Marketing de Turismo Sustentável

Como comunicar o Turismo Sustentável no site da empresa?

comunicar o turismo sustentável
Escrito por Ana Duék

Quando comecei a estudar o marketing sustentável para turismo, em 2015, pouquíssimas pessoas no Brasil sabiam de fato o que era turismo sustentável. Entendi que ainda era momento de começar a sensibilizar e conscientizar viajantes e a melhor estratégia seria “camuflar” a palavra SUSTENTABILIDADE, que, até hoje, desperta julgamentos e desconfianças.

Inspirada por teorias e pesquisas internacionais, como as do professor Xavier Font (University of Surrey), defendia sempre que jargões técnicos, listas de boas práticas e políticas de sustentabilidade poderiam funcionar para parceiros, investidores, governo – mas nunca para viajantes! Nessa época, alguns sites (principalmente de hotéis) já contavam com uma área dedicada à sustentabilidade e acredito que pouquíssimos turistas se interessavam em ler essas páginas.

Seis anos depois, muita coisa mudou, e as viagens melhores para o planeta já são realidade, senão ainda nas atitudes, nas intenções de muita gente. De acordo com o Relatório Booking.com de Viagens Sustentáveis 2019, 92% dos brasileiros pretendem se hospedar ao menos uma vez em uma acomodação verde ou ecologicamente correta, mas 37% não sabem como tornar suas viagens mais sustentáveis. Eu mesma, como viajante consciente, procuro logo pelas práticas de sustentabilidade e responsabilidade social ao visitar o site de um hotel, pousada ou albergue, bem como o de uma agência ou operadora. A verdade é que ainda falta informação transparente e muitas empresas e destinos têm dúvidas de como se posicionar dentro da sustentabilidade.

Minha defesa anterior, de que os cuidados com as pessoas e com o planeta deveriam estar inseridos ao longo de todas as páginas do site de uma forma orgânica, continua valendo mais do que nunca. É importante mostrar que a sustentabilidade é inerente aos princípios e à cultura da empresa e está considerada em todos os aspectos, não apenas como práticas isoladas.Mas agora, mais do que nunca, acho importante que esse olhar responsável esteja também destacado. Viajantes que já são “convertidos”, em busca de iniciativas conscientes, vão procurar por informações objetivas que legitimem um hotel, operadora, destino ou companhia aérea como realmente preocupado com a sustentabilidade.

E, se a sua empresa é realmente responsável, não há nada de errado em comunicar e promover o que ela faz. Muito pelo contrário: além da comunicação ser um serviço ao consumidor, é também inspiração para que outros negócios também se mobilizem.

Deixo aqui algumas ideias de como você pode destacar suas boas práticas no site da sua empresa ou destino:

1. Informação e transparência:

Sempre digo que informação responsável é o primeiro passo para a sustentabilidade. Se você se compromete com seu público a oferecer informações verdadeiras, transparentes e conscientes, já está no caminho certo! Viajantes que não conhecem o destino precisam muito de informações e você é responsável por transmiti-las da forma mais adequada e real possível. Além de informar, seu conteúdo pode ajudar a influenciar o comportamento consciente do turista e a valorizar a cultura local. Incentivar visitações em épocas inadequadas, por exemplo, não condiz com uma empresa sustentável.

Que tal disponibilizar um guia com informações completas sobre o destino? Ou um e-book sobre como viajar de forma responsável? Se você atua com nichos específicos (observação de vida silvestre, caminhadas, cicloturismo, sol e praia) pode direcionar seu guia para esses temas. Use seu blog e sua newsletter para falar sobre o assunto ou dedique uma página para responder perguntas frequentes.

Inspire-se:
I Amsterdam
Germany Travel
2. Página em destaque:

Dedique uma página específica para falar sobre sua abordagem da sustentabilidade e reunir todas suas iniciativas. Coloque na home do site com um nome objetivo, que chame a atenção para o que você diz ali: sustentabilidade, responsabilidade, propósito, impacto. Ainda que muita gente não leia em detalhes, esta é uma forma de fidelizar os viajantes que procuram ativamente por empresas sustentáveis.

3. Quem somos:

Deixe claras suas preocupações e cuidados com as pessoas e o planeta na apresentação da sua empresa. Assuma-se como uma empresa responsável na sua missão e visão. Se você realmente trabalha por um mundo melhor, não tenha medo de declarar isso! Mas lembre-se: não vale falar e fazer o contrário. Em algum momento você será desmascarado e o problema será muito maior.

Inspire-se: Sapa Pana Travel
4. Manifesto:

Escrever um pequeno manifesto ou posicionamento sobre como você e sua empresa pensam é uma forma leve, divertida e envolvente de se comunicar com clientes e parceiros. Os manifestos podem ser escritos de forma menos técnica e mais humana. Podem vir até em vídeo!

Inspire-se:
Habitas
– Ronco do Bugio
Earth Changers
5. Prêmios, certificações e afiliações:

Se sua empresa ou destino são realmente responsáveis, é bem interessante que você corra atrás de prêmios e afiliações que vão legitimar isso. Se você for membro de alguma associação ou já tiver prêmios e certificações que validam suas práticas, não deixe de listá-los em seu site.

6. Relatório de sustentabilidade:

Medir os impactos da sua empresa é essencial para comprovar o que você está fazendo e ter a certeza de que está no caminho certo. Mas, sem dúvidas, não é tarefa fácil. Empresas ainda pequenas têm mais dificuldade de tempo e recursos para fazer um Relatório de Sustentabilidade. Mas que tal começar por um paper mais simples? Deixe-o disponível no site de uma forma visualmente atrativa. Essa é uma ferramenta que interessa menos aos viajantes e mais aos parceiros e investidores. Mas, só de ver que você tem um relatório de sustentabilidade publicado, entendemos que o mínimo de responsabilidade a sua empresa já tem!

+ Gostou das ideias? Que estratégias você usa no seu site? 🙂

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Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?