Sustentabilidade é um conceito amplo. Envolve uma sequência de ações, ambientais, sociais e econômicas que podem fazer o seu hotel ou pousada serem efetivamente sustentáveis, ou apenas mais uma falsa promessa de uma proposta ecofriendly. A paciência, disposição e informação fazem toda diferença. Hoje vamos te ajudar a dar mais um passo focando no porquê e como diminuir o lixo no hotel, mesmo com as novas demandas de protocolos sanitários exigidos pela Covid-19.
Por que diminuir o lixo no hotel?
Bea Johnson lançou em 2013 o livro Desperdício Zero, voltado para pessoas que gostariam de viver uma vida zero lixo. Com este guia, ela também popularizou o conceito dos 5 R’s da sustentabilidade: recusar (refuse), reduzir (reduce), reusar (reuse), reciclar (recycle) e compostar (rot). Este foi um grande passo para incentivar as pessoas e pequenas empresas a terem ações efetivas para diminuir o lixo diariamente, sem precisar de medidas grandes e caras.
O primeiro passo para diminuir nossa produção de lixo é recusar, logo seguido de reduzir, e isso não é um acaso. Mesmo que a hospedagem tenha ações de reciclagem e compostagem, ainda existem muitos materiais que não entram nessa categoria, e que acabarão sendo descartados sem uma solução efetiva.
Ainda precisamos pensar no impacto ambiental gerado para a produção de cada item novo. Será uma nova matéria-prima gasta, água, energia e recursos desperdiçados, enquanto que, se reutilizarmos, podemos fazer melhor uso de um mesmo objeto. Diminuir a geração de lixo no hotel muitas vezes será sinônimo de alinhamento com a equipe, uso do tempo dos colaboradores, educação para os viajantes. Porém, é o básico para se tornar uma hospedagem ecológica.
Como reduzir a geração de lixo
1. Filtro para encher garrafas
Com a COVID-19, o uso dos bebedouros ficou restringido. Porém, eliminar ou ao menos diminuir o consumo de garrafas e copos plásticos é essencial. O ideal é ter um funcionário que atenda o hóspede que queria recarregar sua garrafa reutilizável, ou um dispensador de água higienizado. Outra alternativa é disponibilizar uma garrafa de vidro fechada e higienizada no quarto.
2. Guardanapo de pano
Ao invés de fornecer um guardanapo que está exposto no ar por mais tempo, você pode substituir por guardanapo de pano que estará higienizado e será entregue apenas no momento da refeição. Essa atitude também reduzirá o uso de embalagens plásticas dos guardanapos de papéis.
3. Embalagens individuais na comida
Muitas hospedagens estão fornecendo as refeições fracionadas cobertas com filme plástico, o que agiliza o processo para quem costumava trabalhar no sistema self-service, mas que, de qualquer maneira, continua expondo essas porções à contaminação. A comida que é servida fresca, na hora, não precisa dessa forma de proteção e pode ser tampada com outros utensílios, ou tecidos encerados higienizados.
4. Ofereça mais opções de comidas caseiras e reduza o desperdício de alimentos
Dependendo do seu estilo de hospedagem, pode ser mais difícil oferecer opções caseiras, e se esse for o caso, procure na sua região pessoas ou coletivos que possam produzir alguns alimentos, como, por exemplo, o iogurte. Veja a possibilidade de o fornecimento ser em uma embalagem retornável.
Se seus preparos forem feitos na própria hospedagem, o ideal é que suas compras sejam feitas a granel, com sacos de tecido retornáveis, e armazenados em embalagens devidamente higienizadas. Com isso, você pode comprar ingredientes como granola, grãos, castanhas, farinhas para fazer bolo, café e petiscos como os amendoins, chips de banana, entre outras opções.
Aproveite também para aprender como fazer o melhor aproveitamento dos alimentos, dessa forma você terá mais economia e menos desperdício. Com a casca de banana faça um refogado ou uma geleia; com a casca de laranja pode fazer um doce cristalizado; o suco de abacaxi fica bom se batido com a casca e depois coado; folhas e talos dos brócolis e couve-flor podem ser picados e refogados. Essas são apenas algumas ideias que impressionarão os hóspedes.
5. Sacos de lixo
Os saquinhos plásticos estão presentes em muitos lugares. Nas áreas comuns e no banheiro uma boa alternativa são as sacolas de papel. Você pode encontrá-las facilmente em papelarias, e ficam super charmosas. Na cozinha, o ideal é separar o lixo reciclável do orgânico. Os recicláveis podem ser armazenados em lixeiras sem saco e depois transportados em caixas. O orgânico pode ficar no balde sem saquinho nenhum, depois é só ser levado para a composteira e a lixeira pode ser limpa com água.
6. Lojinha sustentável
Ofereça para seu hóspede uma loja com produtos sustentáveis e sem embalagens plásticas. Com itens que ele provavelmente gostará de levar para casa e não deixará como um lixo para o hotel. Algumas ideias são: ecobags, escova de dentes de bambu, barbeador de alumínio, escova de cabelo de bambu, cotonete com haste de papelão, absorventes de pano, garrafinha de alumínio, produtos artesanais e sustentáveis da região.
7. Ajude a educar o hóspede
Diminuir a produção de lixo deve ser um trabalho coletivo, e muitas vezes o hóspede desinformado pode acabar gerando muitos obstáculos. Para facilitar neste processo a informação é fundamental. Algumas soluções são: na confirmação de reserva envie junto um e-mail compartilhando a responsabilidade ambiental da hospedagem. No hotel, tenha alguns cartazes explicativos em pontos estratégicos. Coloque no quarto um folheto compartilhando a importância das ações internas e da colaboração do hóspede para a preservação da natureza da região.
Existem muitas outras soluções possíveis para diminuir o lixo produzido no seu hotel. Aqui no Viajar Verde já fizemos um post sobre isso, e recentemente o Turismo Portugal lançou o guia “Vamos reduzir os plásticos de uso único para o alojamento turístico”.
Mas não pare por aí. O turismo precisa de uma profunda modificação nas suas operações. Muitas vezes, é um setor ligado à exploração de pessoas, florestas e animais. Mas nós podemos fazer diferente, nos conscientizando e mudando nossa maneira de trabalhar. As viagens são uma ótima oportunidade de preservar a natureza, melhorar a economia regional e ajudar na conscientização das pessoas.
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