Mercado

Wave of Change: o compromisso da Iberostar com o turismo sustentável e com o planeta

Iberostar turismo sustentável
Escrito por Ana Duék

A saúde do oceano, essencial para a vida no planeta, é a inspiração para um programa ambicioso que vem transformando a rede hoteleira Iberostar Hotels & Resorts em referência mundial e inspiração para o turismo sustentável. O movimento Wave of Change parte dos desafios enfrentados atualmente pelos oceanos para trazer soluções e práticas responsáveis que vão bem além dos mares.

“O oceano é um recurso essencial para o turismo: é nossa responsabilidade protegê-lo”, diz o site do projeto. De fato, o turismo representa cerca de 40% da chamada Economia Azul. Mas, além de depender dos mares, o turismo também pode gerar enormes impactos para o ambiente marinho e os destinos costeiros.

Wave of Change Iberostar

Foto: Iberostar Hotels & Resorts

Para enfrentar as ameaças globais sofridas pelos oceanos, incluindo a poluição plástica, as mudanças climáticas e a sobrepesca, a Iberostar anunciou, através do Wave of Change (em português “Onda de Mudança”) uma série de compromissos e metas. Eles estão baseados em três pilares principais: promover a economia circular, incentivar o consumo responsável de frutos do mar e melhorar a saúde das zonas costeiras. A partir destes propósitos, a rede Iberostar vem desenvolvendo uma série de ações práticas desde que o programa foi lançado, em 2018.

Com mais de 120 propriedades em 34 países, a Iberostar é reconhecida pelos seus serviços de excelência e agora quer também ser lembrada como uma rede hoteleira focada no turismo sustentável, com um modelo de negócios 100% familiar e sólido. As ações, que começaram nos hotéis da Espanha, hoje já alcançam o mundo. A primeira meta – a eliminação dos plásticos de uso único em todas as operações e em todos os hotéis – já foi alcançada. Agora, o Wave of Change navega para os próximos passos: ter 100% dos hotéis com zero resíduos até 2025 e operações carbono neutro até 2030.

Iberostar turismo responsável

Foto: Iberostar Hotels & Resorts

Wave of Change e a economia circular no turismo

Um dos fortes aspectos do programa foi entender que, embora desafiador, o trabalho com uma economia circular é a solução para a complexa questão do lixo e deveria ser o caminho para toda a hotelaria. Com um roteiro detalhado para a economia circular, a Iberostar alcança todos os aspectos da sua operação, promovendo ações que envolvem a gestão e reutilização da água, uso de energias renováveis, gestão consciente do resíduo e reaproveitamento e reciclagem de materiais nos mais diversos itens – dos uniformes dos colaboradores feitos de resíduos plásticos aos sacos compostáveis de fécula de batata usados nos banheiros.

Criatividade não falta para alcançar a meta de não gerar nenhum lixo em seus hotéis até 2025. Tudo será reaproveitado, reciclado ou até evitado. O conforto dos hóspedes e a qualidade dos serviços não mudarão em nada. Além disso, a rede está comprometida em compensar suas emissões de carbono de forma inteligente: através de soluções baseadas na natureza que incluem a regeneração de ecossistemas marinhos.

Iberostar turismo sustentável

Foto: Iberostar Hotels & Resorts

Incentivando o consumo responsável de pescados

A sobrepesca, a pesca fantasma de animais e os resíduos de redes são importantes ameaças à biodiversidade marinha. Todos eles são resultados de ações irresponsáveis, normalmente de grandes empresas pesqueiras, e que culminam na nossa responsabilidade sobre escolhas e o que estamos consumindo. A Iberostar quer valorizar a pesca consciente, o pescador artesanal local e as empresas certificadas, tendo a certeza de que, até 2025, 100% do seu fornecimento de peixes e frutos do mar será oriundo de práticas responsáveis, que não desequilibram o ambiente marinho.

Iberostar Hotels & Resorts

Foto: Iberostar Hotels & Resorts

Regenerando ecossistemas costeiros

Grande parte dos destinos onde a Iberostar tem hotéis está próxima à costa e ao oceano. Neste sentido, a empresa decidiu também se comprometer com a conservação e regeneração dos ecossistemas que fazem parte destes destinos. Eles envolvem os corais, os manguezais e as “camas” de algas marinhas, maiores produtoras de oxigênio do planeta. As ações também consideram a inclusão social e distribuição equitativa dos benefícios.

O grande destaque entre as iniciativas fica com o Programa de Restauração de Corais, que já desenvolveu dois berçários de corais na República Dominicana e um no México, além de um laboratório de corais. Para a Iberostar, agir pela saúde costeira envolve também disseminar a conscientização, incentivar a pesquisa científica e promover a resiliência climática, ambiental, econômica e social no destino.

Impactando pessoas

Para a Iberostar, o Wave of Change e o turismo responsável também são sobre pessoas. Por trás de todas as iniciativas está a determinação e o entusiasmo da vice-presidente e diretora de sustentabilidade, Gloria Fluxa, também filha do dono, Miguel Fluxa. Outras milhares de pessoas estão envolvidas no mundo todo e a rede garante: “as pessoas estão no coração do Wave of Change e compartilham a visão e os valores da nossa comunidade”. Antes mesmo do lançamento do programa, a companhia já era responsável pela Iberostar Foundation, que lidera e apoia diversas ações focadas em pessoas, na educação e na inovação social. A Fundação também faz parte da estratégia de turismo responsável do grupo e garante a inclusão e geração de impactos positivos para os moradores dos destinos onde a Iberostar opera.

Foto: Iberostar Hotels & Resorts

Conheça os compromissos de longo prazo da Iberostar e do Wave of Change com o turismo sustentável:

  1. Economia circular: lixo zero e carbono neutro: As operações da Iberostar já extinguiram completamente os plásticos de uso único, e estarão livres de resíduos até 2025 e neutras em carbono até 2030.
  1. Consumo responsável de frutos do mar: Até 2025, a rede se compromete a obter 100% de seus frutos do mar a partir da pesca consciente, que considera sustentabilidade, equidade social e viabilidade econômica, garantindo a inclusão de pequenos pescadores e combatendo a sobrepesca.
  1. Regeneração e desenvolvimento sustentável dos ecossistemas e destinos: Até 2030, todos os ecossistemas próximos às propriedades Iberostar terão sua saúde ecológica regenerada juntamente com o desenvolvimento de um turismo economicamente sustentável para o destino.
  1. Inspiração e conscientização: O Wave of Change será reconhecido por 90% dos clientes que se hospedam nos hotéis Iberostar até 2023 e um dos principais motivadores da escolha de 60% dos clientes até 2025.
  1. Certificação: Uma certificação própria desenvolvida pela Iberostar ou certificações de parceiros verificados para turismo responsável serão adotadas pelo dobro do número de hotéis que a Iberostar administra, até 2030.

Como participar do Wave of Change ou Onda de Mudança:

Envolver hóspedes e viajantes do mundo todo com o turismo sustentável também é um importante objetivo do movimento Wave of Change. Para incentivar que a nossa “onda de mudanças” comece já em casa, o projeto oferece uma série de informações online, incluindo um Guia do dia-a-dia para a economia circular e um painel de discussões sobre pescados e frutos do mar responsáveis.

Você também pode participar buscando uma iniciativa perto de você! Se tiver interesse em se envolver, apoiar ou visitar, é só escrever para a Iberostar. Passar férias em um dos hotéis da rede também é uma ótima forma de se engajar com o Wave of Change. E, finalmente, você pode baixar imagens no site ou usar as suas próprias imagens nas redes sociais com a #waveofchange.

https://www.instagram.com/waveofchange/
https://twitter.com/waveofchange/
https://waveofchange.com/pt-pt/

Publipost

 

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🚣 TOURS E PASSEIOS: Get Your Guide

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?