Mercado

Conheça o MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável

MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável
Escrito por Renata Ferreira

Viajar é a oportunidade para descansar da rotina, aprender coisas novas, ampliar nossos horizontes culturais e entrar em conexão com a natureza. Porém, não podemos mais fazer viagens pensando apenas em nosso bem-estar. Priorizar os impactos positivos para o destino e as pessoas locais que nos recebem faz parte dos objetivos do viajante moderno e consciente. O MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável mostra como é possível praticar turismo com diversão, conexão, sustentabilidade e, claro, com responsabilidade.

Quem é o MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável

A semente para a criação do Coletivo MUDA! surgiu em 2016 durante um famtour da WWF-Brasil no Parque Nacional do Juruena, no Mato Grosso, onde Ana Gabriela Fontoura, da Estação Gabiraba, Maria Teresa Meinberg, da Turismo Consciente, e Marianne Costa da Vivejar Experiências começaram a pensar a proposta para uma associação que defendesse as questões relacionadas ao turismo responsável. Na época, ele foi carinhosamente chamado de Coletivo Tucupi Juruena/MT.

Marianne Costa, co-fundadora do Coletivo, conta que as profissionais, que já trabalhavam ativamente com o turismo responsável e sustentável naquele momento, estavam carentes de associações de turismo que representassem um modelo de desenvolvimento turístico pautado na tomada de responsabilidade social e ambiental. Isso acontecia porque o turismo com viés da sustentabilidade visava muito a questão ambiental, mas não se dedicava ao impacto social e econômico, como a promoção de distribuição de renda e remuneração justa para as comunidades locais.

Em 2018, entendendo que uma empresa sozinha jamais conseguiria fortalecer essa pauta junto ao turismo, mas com a união era possível trazer mais representatividade e soluções junto às organizações oficiais e governos, as empresárias lançaram então oficialmente o Coletivo MUDA! Com elas estavam a Pousada Uakari, a Amazon Emotions (na época Tropical Tree Climbing) e a Inverted Americas.

Desde então, o coletivo vem unindo profissionais e empresas de todo o Brasil ligados ao turismo responsável. Atualmente, o grupo diverso conta com 28 integrantes, incluindo consultores, educadores, operadores, hoteleiros e comunicadores, empresas e pessoas que estão à frente do desenvolvimento do turismo responsável no Brasil.

O MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável acredita que o turismo pode impulsionar o desenvolvimento sustentável no Brasil, fortalecendo comunidades, preservando o ambiente e criando oportunidades econômicas nos destinos visitados por nossos viajantes.

Porém, para que isso aconteça, é preciso disseminar o conhecimento sobre o tema. Por isso, os membros do grupo participam constantemente de palestras e atividades para difundir o turismo responsável, além de se encontrarem periodicamente, online e presencialmente, para desenvolver estratégias para o Coletivo e para o setor.

MUDA! Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável

Coletivo MUDA! reunido na ABAV Expo 2023, no Rio de Janeiro

A importância de um coletivo para desenvolver o Turismo Responsável

Segundo André Martellotta, presidente do MUDA!, a formação de um coletivo é fundamental para uma abordagem mais eficaz e abrangente para promover práticas sustentáveis e responsáveis no setor de turismo no Brasil. Ele destaca ponto positivos como:

  • Amplificação do Impacto Positivo: A colaboração permite que as empresas implementem iniciativas conjuntas para minimizar o impacto ambiental, respeitar as culturas locais e apoiar as comunidades hospedeiras, resultando em um turismo mais responsável e sustentável.
  • Economias de Escala: O compartilhamento de recursos e conhecimento reduz os custos operacionais, incluindo a compra conjunta de suprimentos ecológicos e a resolução de desafios comuns, como gestão de resíduos.
  • Aumento da Visibilidade: A formação de coletivos aumenta a visibilidade das empresas de turismo responsável, atraindo viajantes conscientes e impulsionando a demanda por serviços responsáveis.
  • Advocacia Coletiva: Os coletivos podem influenciar em políticas e regulamentações em favor do turismo responsável, defendendo leis ambientais mais rigorosas e apoiando iniciativas de educação ambiental.
  • Reforço da Reputação: A colaboração fortalece a reputação das empresas, ganhando a confiança dos consumidores e aumentando os negócios.
  • Empoderamento das Comunidades Locais: Através da colaboração, as empresas podem ajudar a capacitar as comunidades locais de maneira mais eficaz, oferecendo treinamento e oportunidades econômicas para os residentes das áreas turísticas.

Porque fazer Turismo Responsável

Precisamos falar sobre porque fazer turismo responsável. Afinal, muitos viajantes e anfitriões não conhecem a lógica predatória por trás da indústria do turismo, que tornou essa atividade um grande problema para o desenvolvimento dos destinos. Ao conhecer os problemas ligados ao turismo, podemos criar ferramentas para apoiar e desenvolver iniciativas de impacto positivo.

O turismo convencional, ou turismo de massa, tem implicações como:

  • Overtourism: palavra usada para se referir a destinos que recebem turistas além da sua capacidade estrutural e natural.
  • Especulação imobiliária: com a chegada do turismo, muitos empreendedores veem como uma oportunidade de negócio. Investidores vindos de outras regiões, muitas vezes com maior poder aquisitivo, podem elevar o preço dos imóveis e estimular as construções ilegais para atender a demanda.
  • Gentrificação: processo que acontece quando o turismo acaba provocando o aumento do custo de vida em algumas regiões, fazendo com que a população precise se mudar para outras áreas.
  • Impactos negativos na natureza: em destinos naturais, o turismo pode trazer depredação de áreas conservadas, atrapalhar o fluxo natural dos animais da região, trazer poluição, entre outros impactos ambientais.
  • Impactos negativos nas culturas locais: ao entrar em contato com turistas, especialmente as comunidades mais isoladas podem começar a adotar práticas muito diferentes das suas tradições, conectadas com o consumismo, gerando resíduos que o local não pode tratar e até mesmo entrando em contato com drogas e bebidas que antes não estavam disponíveis na região.

O maior objetivo do turismo responsável é criar um desenvolvimento sustentável que beneficie comunidades e destinos, proporcionando também experiências autênticas aos viajantes.

Gostaria de fazer parte da transformação positiva do turismo? Pessoas e organizações que desejam se afiliar ao MUDA!, podem enviar sua candidatura através do formulário de interesse. Os associados, além de possuírem sua iniciativa divulgada no site e mídias sociais, também são convidados a participarem de reuniões mensais, projetos especiais e ampliarem seu networking
.

Vamos juntos pelo Turismo Responsável!

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

🚣 TOURS E PASSEIOS: Viator

🎒Malas, mochilas e equipamentos de viagem: Amazon

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Renata Ferreira

Graduada em psicologia e pós-graduada em Negócios da Moda, direcionou suas formações para a sustentabilidade. Após conhecer algumas iniciativas no Brasil e na ânsia de descobrir novas, colocou o pé na estrada. Através de viagens e experiências sustentáveis, facilita o caminho da transformação pessoal necessária para uma vida mais integrada.