Destino Internacional

Com ecossistema deteriorado, Playa del Amor fecha para visitantes

Foto: beachoo.com

Um dos destinos mais autênticos e belos do México, a Playa del Amor, localizada no Parque Nacional Ilhas Marietas, na Riviera Nayarit, será fechada para visitação a partir do dia 9 de maio. A Comissão Nacional de Áreas Protegidas do México – CONANP anunciou o fechamento em função do estado avançado de deterioração de seus ecossistemas marinhos, causados pela exploração turística, atividades humanas e efeitos das mudanças climáticas. A partir de 9 de maio, serão iniciados trabalhos para recuperar e reabilitar 10 espécies de corais e 115 espécies de peixes. A reabertura das ilhas é esperada, mas ainda não tem data para acontecer.

As Ilhas Marietas oferecem uma das experiências de ecoturismo e praia mais surpreendentes do México. Seu grande destaque fica com a Playa Escondida, ou Playa del Amor, uma praia paradisíaca encravada no meio das rochas. Alcançá-la só é possível na maré baixa e depois de nadar por um canal natural entre as pedras.

Foto: VisitMexico

Nas duas semanas que envolveram a Semana Santa a região recebeu 27 mil turistas, com uma média de mais de mil visitantes ao dia, um número quatro vezes mais do que o permitido. De acordo com a CONANP, as atividades turísticas, como a ancoragem de embarcações, o mergulho em massa e a alta concentração de visitantes em um só lugar estão gerando contaminação causadas por resíduos de combustíveis e óleos, lixo e restos, além da remoção de fragmentos de corais, crustáceos e moluscos por parte de visitantes e pescadores ilegais.

Durante o fechamento, os trabalhos vão incluir um ambicioso programa de resgate que incluirá restauração dos corais, limpeza do fundo do mar, assim como monitoramento para estudar a composição das comunidades de recifes.

com informações da Conanp

Foto: Conanpo

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?