Viajante Responsável Mercado

Turismo CO₂ Legal e os destinos Guardiões do Clima

Guardiões do Clima
Foto: Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima
Escrito por Ana Duék

Como o turismo pode gerar recursos para financiar ações socioambientais nos destinos

Em 2008, quando as questões climáticas já estavam sendo discutidas mundialmente, mas ainda eram pouco correlacionadas ao turismo, o grupo por trás da ONG Mecenas da Vida, localizada em Ilhéus, na Bahia, teve uma ideia visionária: reverter os impactos climáticos das viagens, transformando-as em fonte de geração de renda e conscientização para a preservação, restauração e inclusão social nos destinos. Desde então, o Turismo CO₂ Legal Guardiões do Clima, desenvolvido na região da APA Itacaré/Serra Grande, no sul da Bahia, se tornou o primeiro programa no Brasil a abordar a questão da compensação de emissões na cadeia produtiva do turismo.

Diferentemente da grande maioria dos programas de compensação de emissões de gases de efeito estufa, que apenas plantam árvores, o Turismo CO₂ traz uma proposta inovadora, que cria um ciclo de impactos ambientais e sociais positivos, envolvendo moradores, viajantes e o setor de turismo do destino. O objetivo, segundo o engenheiro florestal Salvador Ribeiro, um dos idealizadores do programa, é “trazer o turismo para ser protagonista no enfrentamento das questões climáticas no Brasil e, ao mesmo tempo, criar condições para destinos mais preservados e para a inclusão de comunidades rurais e populações tradicionais na conservação ambiental”. Salvador foi meu entrevistado no quinto episódio do Podcast do Desafio de Inovações em Turismo Sustentável.

Leia mais sobre outro vencedor do Desafio de Inovações em Turismo Sustentável: Conheça a Rede BATUC – Turismo Comunitário da Bahia em Movimento
Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima

Foto: Turismo CO₂ Legal Guardiões do Clima

Depois de uma extensa caminhada e com a adesão de novos parceiros, o Turismo CO₂ Legal se prepara agora para lançar uma rede, que vai atuar em conjunto para replicar o programa para outros destinos do Brasil. Como um dos três vencedores do Desafio de Inovações em Turismo Sustentável, realizado pela CTG Brasil e Ashoka Brasil em 2020, o projeto passou recentemente por uma fase de reavaliação e mentorias e se fortaleceu para ganhar o país. “Nosso objetivo é ajudar a construir destinos turísticos Guardiões do Clima, que serão lugares onde todo mundo que está presente no território atua de forma sinérgica pela restauração, conservação, inclusão socioeconômica e soluções para as questões climáticas”, explica Salvador Ribeiro.

Como funciona o Turismo CO₂ Legal Guardiões do Clima e quem pode fazer parte?

Hotéis, restaurantes e estabelecimentos de turismo parceiros do programa compensam suas emissões de carbono através do pagamento de uma taxa pré-estabelecida e recebem o selo Turismo CO₂ Legal. Os valores são calculados pelos agentes do programa, que visitam os empreendimentos, esclarecendo sobre impactos ambientais e conscientizando sobre a importância da tomada de responsabilidade. Todo o dinheiro captado com as taxas é direcionado para pequenos produtores rurais e populações tradicionais locais, na forma de Pagamentos por Serviços Ambientais.

Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima

Parceiro do programa | Foto: Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima

Ao aceitar fazer parte do programa e receber o pagamento mensal, as famílias assumem compromissos com a conservação e regeneração da floresta. Entre os compromissos estão: não desmatar áreas florestais, fazer a restauração de suas terras e plantios através do sistema agroflorestal, não caçar animais silvestres, manter filhos em idade escolar na escola e participar das capacitações para produção agroecológica e mutirões de trabalho.

“Desta forma, a compensação voluntária passa a sustentar diversas ações de conservação ambiental e insere as famílias na cadeia produtiva do turismo através da produção agroecológica e orgânica participativa. Podemos transformar o agricultor, que era um agente da degradação, em um guardião da natureza e do clima. Esta é uma forma de democratizar a conservação”, destaca Salvador.

Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima

Mutirão de restauração em área degradada | Foto: Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima

Turistas também participam!

Viajantes também estão mais que convidados a fazer parte do programa, compensando as emissões das suas viagens. A taxa é calculada através de uma média ponderada do perfil dos visitantes no destino e também é direcionada para as comunidades locais. Os turistas podem fazer a compensação na pousada, onde receberão um cartão de vantagens que dá descontos de 5% na rede de parceiros, incluindo, restaurantes, lojas, locadoras, passeios, etc. “O valor da taxa é pequeno e facilmente recompensado com os descontos. Os viajantes vão perceber que, com uma pequena ação, podem ajudar a fazer a diferença”, diz o engenheiro florestal.

De acordo com Salvador, a participação dos viajantes responsáveis é essencial para que o programa se multiplique e envolva cada vez mais famílias, uma vez que o número de estabelecimentos é limitado.

Portanto, ao viajar para Itacaré e região, não deixe de perguntar se a sua pousada é parceira do programa! E fique de olho para os novos destinos que também vão abraçar o Turismo CO₂ Legal.
Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima

Salvador Ribeiro no relançamento do Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima

A Rede Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima

A Rede será lançada oficialmente no dia 27 de setembro de 2022 (Dia Mundial do Turismo). Ela vai reunir parceiros apoiadores, instituições e ONGs parceiras executoras, parceiros locais e parceiros independentes. Desta forma, qualquer indivíduo ou estabelecimento, em qualquer lugar do Brasil, pode participar do programa, mesmo que ele ainda não esteja disponível no seu destino. Com o apoio do poder público local e das instituições, o Turismo CO₂ Legal pretende se multiplicar pelo país.

“O brasileiro, comparado com outros países como os da Europa, ainda tem pouca consciência da responsabilidade socioambiental que precisa assumir com o destino que visita. A partir do momento em que o viajante está num destino com essas práticas, ele passa a refletir sobre suas próprias ações”, acredita Salvador.

Para acompanhar as informações sobre o lançamento da Rede Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima, siga o Instagram do projeto.
Mais informações estão no site http://www.co2legal.org.br/turismo/

Essa publicação faz parte do projeto Trilhando a Transformação: Desafio de Inovações em Turismo Sustentável, realizado pela CTG Brasil e Ashoka Brasil

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🚣 TOURS E PASSEIOS: Get Your Guide

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?