O Grupo LATAM anunciou na última semana sua nova estratégia de sustentabilidade, lançando a campanha “Um destino necessário”. Com várias iniciativas que englobam gestão ambiental, economia circular, responsabilidade social e ações efetivas contra as mudanças climáticas, a companhia aérea está se comprometendo a se tornar carbono neutro até 2050, zero resíduo em aterros até 2027 e a proteger ecossistemas icônicos da América do Sul.
A LATAM anunciou também a primeira fase de uma colaboração com a The Nature Conservancy (TNC) para planejar ações de conservação e reflorestamento na América do Sul. A TNC é uma organização ambiental global que trabalha com critérios científicos, criando soluções para os desafios mais urgentes do nosso planeta e para que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas.
“Estamos enfrentando um momento crítico na história da humanidade, com uma grave crise climática e uma pandemia que mudou a nossa sociedade. Hoje, não basta fazer o de sempre. Como grupo, temos a responsabilidade de ir além na busca por soluções coletivas. Queremos ser um ator que promova o desenvolvimento social, ambiental e econômico do continente e, por isso, estamos assumindo um compromisso que busca contribuir com a conservação dos ecossistemas e o bem-estar das pessoas da América do Sul, tornando esta região um lugar melhor para todos e todas”, afirmou Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM Airlines.
Estratégia de sustentabilidade para os próximos 30 anos:
A estratégia de sustentabilidade da LATAM para os próximos 30 anos contempla quatro pilares de trabalho: gestão ambiental, mudanças climáticas, economia circular e valor compartilhado. As linhas de ação foram elaboradas de forma colaborativa com especialistas e organizações ambientais de todo o continente e representam um investimento de cerca de US$ 100 milhões em 10 anos. Confira as iniciativas anunciadas dentro de cada pilar:
Mudanças climáticas: o grupo vai trabalhar para reduzir suas emissões por meio da incorporação de combustíveis sustentáveis e novas tecnologias de aviação que, estima-se, estarão disponíveis a partir de 2035. Por meio do desenvolvimento de um portfólio de projetos de conservação e outras iniciativas, o grupo LATAM buscará compensar 50% das emissões domésticas até 2030, estabelecendo um caminho para ser carbono neutro até 2050. A ação incluirá ecossistemas importantes da América do Sul, como a Amazônia, o Chaco, as planícies do Orinoco, a Mata Atlântica e o Cerrado, entre outros. Além disso, o grupo LATAM promoverá um programa para oferecer aos passageiros, clientes corporativos e de carga a opção de compensar as emissões de CO2 relativas às suas viagens. Paralelamente, o grupo compensará a mesma quantidade de emissões de CO2 que os clientes em um programa 1 + 1.
Economia circular: o grupo LATAM está empenhado em promover uma cultura de eliminação, redução, reutilização e reciclagem em toda a operação para chegar em 2027 como uma empresa que gera zero resíduos para aterro. Para isso, os plásticos de uso único serão eliminados até 2023, o programa de reciclagem a bordo será expandido em todas as rotas domésticas do Grupo LATAM e todas as salas VIP se tornarão 100% sustentáveis. Da mesma forma, o grupo vai implantar um programa de reciclagem de uniformes em todos os países e um plano para substituir os materiais a bordo por itens compostáveis, recicláveis ou certificados.
Valor compartilhado: o grupo ampliará a sua capacidade de transporte de pessoas e cargas para programas de saúde e de cuidado com o meio ambiente, e em desastres naturais. Desde o início da pandemia, o Avião Solidário já transportou mais de 29,4 milhões de vacinas gratuitamente, mais de 1.400 profissionais de saúde, mais de 490 toneladas de suprimentos médicos e mais de 1.500 órgãos e tecidos na América do Sul. O programa ainda realizou 10 transportes de células-tronco para pacientes com leucemia.
Gestão ambiental: a LATAM vai implantar um sistema transparente e auditável, que permitirá levar em consideração as variáveis ambientais de todos os processos e operações do grupo. A certificação ambiental será a IEnvA, que é concedida pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) e uma referência no setor.
Mais informações em www.latam.com/sustentabilidade
Confira o vídeo da campanha:
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