Viajante Natural Destino Internacional

Descubra o Parque Nacional dos fiordes, na Nova Zelândia

Quem pensa que fiorde* é mérito da Noruega, precisa visitar o sul da Nova Zelândia. Catorze fiordes e paisagens estonteantes decoram o Parque Nacional Fiordland, o maior do país. Com 1.2 milhões de hectares, o parque, que emprestou cenários para a trilogia O Senhor dos Anéis, fica na Ilha Sul, a apenas duas horas de Queenstown. Reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1990, Fiordland é um dos destinos imperdíveis para aventureiros e apreciadores da natureza – reúne uma antiga floresta agarrada às montanhas, cachoeiras que desaguam em enormes fiordes, lagos cintilantes e montanhas com picos de granito com as mesmas aparências de milhares de anos, que dão vista para o mar.

Fiordland acaba de entrar no ranking T0p 20 dos melhores destinos turísticos para se visitar no planeta, selecionado pela revista internacional Lonely Planet. E realmente vale a visita. Ela pode ser feita por terra, mar ou ar, para uma grande aventura, ou apenas para relaxar.

O maior atrativo do parque é Milford Sound, o fiorde esculpido por geleiras durante as eras glaciais, que foi descrito pelo escritor Rudyard Kipling como “a oitava maravilha do mundo”. Grande parte das atividades são feitas na área de Milford Sound. Elas incluem voos panorâmicos, cruzeiros, canoagem, trilhas e mergulhos. Por todo o parque diversas espécies convivem em um dos ecossistemas mais ricos da Nova Zelândia, dando vida a alguns dos cenários mais incríveis já vistos.

Veja 8 atividades inspiradoras pelo parque:

Foto: Tourism New Zealand 1. Aventure-se pelas Caminhadas Incríveis da Nova Zelândia – as “Great Walks”. Três das nove grandes trilhas do país estão localizadas em Fiordland. A mais famosa é a Milford Track, que dura cinco dias. A Kepler Track é uma rota circular com duração de quatro dias e a Routeburn, que atravessa o Parque Nacional Mount Aspiring, geralmente leva três dias. Além destas, há muitas outras trilhas no parque, que já ficou consagrado entre os fanáticos por caminhadas.

2. Em Doubtful Sound, o fiorde mais profundo do mundo (421 m de profundidade), conviva com golfinhos, lobos-marinhos e pinguins.

3. Explore os diversos fiordes e os lagos Te Anau ou Manapouri em um cruzeiro ecológico. Vale experimentar os cruzeiros noturnos em Milford Sound.

4. Mergulhe em Milford Sound e visite o observatório submarino em Harrison Cove. Maravilhe-se com o coral negro, estrelas do mar de 11 braços e delicadas anêmonas.

5. Pratique canoagem. É possível passear por diversos fiordes e lagos de canoa ou caiaque.

6. Desvende as cavernas subterrâneas incandescentes Te Anau Glowworm, iluminadas por centenas de larvas de insetos bioluminescentes.

7. Embarque em um voo panorâmico e observe as incríveis paisagens de Fiordland do alto.

8. Viva a adrenalina em um barco jet pelas corredeiras do rio Wairaurahiri.

http://www.fiordland.org.nz/

* fiordes são vales rochosos entre montanhas inundados pelo mar. Formaram-se originalmente com o degelo de glaciares. Os fiordes modernos só existem em regiões costeiras montanhosas onde o clima é, ou foi, suficientemente frio para permitir a formação de glaciares abaixo do nível atual do mar. (Wikipedia)

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?