O Turismo Rural é aquele que valoriza as atividades do campo. Ele vai além de uma hospedagem em um hotel fazenda, levando o viajante a conectar-se com agricultores, artesãos, pequenos produtores, animais e paisagens da região. Hoje vou te contar o que é Turismo Rural e como visitar destinos com essa proposta no Brasil.
O que é Turismo Rural?
O Turismo Rural tem um grande potencial de desenvolvimento econômico no Brasil. Essa é uma importante modalidade para a valorização das áreas rurais, ajudando os agricultores a terem renda além do uso da terra, através da venda direta dos seus produtos e outras atrações turísticas, como visitação e hospedagem.
Apesar de, há mais de 30 anos, essa modalidade de viagem fazer parte do roteiro de famílias que buscam diversão perto de casa, agora ela está ganhando novos adeptos, como casais, trabalhadores em home office, ou pessoas que querem viajar para lugares mais isolados e próximos à natureza.
A pandemia de COVID-19 sem dúvidas impulsionou essa atividade. Marco Sobrinho, Área Manager da Booking.com, conta que houve um aumento de pessoas querendo descobrir destinos ao seu redor, dando visibilidade para as áreas rurais próximas das cidades. Os viajantes percebem que o Brasil tem muito para oferecer e podem achar excelentes opções menos conhecidas e mais baratas perto de casa.
Turismo rural é sustentável?
Geralmente, a primeira imagem que nos vem à cabeça, ao falarmos dessa forma de viajar, é uma fazendinha cheia de animais e comida caipira. Mas, apesar de ser uma atividade de natureza, é importante sabermos que nem sempre o turismo rural é sustentável e responsável – isso vai depender muito das práticas dentro daquela atração.
O anfitrião e o turista devem levar em consideração que algumas práticas no campo precisam mudar para tornar o destino mais sustentável. Hoje, muitas ferramentas podem ser usadas com esse fim, sem alterar a produtividade e qualidade do serviço, como:
- Forma de cultivo de plantas e produção de animais – orgânico, permacultura, agrofloresta e uso de alimentos não convencionais;
- Manejo de resíduos – diminuir lixo inorgânico, realizar reciclagem e compostagem, ter banheiro seco e fazer tratamento interno de esgoto;
- Escolha de produtos naturais – produtos de limpeza, amenities, e os que estão disponíveis na loja do hotel ou pousada, como repelentes e protetores solares, podem ser biodegradáveis ou 100% naturais;
- Estrutura da atração – bioconstrução, sistema elétrico abastecido por fontes renováveis, entrada natural de ar, entre outros;
- Responsabilidade social – a relação transparente e justa com os colaboradores, diversidade da equipe, cuidado com os moradores locais.
Essas são apenas algumas das iniciativas possíveis, e mostram que ainda existem muitos aspectos que precisamos desenvolver para oferecer destinos e atrativos mais responsáveis para os viajantes. Buscar informação e associar-se em redes de apoio ajuda o empreendedor e também facilita a busca do turista.
Um exemplo pioneiro no setor é a rede Turismo Rural Consciente (TRC). Andreia Roque, co-fundadora da TRC e porta-voz do Instituto Brasil Rural diz que “a Rede Turismo Rural Consciente visa melhor compreender os impactos diretos e indiretos da pandemia (declarada em 11 de março pela OMS), e debater políticas públicas voltadas para preservar a viabilidade do Turismo Rural, que, por sua própria natureza, deve ser uma atividade sustentável, ambientalmente responsável, economicamente viável e socialmente justa”.
O projeto, além de se dedicar a apoiar o desenvolvimento dos empreendedores associados, busca também a conscientização em relação à pandemia. Através do programa “Ninguém fica para trás”, eles investem na recuperação da confiança do turista ao realizar viagens, auxiliando os empreendimentos signatários deste coletivo a adotar atitudes de prevenção contra a COVID-19 estabelecidas pelas autoridades, estendendo os cuidados aos trabalhadores, parceiros e visitantes.
Dicas para viajar no Brasil praticando Turismo Rural:
O Brasil é um lugar maravilhoso para praticar turismo rural. Você encontrará facilmente opções perto de você, e o mais importante é entender que estilo de experiência você quer: se é relaxar e aproveitar a estrutura do lugar, ou se quer alguma opção ou experiência em que pode colocar a mão na massa, participando, por exemplo, de colheitas e outras atividades.
No site da Turismo Rural Consciente existem várias opções interessantes de atrativos, incluindo hotéis, fazendas, agências para fazer passeios e restaurantes. Outra ótima fonte de indicações de experiências de Turismo Rural é a conhecida Acolhida na Colônia, uma associação de pequenos agricultores fundada em 1999 com o objetivo de valorizar a agricultura familiar e preservar a cultura local através do turismo.
Deixarei aqui também algumas ideias de passeios que podem te inspirar:
– Viagens bate-e-volta: uma ótima ideia é buscar, perto da sua cidade, festivais que acontecem nos locais mais interioranos. Festa das flores, do morango, colha e pague, ou restaurantes que usam alimentos produzidos localmente são excelentes opções.
– Volunturismo: nesse estilo de viagem é muito comum encontrar sítios agroecológicos que aceitam voluntários que querem ajudar e aprender. É uma forma incrível de, não apenas viajar, mas de ter trocas profundas e receber muito conhecimento sobre sustentabilidade, vivenciando de perto a vida no campo.
– Hotel fazenda ou ecolodges: neste estilo de hotel há uma grande possibilidade de haver atividades rurais e produção local para o consumo. No Brasil existem opções excelentes com propostas sustentáveis. Eles são uma ótima forma de unir o relaxamento com atividades mais ativas, como praticar esportes de aventura.
– Cursos e imersões: as culturas tradicionais brasileiras estão cheias de conhecimento para compartilhar. Busque lugares em que você possa aproveitar para fazer cursos e trazer o conhecimento para casa. Existem opções fantásticas para aprender sobre sustentabilidade, alimentação e até sobre plantas medicinais.
Cuidados necessários ao praticar o Turismo Rural:
- Levar produtos pessoais mais naturais possíveis: por exemplo, o repelente, protetor solar e a pasta de dente, evitando assim a contaminação das águas no local.
- Estar atento aos cuidados que os animais recebem. Lembrando que o contato com os bichos deve ser feito com muita responsabilidade, e, quanto mais selvagens eles são, menos interação física devemos ter.
- Cuidar do lixo que você produz, já que em muitas regiões afastadas não há estrutura para o tratamento correto dos resíduos. Tudo o que você levar, procure trazer de volta.
Acompanhe nosso blog para conhecer mais formas de viajar com responsabilidade, aproveitando o que há de melhor para ver neste mundo!
+ Mais: