Mercado

Nove prêmios de turismo sustentável pelo mundo

prêmios de turismo sustentável

Reconhecer boas iniciativas com prêmios é uma prática antiga e, claro, um incentivo para que elas persistam e se multipliquem. No turismo, prêmios nacionais e internacionais abriram espaço, nos últimos anos, para promover a sustentabilidade e outros surgiram exclusivamente para premiar as práticas responsáveis pioneiras no setor. Conheça alguns dos prêmios de turismo sustentável (ou de turismo em geral) que destacam iniciativas por um setor mais consciente e de impactos positivos.

1 – Prêmio de Turismo Responsável WTM Latin America

Este prêmio tem origem no famoso WTM Responsible Tourism Awards, que, há mais de uma década, reconhece iniciativas do mundo todo durante a WTM, em Londres. A primeira edição do WTM Latin America Responsible Tourism Awards aconteceu em 2019, com o objetivo de destacar as histórias e projetos mais inspiradores do setor de viagens e turismo para a promoção do desenvolvimento sustentável na América Latina. Este é um prêmio anual, que teve uma pequena pausa durante a pandemia. Os prêmios de 2023 (em sua terceira edição) foram divididos em seis categorias: Melhores soluções para gestão de resíduos plásticos; Melhores conexões significativas; Melhores modelos de compras locais, artesanato e alimentação; Abordando mudanças climáticas; Melhores soluções para a promoção da diversidade e inclusão; e Melhores iniciativas para a conservação da natureza, que reconheceram os vencedores Gold (ouro) e Silver (prata). As categorias variam a cada ano.

Prêmio de Turismo Responsável WTM Latin America

Prêmio de Turismo Responsável WTM Latin America

2 – Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Já consagrado no mercado e completando 11 anos com mais de mil iniciativas inscritas e 104 premiadas em todas as regiões do Brasil, o prêmio é organizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa. As inscrições abrem anualmente (em geral no meio do ano), são gratuitas e aceitam tanto associados quanto não associados da Braztoa. As categorias têm variado nos últimos anos, acompanhando as tendências do setor. Para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/2024 as categorias são: Gestão/Governança (ações voltadas para a gestão/governança sustentável de uma empresa, entidade ou destino turístico), Experiência/Produto (ações voltadas para a construção ou aprimoramento de experiências ou vivências turísticas de sustentabilidade e Destaques (projetos inovadores, com menos de 2 anos de atividades; iniciativas da comunicação; e/ou trabalhos e pesquisas acadêmicas que tenham grande potencial na construção de um turismo mais sustentável).

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, Canela, RS | Foto: Braztoa

3 – Prêmio Nacional do Turismo

O prêmio promovido pelo Ministério do Turismo teve sua primeira edição em 2018, mas também ganhou uma pausa durante a pandemia. Ele reconhece e dá visibilidade a iniciativas e profissionais que buscam inovações e contribuem para o fortalecimento da atividade turística no Brasil todo. Na edição de 2023 serão premiadas 10 categorias dentro do pilar Iniciativas de Destaque (para pessoas jurídicas) e 9 categorias dentro do pilar Profissionais de Destaque (para pessoa física). Confira quais são elas:

Iniciativas de Destaque: Governança e Gestão do Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; Economia Criativa e Produção Associada no Turismo; Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo; Valorização do Patrimônio Natural no Turismo; Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo; Promoção e Marketing no Turismo; Turismo de Base Comunitária e Turismo Social; e Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo.

Profissionais de Destaque: Academia; Governo – Parlamentares; Governo – Dirigentes; Governo – Técnicos; Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte; Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI; Organizações Não Governamentais; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres Empreendedoras no Turismo; e Lideranças Sociais ou Comunitárias de Destaque no Turismo.

prêmios de turismo sustentável

Vencedores da primeira edição do Prêmio Nacional do Turismo | Foto: Ministério do Turismo – Roberto Castro

4 – Green Destinations Story Awards

A competição Green Destinations Top 100 Stories acontece anualmente desde 2014, celebrando e promovendo 100 destinos no mundo como exemplos inspiradores para outros destinos, operadores turísticos e visitantes. A premiação, realizada pela organização Green Destinations, seleciona, a partir de uma chamada aberta, 100 histórias que se destacam em termos de eficácia, inovação, inspiração e replicação. A lista das 100 Top Stories é lançada todos os anos durante a conferência anual da Green Destinations.

Green Destinations Story Awards

5 – Premio al Turismo Sostenible y Social en Iberoamérica

O prêmio acontece anualmente dentro do Sustainable & Social Tourism Summit, no México. O objetivo é reconhecer as ações e iniciativas de caráter permanente desenvolvidas por associações, empresas, organizações dos setores privado, público e social, que se comprometam com um turismo sustentável, solidário e socialmente responsável, e que sejam inspiradoras para o desenvolvimento de um novo modelo global de turismo. Na sua segunda edição em 2023, o Premio al Turismo Sostenible y Social en Iberoamérica vai reconhecer as categorias Setor Público; Empresas ou Corporações Nacionais e Internacionais; Micro, Pequenas e Médias Empresas; e Organizações da Sociedade Civil.

6 – Skål International Sustainable Tourism Awards

A Associação Internacional de Profissionais do Turismo – Skål entrega anualmente, há mais de 20 anos, seu pioneiro prêmio de turismo sustentável em colaboração com a Organização Mundial do Turismo. Como membro afiliado da OMT, cuja missão é promover um turismo confiável, sustentável e universalmente acessível, a Skål International criou os Prêmios de Turismo Sustentável seguindo a Declaração das Nações Unidas de 2002 para o Ano do Ecoturismo, para destacar as melhores práticas no turismo globalmente. As categorias do prêmio incluem Projetos Comunitários e Governamentais; Campo e Biodiversidade; Programas Educacionais e Mídia; Principais Atrações Turísticas; Marinho e Costeiro; Alojamento Rural; Operadores Turísticos e Agentes de Viagens; Transporte Turístico e Alojamento Urbano.

7 – UNWTO Awake Tourism Challenge

O Awake Tourism Challenge, promovido pela Organização Mundial do Turismo, chegou este ano em sua segunda edição, celebrando as startups que estão trazendo inovações para o setor de turismo em todas as regiões do mundo. A Competição Global de Startups da OMT é balizada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os participantes são avaliados pela forma como estão contribuindo para o desenvolvimento de um turismo inclusivo, resiliente e sustentável, com foco em seis temas principais: Envolvimento da Comunidade Local; Economia Verde e Azul; Criação de Capital Ecológico e Sustentável; Tecnologia de Turismo para o Bem; Educação em Turismo; e Empoderamento Feminino.

8 – Reto FiturNext

O Desafio é lançado anualmente pelo FiturNext, o observatório de boas práticas em turismo sustentável da FITUR, e o prêmio é entregue durante a feira, em Madri. A cada ano, o Reto FiturNext aborda um tema central diferente. O desafio de 2024 tem como tema “Como pode o turismo contribuir para a revitalização dos territórios?” e está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 8, 10 e 11, no sentido de encontrar boas práticas que contribuam para o equilíbrio e revitalização territorial através do turismo. O Desafio FiturNext 2024 enfoca os territórios e como o turismo pode ajudar a aliviar a redução da população nos destinos. Os projetos que avançam para etapa final são convidados a participar das atividades que acontecem no stand da FiturNext, durante a FITUR, e também de outras ações da comunidade FiturNext que trazem visibilidade para as iniciativas finalistas.

Reto FiturNext

Foto: Destinos Turísticos Inteligentes

9 – Regenerative Travel Impact Awards

Esta premiação internacional, desenvolvida pela empresa Regenerative Travel, reconhece indivíduos inspiradores e iniciativas que estão enfrentando de forma criativa alguns dos maiores desafios do nosso planeta, celebrando pessoas e projetos que incorporam os princípios da regeneração – melhorando a vida das pessoas, das nossas comunidades e o mundo ao nosso redor. O painel de jurados, que reúne especialistas com vasta experiência e conhecimento coletivo em ecologia marinha, empreendedorismo social, jornalismo de viagens, sustentabilidade, narrativa visual, política de turismo, hospitalidade e investimentos de impacto, está focado em identificar ideias inovadoras com potencial para promover viagens regenerativas. As premiações são divididas nas categorias: Hotel regenerativo do ano; Agência regenerativa do ano; Iniciativa de viagens regenerativas do ano, Storyteller regenerativo do ano; Change Maker regenerativo do ano; People’s choice; Desenho regenerativo; Experiência de viagem regenerativa; Saúde e bem-estar; Comunidade; Conservação; Alimentação e agricultura; Educação; e Inovação climática.

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

🚣 TOURS E PASSEIOS: Viator

🎒Malas, mochilas e equipamentos de viagem: Amazon

 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?

1 Comment