Mercado

Vencedores do Desafio de Inovações em Turismo Sustentável serão divulgados em evento online

Foto: Viajar Verde
Escrito por Ana Duék

Os vencedores do Desafio de Inovações em Turismo Sustentável serão conhecidos no próximo dia 4 de dezembro, às 16h, no Facebook da Ashoka Brasil e no Facebook da CTG Brasil, quando acontece o evento de premiação final da iniciativa realizada pelas duas organizações. Na ocasião, serão anunciadas as três iniciativas que receberão o prêmio de R$ 100 mil, destinado a cada uma das vencedoras. O evento também será palco do lançamento do Mapeamento de Inovações em Turismo Sustentável, um trabalho cuidadoso que reúne experiências e aponta tendências e perspectivas para o setor de turismo no Brasil.

O encontro vai também celebrar o envolvimento de todas as 197 iniciativas que participaram e contribuíram com a construção do Trilhando a Transformação – lançado nacionalmente no dia 30 de junho de 2020 pela Ashoka Brasil e CTG Brasil. Eles reúnem um panorama diverso de incríveis projetos que promovem um turismo mais responsável e sustentável em todo o país.

Vencedores do Desafio de Inovações em Turismo Sustentável

Desafio de Inovações em Turismo Sustentável

Além do prêmio em dinheiro, os vencedores do Desafio participarão de um processo de aceleração em 2021 e serão contemplados com atividades de mentoria e assessoria em gestão financeira para a aplicação dos recursos recebidos. Serão produzidos, ainda, conteúdos audiovisuais destinados a apresentar e divulgar as propostas. Por fim, o projeto prevê a ativação de uma rede de empreendedores sociais e comunidades capazes de dialogar e construir soluções conjuntas para o futuro do setor.

Os três vencedores do Desafio de Inovações em Turismo Sustentável passarão pelo crivo de um júri composto por especialistas e pela equipe do Trilhando a Transformação. Elas serão destacadas a partir das 10 inovações finalistas, que foram definidas no final de outubro.

Participação e Diversidade

Na primeira fase do Desafio, encerrada em agosto, inscreveram-se 197 iniciativas de todo o Brasil. Do total, os projetos relacionados a comunidades de baixa renda foram destaque, com 66,2% das inscrições, seguidos por iniciativas ligadas a comunidades rurais, responsáveis por 65,1%. Outros temas relevantes abordados pelos proponentes foram comunidades periféricas (41,8%), indígenas (37,2%), negras (36,6%) e quilombolas (34,3%), além de minorias étnicas (34,3%), pessoas com deficiência (21,5%), LGBTQIA+ e comunidades tradicionais. Cada iniciativa podia afirmar mais de um desses aspectos presentes em sua proposta.

A distribuição regional das propostas ficou em 53% do Sudeste, 17% do Nordeste, 14% do Centro-Oeste, 8% do Norte e 8% do Sul. Entre os proponentes, 45,3% das iniciativas foram apresentadas por pessoas do gênero feminino, 54% do gênero masculino e 1 projeto teve a proposição assinalada como “não binário” nesse aspecto.

Rafael Murta Reis, diretor de Comunidade Transformadora da Ashoka, destaca a potência dessa participação e diversidade: “Reunimos iniciativas das mais diversas regiões do país, inovadoras, inspiradoras e representativas”, comenta. “As propostas trouxeram de formas muito diversas e complementares seus olhares e contribuições a respeito do turismo sustentável”. O diretor da Ashoka explica que as iniciativas apresentaram, com distintas ênfases, suas contribuições às quatro áreas fundamentais do turismo sustentável: a social, a cultural, a ambiental e a econômica. Além disso, “são iniciativas com forte protagonismo das comunidades e relação com a promoção do desenvolvimento local e da transformação social”, finaliza.

A diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil, Salete Hora, afirma que é grande a expectativa para conhecer as três iniciativas premiadas. “Nosso objetivo é repensar o turismo no Brasil, a fim de torná-lo mais sustentável, contribuindo com o desenvolvimento do país. Nesse momento de pandemia, esse tema se torna ainda mais relevante. Esperamos que os três finalistas sejam protagonistas da retomada econômica em suas comunidades, promovendo a equidade social, preservação ambiental e diversidade cultural”, destaca a executiva.

Quem são os 10 finalistas?

(Você pode conhecer melhor cada um dos finalistas no site do desafio)

Registrados a seguir*, os projetos finalistas refletem a diversidade presente e buscada no Desafio de Inovações em Turismo Sustentável desde sua concepção, com projetos relacionados a comunidades rurais e urbanas, periféricas, indígenas e com importantes recortes de gênero, raciais e regionais:

– A Diaspora.Black (SP),
– Acolhida na Colônia: espaço de vida e encontros! (SC),
– Brazilidade – Cultura e Identidade da Favela (RJ),
– Gralha Azul – Turismo e Aventura (PR),
– Poranduba Amazônia – Turismo Sustentável de Base Comunitária no baixo Rio Negro (AM),
– Pousada Flutuante Uacari – Um desafio pioneiro, referência mundial em Ecoturismo de Base Comunitária (AM),
– Rede BATUC – Turismo Comunitário da Bahia em Movimento (BA),
– Rota da Liberdade (SP),
– Turismo CO2 Legal – Guardiões do Clima (BA),
– Turismo sustentável como vetor de conservação ambiental e inclusão socioeconômica (MT).
*(em ordem alfabética)

Mapeamento e Inovação

Um dos momentos mais relevantes do evento do dia 4/12 será a apresentação do Mapeamento de Tendências de Inovação Social para o Turismo Sustentável. A publicação sistematiza o conhecimento de especialistas e empreendedores sociais no campo do turismo, além de destacar o trabalho dos semifinalistas e finalistas do desafio na composição da pesquisa. Um dos objetivos da publicação é favorecer a replicabilidade e escalabilidade de soluções para todo o território brasileiro.

Mais informações em: https://www.ashoka.org/pt-br/parceriaturismosustentavel

Estamos na torcida!!! E você? 👏😍

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?