Madurai é daquelas cidades para quem quer ver e viver a Índia em sua essência. Conhecida como a ‘Atenas do leste’, Madurai é uma das mais antigas cidades da Índia e guarda 2.500 anos de história. Apesar de Chennai ser a capital do estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, Madurai é conhecida como sua capital cultural. Milhares de peregrinos e turistas visitam a cidade todos os anos, atraídos principalmente pelas grandes festas religiosas e pelo imponente Meenakshi Amman Temple, dedicado à deusa Meenakshi e a seu consorte, o lorde Shiva.
Mas, além do incrível templo, Madurai reúne diversos outros atrativos históricos, culturais e até gastronômicos, que merecem sua visita! Passear por lá é sentir de perto a verdadeira cultura hindu, ouvir histórias e lendas de muitos séculos e diferentes dinastias e ser recebido com afeto pelo povo Tamil.
Não é à toa que o estado de Tamil Nadu é o que mais recebe visitantes nacionais por ano (em 2017 foram 20.9% dos viajantes indianos, enquanto Uttar Pradesh, o estado onde fica o Taj Mahal, recebeu 14.2%) e o segundo em número de visitantes internacionais, depois de Maharashtra, onde fica Mumbai.
Veja minhas sugestões do que fazer e descobrir em Madurai:
1. Walking Tour em Madurai:
A melhor maneira de começar a explorar Madurai é à pé. Pelas ruas que cercam o Meenakshi Amman Temple é possível descobrir diversas construções, mercados, pessoas e símbolos que contam a história de 2.500 anos dessa cidade, que já foi um grande centro de comércio. Fiz o walking tour de 3 horas com a Story Trails e recomendo muito. Além da narrativa deliciosa, que nos deu uma primeira ideia sobre a história mágica da cidade e de seus deuses, fomos acompanhados por uma guia mulher, o que, no meu pequeno entendimento de Índia, é algo raro!
Aprendemos que Madurai foi sendo construída à beira do rio Vaigai e no entorno do templo Meenakshi na forma de uma flor de lótus. Os mitos e histórias são vários e alguns até contraditórios. A guia faz questão de deixar claro que está contando apenas uma versão deles! Governada muito tempo pelos reis Pandia, uma das três antigas dinastias tâmis, Madurai foi uma das cidades que mais prosperou no sul da Índia.
Se você não tiver muito tempo pela cidade, pode optar por um tour de um dia que inclui os principais pontos de Madurai.
2. Templo Meenakshi Amman:
Esse templo incrível, e um dos mais lindos que vi na Índia até agora, é o mais importante dedicado à deusa Meenakshi, um avatar da deusa Parvati, esposa de Shiva, um dos deuses supremos do hinduísmo. Acredita-se que o templo começou a ser construído no século VI ac, mas grande parte do que vemos hoje é resultado de renovações e expansões feitas nos séculos XIV e XVI. Ele recebeu mudanças arquitetônicas a cada novo reinado ou dinastia.
O templo fica localizado no coração de Madurai em uma área que ocupa 5,7 hectares. É cercado por 12 torres altas minuciosamente decoradas, que são chamadas de Gopurams. É importante reservar no mínimo 1 hora e meia para a visita, pois, além do tamanho do templo, a fila para entrada é sempre extensa. Turistas e não-hindus não podem visitar o principal santuário dedicado a Shiva e Meenakshi, mas podemos circular por todo o templo. Não deixe de visitar o Hall of Thousand Pillars, na verdade com 985 pilastras, e observar as incríveis pinturas no chão e teto nos corredores.
Visitas: o Meenakshi Aman Temple abre diariamente, das 5h00 às 12h30 e das 16h às 22h. A entrada é gratuita. Paga-se 50 INR (valor para turistas internacionais) para entrar no museu (opcional).
É proibido entrar no templo com shorts, saias curtas, camisetas decotadas e sem manga. Também é necessário retirar os sapatos para entrar. É proibido tirar foto dentro do templo. Também é proibido entrar com câmeras, tripés, paus-de-selfie, carregadores de bateria, fones de ouvido e outros equipamentos eletrônicos. A fiscalização é bem rígida, então prepare-se! Há um cofre na entrada e você pode deixar seus pertences por lá.
Meenakshi Aman Temple | Foto: Viajar Verde
3. Museu Memorial de Gandhi:
Existem vários museus de Gandhi na Índia, mas este tem um sabor especial. Foi em Madurai, em 1927, que o líder decidiu adotar o Khadi como seu traje oficial, ao ver que era assim que as pessoas comuns se vestiam. O Museu Memorial de Gandhi foi inaugurado em 1959, onze anos após sua morte, e reúne lembranças importantes da sua história, como parte do pano manchado de sangue que Gandhi estava vestindo quando ele foi assassinado em 1948.
Visitas: abre diariamente (exceto sextas) das 10h às 13h e das 14h às 17h45. A entrada é gratuita, mas para entrar com câmera ou fotografar é preciso pagar 50 INR.
4. Cavernas do Jainismo, Yanaimalai:
A cerca de 10 km do centro de Madurai está o complexo Jain Cave Temple, que reúne esculturas em rochas do período jainista dos séculos IX e X ac. As esculturas e desenhos estão esculpidos em duas cavernas que ficam no morro Yanaimalai (morro do elefante). Este é um dos oito locais ao redor de Madurai onde é possível observar artes do jainismo. Além disso, no complexo há um pequeno templo hindu localizado em uma caverna, dedicado ao deus Murugan, e datado do século XVIII ac.
5. Kadambavanam:
Este local é um resort étnico e centro de tradições da cultura Tamil nos arredores da cidade. Além de hospedagem em charmosos chalés e restaurante com comida típica local, eles têm um pequeno santuário, onde celebram cerimônias hindus e um enorme auditório, onde membros da comunidade local são convidados para apresentar suas artes. Tivemos a oportunidade de ver danças e performances musicais, além de aprender um pouquinho como as mulheres fazem artesanato em flores e a pintura do Kolam, arte geométrica feita em giz ou farinha de arroz, desenhada na porta de casas e templos para comemorar datas especiais.
Visitas: www.kadambavanam.in | info@kadambavanam.in
6. Palácio Thirumalai Nayak Mahal:
Construído em 1635 pelo rei Thirumalai Nayak para ser sua residência, esse palácio é uma mistura arquitetônica dos estilos Dravidiano e Rajapute, ambos de antigas civilizações da Índia, e também do estilo islâmico. É declarado monumento nacional e considerado uma das mais bonitas construções da dinastia Nayak no sul da Índia. O palácio já foi quatro vezes maior do que é hoje, mas o prédio principal, com seus arcos, domos, pinturas no teto e 248 pilares, foi preservado. Eu não fiquei para assistir, mas, aparentemente todas as noites, entre 18h45 e 19h35, é realizado um bonito show de luzes e sons. É bom confirmar antes!
Visitas: abre diariamente das 9h às 17h. Entrada: 50 INR por pessoa
7. Templos Koodal Azhagar e Mariamman Teppakulam:
O que não falta em Madurai são templos hindus lindos para serem visitados. Portanto, lembre-se de estar sempre vestido apropriadamente ou carregar com você uma echarpe para cobrir os ombros.
O Vandiyur Mariamman Temple, conhecido também como Mariamman Teppakulam, é dedicado à deusa da chuva Mariamman e foi construído em 1646 pelo rei Thirumalai Nayak. Ele fica a 3 km do templo Meenaskshi e localizado no centro de um tanque. Quando o Rio Vaigai está cheio, são abertas as comportas do tanque e ele se enche, deixando o templo no meio de um lago. Infelizmente só tive a oportunidade de ver o espaço seco.
Visitas: abre diariamente das 9h às 17h. Entrada gratuita
Já o templo Koodal Azhagar é dedicado ao deus Vishnu. Koodal é outro nome dado a Madurai e Azhagar em Tamil quer dizer “o belo”. Embora eu não tenha tido tempo de visitar este templo, a arquitetura dele parece ser incrível e justifica uma visita! O templo e seus santuários são cercados por paredes de granito. O principal santuário abriga a divindade principal Koodal Azhagar. Outros santuários homenageiam a deusa Madhuravalli, consorte de Koodal Azhagar, lorde Krishna, Rama, a deusa Lakshmi e Narayana.
Visitas: abre diariamente das 5h30 às 12h e das 16h às 21h. Entrada gratuita. Para subir para as torres é preciso pagar uma taxa.
Onde ficar em Madurai
Eu fiquei hospedada no hotel Heritage Madurai e indico! Quartos grandes e confortáveis, uma comida deliciosa (com opção de comida ocidental para quem não come indiana), uma piscina incrível e ótimo serviço.
🏨CONFIRA OUTRAS OPÇÕES DE ONDE SE HOSPEDAR EM MADURAI
Viajei a convite do Travel Club Madurai
+ Mais: