Viajante Natural Destino Internacional

Descubra o interior da Rússia com o Expresso Transiberiano

Secretamente, somos todos cossacos

Go Barefoot logo 1Quando falamos em viagem à Rússia, a primeira coisa que vem à cabeça é a Praça Vermelha e o busto nu de Putin! Muitos turistas que visitam a Rússia exploram as movimentadas e largas avenidas de Moscou e os enfeitados canais da criação visionária de Pedro I, São Petersburgo. Os charmosos cafés nos terraços, parques e palácios de São Petersburgo fazem da cidade uma adorável visita de verão. Mas, para sentir e provar a alma de qualquer país, precisamos nos aventurar longe das tumultuadas capitais e dos roteiros turísticos. Para experimentar o verdadeiro povo Russo, cujas trágicas histórias já inspiraram tantos renomados autores, os viajantes precisam embarcar para o leste, em direção aos Montes Urais e à Sibéria. Uma das melhores maneiras de seguir essa aventura é no épico trem Expresso Transiberiano, que serpenteia seu caminho pelas florestas russas de pinheiros e bétulas.

Deslizando pelos trilhos e aproveitando a oportunidade de alcançar os pontos mais distantes da ferrovia Transiberiana, você pode refazer os passos dos Cossacos, nativos do sul da Rússia, que dirigiram-se ao sul e leste para conquistar as planícies siberianas nos séculos XVII e XVII. O termo Cossaco é na verdade derivado do termo turco “kazak”, que significa homem livre ou aventureiro. Mesmo hoje, os Cossacos são reconhecidos na Rússia como entidades etnoculturais distintas. Foram os Cossacos, em apoio ao Czar real, que estabeleceram os assentamentos mercantes ao longo dos Urais e da Sibéria para expandir o comércio de pele e madeira. Após a Revolução Bolchevique, muitos Cossacos lutaram contra o Exército Vermelho. Os antigos ortodoxos russos partiram em direção às isoladas regiões da Sibéria inicialmente para escapar da perseguição dos Czars em sua campanha para “modernizar” a Rússia, e posteriormente para fugir dos Bolcheviques e dos comunistas soviéticos.

Enquanto Moscou e São Petersburgo se tornaram famosos centros de porcelana, os Urais logo se transformaram no coração industrial da Rússia. No século 18, as províncias dos Urais receberam grandes investimentos na agricultura, sal e mineração de ouro, além de fábricas de aço e cobre. As pessoas e os suprimentos militares dos Urais foram fundamentais para a difícil vitória da Rússia contra a invasão nazista que alcançou os arredores de Moscou. Enquanto você caminha para o leste dos Urais, a típica fria superfície russa logo revela seu povo acolhedor. Ao se hospedar em vilas você irá compartilhar a calorosa comida (sopas, saladas e dumplins), tradicional arquitetura em madeira, conversas em saunas Banya e paisagens selvagens que oferecem oportunidades incríveis para aventureiros e apaixonados pela natureza. Muitos atributos únicos dos Urais chegaram junto com as caravanas de comércio das Rotas da Seda que passaram pelo sul e centro da Rússia em direção ao Cáucaso e à Europa.

Expresso Transiberiano

Foto: Intercambistas

O roteiro do Expresso Transiberiano
Expresso Transiberiano

Lago Baikal, uma das paradas do Expresso | Foto: Alexei Trofimov

As paradas mais clássicas do Expresso Transiberiano são a cidade de Ecaterimburgo, fronteira da Rússia europeia com a asiática; o simbólico Lago Baikal, mais profundo lago de água doce do mundo; e a cidade de Perm, terra da clássica novela de Pasternak, Doutor Zhivago. No entanto, a cada viagem, fica claro que a Rússia é na verdade uma aquarela de repúblicas, um total de 22, cada uma com sua identidade, vestimentas, línguas e tradições, incluindo as províncias islâmicas do Tartaristão, Bascortostão e Buriácia. Algumas dessas culturas eram seminômades enquanto outras eram excelentes pescadores, caçadores e artesãos qualificados. As comunidades Udege xamanistas isoladas e autossuficientes da região Khabarovsk desenvolveram práticas antigas de conservação e proteção da floresta de taiga, do ecossistema e do ameaçado Tigre Siberiano. Infelizmente, a sobrevivência da comunidade é ameaçada hoje por questões de uso e destruição ilegal de terra. Para muitos, a Sibéria é um dos poucos lugares na Terra ainda considerados uma fronteira selvagem. Tão selvagem que, em 1978, uma família foi descoberta por lá sem saber da existência da Segunda Guerra Mundial.

Muitos viajantes acreditam que a experiência mais enriquecedora é vivendo com as comunidades indígenas russas como as Udege e as Buryats, ao desder do trem por alguns dias e aproveitar o tempo para mergulhar na diversidade da jornada. Para uma experiência genuína da Rússia, pegue o trem de passageiros (há várias linhas disponíveis), ao invés do trem de luxo, compartilhando sua viagem com locais e fazendo amigos em sua cabine. A história e a cultura da Rússia fazem dela um território fascinante para ser explorado de trem, especialmente quando o Expresso Transiberiano é um sonho de infância para qualquer pessoa com sede de viagens correndo nas veias. Ignore os estereótipos e as manchetes políticas – descubra as verdadeiras pessoas da Rússia!

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Go Barefoot Viagens

A GoBarefoot é uma operadora de turismo de experiência e sustentável que traz roteiros incomuns e inspiradores por destinos poucos conhecidos pelo mundo. Busca engajar viajantes em novas experiências de transformação individual e social, promover o desenvolvimento sustentável das comunidades locais e ajudar na preservação do meio ambiente.