O VisitEngland acaba de lançar um novo Guia de Turismo Regenerativo, um recurso online gratuito e aberto idealizado para auxiliar empresas de turismo a navegarem pelo conceito e abordagens do turismo regenerativo.
De acordo com o site, “o Guia de Turismo Regenerativo foi criado para dar suporte às empresas de turismo e para desenvolver a economia de visitantes de forma inclusiva, acessível e sustentável, garantindo que todos os cantos da Inglaterra continuem sendo lugares fantásticos para se visitar”.
A ferramenta se propõe a ser um guia objetivo e prático, com recursos para empresas em qualquer estágio de sua jornada de sustentabilidade, seja iniciando ou já liderando iniciativas na área. Embora esteja desenhado para empresas inglesas, qualquer profissional pode acessar o site e aproveitar os recursos.
Ainda de acordo com a plataforma do Visit England, o turismo regenerativo vai além da sustentabilidade tradicional, buscando não apenas minimizar impactos negativos, mas também gerar benefícios líquidos para os destinos, comunidades e meio ambiente. Isso inclui práticas como reduzir emissões de carbono, conservar recursos naturais, apoiar economias locais e promover a cultura e o patrimônio das comunidades anfitriãs.
O Guia de Turismo Regenerativo também apresenta a abordagem do PLANT Framework, que propõe cinco estágios para a transformação: Preparar, Aprender, Agir, Nutrir e Transformar. As informações em cada um desses estágios são apresentadas em um formato que facilita a assimilação de qualquer pessoa ou empresa. O Guia reúne uma biblioteca com diversos materiais interessantes, além de estudos de caso de empresas que implementaram com sucesso práticas regenerativas, servindo como inspiração para outras organizações do setor.
O material foi desenvolvido para a VisitEngland por Sarah Duncan, que trabalha em hospitalidade, lazer e turismo há mais de 35 anos, e é especialista em sustentabilidade e ética empresarial. Sarah é autora dos livros The Sustainable Business Book e The Ethical Business Book.