoas e a com a preservação do planeta.

Localizados em uma das regiões mais biodiversas do mundo e onde a natureza tem um valor ancestral, hotéis independentes da América Latina têm despontado com uma combinação harmoniosa entre charme, inovação, criatividade e responsabilidade, abraçando a sustentabilidade de forma holística, em todas as áreas do empreendimento. Muitos deles já têm nascido com fortes compromissos sociais e ambientais, a partir da iniciativa de seus donos, e encontraram formas de contar suas histórias de um jeito envolvente, fazendo até os hóspedes menos conscientes decidirem se engajar. É claro que o conceito, o conforto, o acolhimento e a beleza, tanto dentro quanto ao redor dos hotéis, são convites quase irrecusáveis para os viajantes.

Reuni aqui alguns ecolodges sustentáveis na América Latina que são realmente inspiradores e dão vontade de fazer as malas agora mesmo!

Você conhece mais algum ecolodge surpreendente na América Latina? Conta pra gente lá embaixo nos comentários!

Brasil

🏡 EcoAraguaia Jungle Lodge

📍 Caseara, Tocantins

O Vale do Araguaia, que abrange regiões dos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, leva a fama pela sua produção agrícola, mas merece ser descoberto como um incrível destino turístico. O jovem EcoAraguaia Jungle Lodge, localizado no município de Caseara, no Tocantins, mostra que agroecologia, experiência e turismo sustentável podem caminhar juntos. A ideia veio do empreendedor Guilherme Tiezzi, que assumiu o compromisso de transformar uma região de monocultura extrativista em um lugar melhor para seus moradores. Primeiro nasceu a EcoAraguaia Fazenda do Futuro, uma iniciativa que promove a agricultura regenerativa, a preservação ambiental, a valorização do conhecimento local e a geração de novas oportunidades no campo, através da educação. Em seguida veio a ideia de levar pessoas de fora para também experimentarem essa vivência única de campo e floresta.

Desde 2020, o hotel floresta EcoAraguaia Jungle Lodge passou então a receber os visitantes e apresentar esta região única do Brasil, que faz uma interseção entre 3 biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal. O hotel, com 10 cabanas de madeira e um centro de convivência, foi todo feito com princípios de bioconstrução e é a base para uma imersão total na natureza e experiências de trilhas, canoagem, observação de fauna, bem-estar e turismo comunitário. Além de vivências especiais, o EcoAraguaia tem programas de 3, 4 ou 5 dias que incluem experiências de rio, floresta e comunidade. Antes de começarem as construções, diversos grupos de moradores locais foram ouvidos para se entender como veem e o que esperam daquele território.

ecolodges sustentáveis na América Latina

Foto: EcoAraguaia Jungle Lodge

México

🏡 Habitas Bacalar

📍Bacalar, Quintana Roo

Esse é apenas um dos incríveis lodges do grupo Our Habitas, que também já nasceu com o compromisso com a sustentabilidade e a comunidade e diz ter o “propósito de proteger nossa casa, a Terra, por meio de espaços imersivos que aprofundam nossa consciência”. O Habitas Bacalar mergulha no espírito do bem-estar consciente e convida os hóspedes para uma experiência imersiva com atividades que incluem SUP yoga, terapia com mel, cerimônia de temazcal, meditação da água e até aula de eFoiling. Foi o primeiro hotel “de rede” a desembarcar nas margens da encantadora Laguna Bacalar, apelidada de Lagoa das Sete Cores, na Riviera Maya, e um ecossistema extremamente frágil. Por isso, chegou com cuidados redobrados.

As 34 cabanas seguem a proposta de construção modular zero impacto da Our Habitas e convidam para uma verdadeira imersão na natureza. Têm design minimalista, mas super conforto e estão voltadas para a lagoa, a floresta ou o manguezal. Além de ser zero plástico, o hotel faz toda a gestão do lixo e oferece uma gastronomia saudável e consciente. Nos quartos, os hóspedes têm acesso a um QR code que leva a um guia de cuidados da Laguna Bacalar.

Habitas Bacalar

Habitas Bacalar | Foto: Tanveer Badal

Chile

🏡 EcoCamp Patagonia

📍Torres del Paine, Magallanes

Em 2001, quando pouquíssimas hospedagens falavam em sustentabilidade, os amigos Javier, Yerko e Nani decidiram apostar em um charmoso lodge alternativo sustentável localizado dentro do aclamado Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia Chilena. As paisagens cercadas por picos nevados e natureza abundante se tornaram o cenário para o EcoCamp, o primeiro hotel em domo geodésico do mundo e um dos primeiríssimos hotéis realmente sustentáveis da América do Sul. A arquitetura de baixo impacto e as diversas práticas responsáveis, que vão do uso de energias renováveis ao sistema de compostagem, também fizeram dele um hotel carbono neutro desde 2007.

Hoje, os domos recebem os viajantes não para uma hospedagem, mas para uma verdadeira experiência. Além da acomodação super confortável, com vista única para as montanhas, os hóspedes podem escolher entre as diversas atividades, incluindo o famoso W Trek, trekking de 7 ou 5 dias, yoga, massagens ou trilhas diárias e excursões de vida silvestre por diferentes regiões do parque. Para os curiosos sobre o assunto, o EcoCamp oferece um Tour de Sustentabilidade que mostra todas as iniciativas da propriedade.

Costa Rica

🏡 Rio Perdido Hotel & Thermal River

📍Bagaces, Guanacaste

Este lodge tem uma história muito especial, porque fica em uma área realmente remota e quase “esquecida” e desconhecida dos próprios moradores da região. Este cantinho da Cordilheira de Guanacaste, por onde passa o Rio Perdido, na Costa Rica, foi redescoberto por Gabriel Saragovia, um explorador da natureza apaixonado, que decidiu compartilhar com os viajantes o local mágico. Assim nasceu o Hotel Rio Perdido que, desde o princípio, se propõe a ser um refúgio de bem-estar para turistas conscientes dispostos a ajudar a preservar o local. “A responsabilidade ambiental é um dever inato – um modo de vida e a nossa filosofia fervorosa em tudo o que fazemos no Hotel Rio Perdido”, diz o site do hotel.

São quase 2.500 km2 de reserva preservada e regenerada com apenas 1% de área construída. Todo o projeto arquitetônico foi desenvolvido de forma a impactar minimamente o terreno, a fauna e a hidrologia natural. A região de floresta tropical é considerada uma das últimas “florestas anãs” intactas do mundo. Apesar de ser um local especial também para aventureiros, com trilhas, tirolesa, boia cross e mountain biking, o Rio Perdido traz a proposta de um destino de Bem-estar Passivo, onde todas as experiências são desenvolvidas com foco na saúde física e mental do hóspede. O rio, que cria dezenas de piscinas termais de diferentes temperaturas, é o ponto de partida para esse mergulho no bem-estar.

Rio Perdido Hotel & Thermal River

Foto: Rio Perdido Hotel & Thermal River

Equador

🏡 Mashpi Lodge

📍 Mashpi, Choco, área metropolitana de Quito

Mashpi é um refúgio de descobertas. Localizado em meio a uma floresta tropical nublada biodiversa, na Reserva Privada Mashpi, a menos de 2h30 de carro de Quito, o lodge nasceu como um projeto de pesquisa pela conservação da floresta. Os visitantes são convidados a descobrir a natureza pouco explorada que cerca a capital do Equador e apoiar a sua preservação. O lodge cinco estrelas foi construído priorizando o conforto, utilizando as mais recentes técnicas de construção sustentável e é todo emoldurado em vidro para permitir uma verdadeira conexão com a floresta.

Antes mesmo de o hotel ser inaugurado, o Mashpi Lodge contratou um biólogo para realizar um ambicioso projeto de pesquisa. Desde então, pesquisadores internacionais já descobriram nove novas espécies na reserva, incluindo sapos e orquídeas que só existem ali. Os viajantes podem explorar a região em caminhadas diurnas e noturnas, em tours de birdwatching ou em um sobrevoo na gôndola, que ganhou o nome cainhoso de Libélula. No Life Center é possível aprender mais sobre a vida silvestre local e visitar um borboletário com espécies nativas.

ecolodges sustentáveis na América Latina

Foto: Mashpi Lodge | Michael Kleinberg

Argentina

🏡 Los Cauquenes Resort + Spa + Experiences

📍 Ushuaia

Um dos hotéis mais charmosos e tradicionais da Patagônia Argentina, o Los Cauquenes está rodeado por um cenário perfeito: na frente o Canal de Beagle; nos fundos, os picos nevados da Cordilheira dos Andes. Embora seja um hotel de 45 quartos, ele faz questão de manter seu compromisso com as práticas de sustentabilidade, que incluem programa de reciclagem e gestão do lixo, ferramentas para redução do consumo de energia e água, apoio à comunidade, uso de alimentos locais ou produzidos na própria horta e capacitação e palestras sobre sustentabilidade para a equipe. O hotel tem uma Política de Sustentabilidade que é revisada anualmente com o objetivo de corrigir e melhorar suas iniciativas e é signatário da Declaração de Glasgow para Ação Climática no Turismo.

Hospedar-se no Los Cauquenes é, sem dúvidas, uma forma confortável e mágica de se explorar a região conhecida como “o fim do mundo”. O lodge oferece diversas experiências especiais, incluindo navegação com almoço ou chá da tarde pelo canal de Beagle, visita à pinguineira, trilhas, trekkings, aventuras em 4×4, aula de culinária típica e até snorkeling e mergulho no Beagle. Tudo de forma responsável, claro!

Los Cauquenes

Foto: Los Cauquenes

Peru

🏡 Tambopata Research Center

📍 Tambopata, Madre Dios

Mais um lodge que decidiu unir preservação, ciência e turismo. O resultado é a combinação entre um hotel e um centro de pesquisa e, claro, uma experiência única para quem busca imersão na Floresta Amazônica. O Tambopata Research Center está localizado em uma área super remota, dentro da Reserva Nacional Tambopata, no Peru. O hotel convida os hóspedes a se envolverem ativamente na preservação da Amazônia através da Ciência Cidadã, que nada mais é do que a participação de cidadãos comuns na pesquisa e ciência. Qualquer pessoa pode ser um voluntário e ajudar até mesmo a descobrir uma nova espécie!

O hotel preserva cerca de 12.000 km2 da floresta em uma região quase intocada e possui 300 metros de passarelas elevadas que facilitam a observação da vida silvestre. Entre julho e setembro, há 40% de chances de se observar uma onça. Mas os buracos de argila que abrigam centenas de araras também são surpreendentes. Os quartos são super confortáveis. Mas lembre-se: você está realmente no meio da Amazônia! A internet pode falhar e a energia nas áreas comuns está disponível somente em alguns horários do dia.

Tambopata Research Center

Foto: Tambopata Research Center

Barbados

🏡 ECO Lifestyle + Lodge

📍 Tent Bay, St. Joseph

Este charmoso e descontraído lodge de praia, localizado na pequena vila pesqueira de Bathsheba, em Barbados, é o resultado da dedicação de um casal de nova-iorquinos apaixonados pelo destino e por um estilo de vida mais tranquilo e sustentável. A consciência foi traduzida não apenas no nome do hotel, mas também na sua construção e práticas, que vão desde o programa de reciclagem e compostagem até o uso de produtos orgânicos e não-tóxicos para a limpeza. O hotel se dedicou ainda a desenvolver sua própria água “sustentável”, produzida com energia solar, distribuída em veículos elétricos e embaladas em garrafas à base de plantas, que são compostadas.

Os dez quartos, com vista para o nascer e o pôr do sol, foram projetados pensando no conforto, com móveis de mogno reciclados e produtos de banho artesanais, além de toques pessoais com artesanatos trazidos das viagens dos donos e citações inspiradoras. Mas a decoração também conta com peças de talentosos artesãos de Barbados, incluindo cerâmica, cestos tecidos à mão, fotografias e móveis reciclados. No restaurante “farm and sea-to-table” são servidos pratos com ingredientes orgânicos e de origem local. O ECO Lifestyle + Lodge também promove o que chama de atividades de baixo impacto, como caminhadas, ioga, meditação e mountain bike, além de aulas de surf e stand up paddle.

ecolodges sustentáveis na América Latina

Foto: ECO Lifestyle + Lodge

Belize

🏡 Gaïa Riverlodge

📍 Mountain Pine Ridge Forest Reserve, San Ignacio

A isolada Reserva Florestal Mountain Pine Ridge, em Belize, é o cenário para este lodge encantador que convida o viajante para uma descoberta consciente da floresta e das histórias dos antigos maias que habitavam a região. Das cabanas rústicas, mas muito confortáveis e espaçosas, construídas com materiais locais, é possível ouvir os sons da natureza, com muitos pássaros e surpreendentes cachoeiras. O lodge oferece diversas caminhadas, birdwatching, spa, acesso às cachoeiras e lagos naturais, além de atividades externas, como flutuação em cavernas, encontro com uma comunidade maia, tirolesa ou visita às ruínas de Tikal e Caracol.

Certificado pelo Green Globe Award, o lodge opera com energia hidrelétrica e disponibiliza um bonde elétrico para transportar os hóspedes do alojamento até o rio. A maioria das frutas e vegetais são cultivados na horta orgânica maia, que pode ser visitada em um tour com um especialista local. O Gaïa está constantemente buscando novas formas de apoiar a comunidade com programas de extensão e preservação ambiental.

ecolodges sustentáveis na América Latina

Foto: Gaïa Riverlodge

Panama

🏡 Isla Palenque Resort

📍 Golfo de Chiriquí, Boca Chica

Um destino especialmente mágico. A privativa Ilha Palenque, localizada no Golfo de Chiriqui, no Panamá, preserva uma área de 162 mil hectares de floresta tropical, com sete praias isoladas, que um dia foram lar de uma antiga comunidade pré-colombiana. Em meio a este refúgio de paz, desconexão e bem-estar foi construído o luxuoso Isla Palenque Resort. São apenas uma Private Villa com seis suítes e oito casitas escondidas entre os coqueiros, e a pouquíssimos passos da praia, que oferecem privilégios como uma banheira ao ar livre.

Conscientes de que estão em um local de natureza quase intocada, os proprietários desenvolveram o lodge seguindo diversas práticas de sustentabilidade. Elas incluem construções de baixíssimo impacto, uso de produtos biodegradáveis de origem local, consumo de alimentos orgânicos, redução e reciclagem de lixo, proibição de plásticos de uso único e apoio e conscientização de comunidades locais, como o povo indígena Ngöbe e a comunidade de Boca Chica. Os hóspedes também são convidados a participar e contribuir com o programa de reflorestamento, plantando uma muda de árvore.

Isla Palenque Resort

Foto: Isla Palenque Resort

Equador

🏡 Kapawi Ecolodge

📍 Pastaza, Amazônia

Entre os ecolodges sustentáveis na América Latina o Kapawi, localizado na Amazônia ecuatoriana, tem um grande diferencial: ele é totalmente gerido pela comunidade indígena Achuar, que está há mais de um século no território. Toda a receita gerada pelo ecoturismo vai para a comunidade, preservando sua cultura e protegendo a floresta amazônica. O resultado é um hotel que oferece uma experiência autêntica de turismo de base comunitária onde os anfitriões compartilham com os viajantes seus saberes ancestrais sobre a natureza e a Amazônia.

O Kapawi fica localizado em uma área remota da região das Cabeceiras Sagradas na Amazônia e é acessível apenas por barco ou avião. Os bangalôs foram construídos pelos indígenas com arquitetura tradicional Achuar e materiais da floresta e o lodge opera com painéis solares. As experiências que o lodge oferece envolvem imersão cultural, expedições pelos rios, bem-estar e trilhas. Os hóspedes podem passar um dia com os Achuar, visitar uma casa e fazenda indígena ou explorar a floresta com um membro da comunidade.

ecolodges sustentáveis na América Latina

Foto: Kapawi Ecolodge

Colômbia

🏡 Yay Sustainable

📍 Guachaca, Santa Marta

Um lodge idealizado sob os princípios da permacultura com bioconstruções inspiradas em culturas originárias. O Yay Sustainable, imerso na floresta, logo ao lado do famoso Parque Nacional Tayona, no Caribe colombiano, é o refúgio perfeito para quem busca se reconectar com a natureza com uma visão mais responsável, holística e regenerativa. Visitantes são convidados a cuidar do bem-estar do corpo e da mente nas piscinas naturais, na praia de rio, no Jungle Spa ou no espaço de yoga e meditação.

No restaurante YAY, a comida plant-based com ingredientes plantados ou comprados localmente convida à descoberta de novos sabores e da saúde. Entre as diversas atividades oferecidas estão caminhadas e trilhas, visita a comunidade indígena, passeios de barco, rapel e o surpreendente trekking da Cidade Perdida.

Yay Sustainable Hotel

Foto: Yay Sustainable Hotel

Brasil

🏡 Uakari Lodge

📍 Tefé, Amazonas

Um dos mais antigos ecolodges sustentáveis na América Latina, o Uakari Lodge, ou Pousada Uakari, nasceu em 1998 dentro da primeira Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Brasil – a Reserva Mamirauá, em Tefé, no Amazonas. O objetivo era não apenas preservar a floresta, mas também fortalecer a cultura e a presença das comunidades locais naquela região. Desde o princípio, o lodge se propôs a ser uma iniciativa de Turismo de Base Comunitária onde, ano a ano, sua gestão foi sendo transferida para os comunitários. Por isso, além de vivenciar uma imersão na Amazônia, os hóspedes têm a oportunidade de se conectarem de maneira autêntica com os moradores locais.

Os quartos ficam em plataformas flutuantes no rio, que garantem um charme especial à hospedagem. As experiências se dividem em diversas trilhas interpretativas, passeios de barco, focagem diurna e noturna de animais, avistagem de botos, visita a comunidade ribeirinha, conversa com pesquisador e birdwatching.

Uakari Lodge

Foto: Uakari Lodge

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

🚣 TOURS E PASSEIOS: Viator

🎒Malas, mochilas e equipamentos de viagem: Amazon

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?