Destinos com boas práticas em sustentabilidade já podem se inscrever na quarta edição do prêmio Sustainable Destinations Global Top 100 2018 (Top 100 Destinos Sustentáveis 2018) realizado pela Green Destinations e outras nove organizações e redes de turismo sustentável internacionais. O prêmio, que seleciona 100 destinos mundiais com mais dedicação ao turismo sustentável, neste ano traz como tema o “Turismo para beneficiar as comunidades locais”, destacando a importância do envolvimento das comunidades no setor.
Há quatro anos, o prêmio Top 100 Destinos Sustentáveis tem como objetivo destacar histórias e exemplos de sucesso e trocar boas práticas para incentivar destinos mais sustentáveis e melhores para os viajantes e as comunidades locais. Evitar o “excesso de turismo” e a resistência local e envolver a comunidade são práticas que a Green Destinations considera essenciais nesse processo.
O último dia para inscrições antecipadas é 15 de fevereiro de 2018 e os primeiros 50 selecionados serão anunciados no dia 2 de abril. A entrega do prêmio acontece durante o World Tourism Day and Green Destinations Day, dia 20 de setembro, ainda com local a definir. Podem participar cidades, municípios, ilhas e áreas protegidas que tenham uma pessoa, uma equipe ou uma organização responsável pela gestão e sustentabilidade do destino turístico. Em casos excepcionais, países e regiões com menos de 50.000 km2 também podem se inscrever.
- Para inscrever um destino, escreva para top100@greendestinations.org
- Inscrições podem ser feitas em inglês, espanhol ou holandês
- Baixe o programa com as orientações: http://bit.ly/2AEoZTz
Em 2017 o Brasil teve 2 finalistas no prêmio, com Fernando de Noronha (PE) e a praia de Ponta de Nossa Senhora (BA) integrando os Top 100 destinos sustentáveis. A Green Destinations explica que os destinos selecionados não são necessariamente totalmente sustentáveis, mas que se destacaram por alguma prática realizada.
Mais informações: http://greendestinations.org/
Mais: Destinos sustentáveis já podem se inscrever para o Top 100 Green Destinations