Viajante Responsável

Para 50% dos viajantes as viagens sustentáveis custam mais caro

viagens sustentáveis Booking.com
Escrito por Ana Duék

Embora estejam cada vez mais conscientes, os viajantes ainda encontram barreiras para fazerem viagens mais sustentáveis. A principal delas pode ser o preço. De acordo com o Relatório de Viagens Sustentáveis da Booking.com 2023, agora em sua oitava edição, a incerteza e a crise econômica mundial têm levado os viajantes mais conscientes ao grande dilema entre fazer escolhas mais sustentáveis ou cortar custos. A pesquisa, que reuniu insights de mais de 33.000 viajantes em 35 países e territórios, identificou que 49% deles acreditam que opções de viagens sustentáveis custam mais caro (um aumento de 11% em relação a 2022) e, consequentemente, podem ser levar a situações onde o preço é prioridade.

Mais de três quartos (76%) dos viajantes mundiais dizem que querem viajar de forma mais sustentável nos próximos 12 meses e a mesma quantidade acha que a crise global de energia e o aumento do custo de vida estão afetando seu planejamento de gastos. Para alguns viajantes, as duas questões são mutuamente exclusivas. Por isso, 47% dos respondentes dizem que gostariam de receber dicas sobre como viajar de forma mais sustentável e econômica.

Viajantes buscam recompensas por escolhas sustentáveis

Uma forma de convencer os viajantes que estão nesse dilema podem ser os benefícios e recompensas oferecidos pelas empresas. Quase metade (49%) dos viajantes disse que prioriza opções sustentáveis que ofereçam descontos e incentivos (um aumento de 12% em relação a 2022), enquanto 42% se sentiriam motivados a viajar de maneira mais sustentável com pontos de recompensa que poderiam ser usados para vantagens em plataformas e sites de reservas de viagens online.

44% dos viajantes não sabem onde encontrar opções de viagens sustentáveis

O Relatório de Viagens Sustentáveis da Booking.com revela ainda que as notícias continuam a ser um fator chave de influência sobre o turismo sustentável. 43% dos viajantes globais dizem que entendem sobre a sustentabilidade, com as notícias e mídias sociais sendo as principais fontes de aprendizado sobre o assunto. 53% afirmam também que foram influenciados a fazer escolhas de viagem mais sustentáveis a partir das notícias recentes sobre mudanças climáticas.

No entanto, ainda que estejamos falando cada vez mais sobre o turismo responsável, 44% dos viajantes não sabem onde encontrar informações neste sentido. Mais da metade (51%) acreditam que não há opções de viagens sustentáveis suficientes; 40% não sabem como ou onde encontrar passeios e atividades que garantem retorno à comunidade local; e 74% desejam que as empresas de viagens ofereçam mais opções de viagens conscientes. Em 2022, este número era de 66%. Ou seja: empresas e destinos que ainda não comunicam suas práticas de sustentabilidade precisam de uma estratégia urgente para comunicá-las e quem já o faz precisa intensificar esta comunicação. De acordo com o relatório do ano passado, 56% dos viajantes admitiram que não procuravam ativamente sobre os esforços de sustentabilidade de um hotel, mas, se essa informação estiver facilmente acessível, eles certamente considerariam.

Enquanto evoluem na conscientização, 65% dos viajantes sentiriam mais confiança em se hospedar em uma acomodação se eles soubessem que ela tem uma certificação ou selo de sustentabilidade; 69% estão interessados em saber mais sobre por que opções específicas são reconhecidas como mais sustentáveis; mas 39% não confiam em empresas rotuladas como mais sustentáveis.

viagens sustentáveis Booking.com

Comportamento sustentável evolui através de pequenas mudanças no dia a dia e nas viagens

Os oito anos do Relatório nos ajudam a identificar que o comportamento do viajante em relação à sustentabilidade no turismo veio evoluindo gradualmente, com cada vez mais pessoas dispostas a fazerem viagens melhores para o planeta. Na pesquisa deste ano, 80% dos viajantes confirmaram que viajar de forma mais sustentável é importante para eles; 75% disseram que buscam experiências autênticas que sejam representativas da cultura local e 59% estão mais determinados a fazer escolhas mais sustentáveis agora do que em sua última viagem. O relatório identificou também que as mudanças de comportamento dos viajantes estão alinhadas com mudanças práticas no dia a dia. As pessoas estão adotando pequenos passos práticos em suas vidas diárias e levando essas transformações para as viagens. Por exemplo, 58% disseram que carregam sua garrafinha de água reutilizável quando estão em casa e 55% fazem o mesmo durante as viagens.

Relatório Booking.com de Viagens Sustentáveis 2023

Pequenos passos para o turismo regenerativo

Ainda de acordo com o relatório, os viajantes estão começando a adotar comportamentos no sentido da regeneração e dos impactos positivos, com dois terços (66%) querendo deixar os lugares que visitam melhores do que quando chegaram. Esta intenção (assim como as outras) varia de país para país com os viajantes do Quênia sendo os mais comprometidos (85%) e os da Holanda os menos (41%).

Os viajantes também estão refletindo sobre o que consideram serem formas mais sustentáveis de se viajar. 65% consideram que envolve proteger o ambiente natural; 55% acreditam que viagens mais responsáveis incluem preservar a vida silvestre; e 43% apostam em atividades e passeios que impulsionam a economia local. 69% dos entrevistados também disseram que fazem questão que o dinheiro gasto durante a viagem vá direto para a comunidade local.

Relatório Booking.com de Viagens Sustentáveis 2023Sempre gosto de lembrar que os números de pesquisas de intenção em relação a questões éticas são relativos e é importante pensarmos que estes valores não necessariamente representam resultados práticos. Em todo caso, o Relatório Booking.com de Viagens Sustentáveis é uma das principais pesquisas que temos sobre a relação dos viajantes com o turismo responsável e é uma ótima ferramenta e termômetro para refletirmos sobre o presente e futuro do turismo e o que ainda precisamos transformar.

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

🚣 TOURS E PASSEIOS: Viator

🎒Malas, mochilas e equipamentos de viagem: Amazon

 

 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?