Em tempos de plataformas de streaming diversas e conscientização ambiental em alta, está cada vez mais fácil se informar sobre as verdadeiras questões que envolvem o aquecimento global e as mudanças climáticas. Não temos mais desculpas para não entendermos o que está acontecendo no mundo e quais as nossas responsabilidades. Além de livros, eventos e notícias na mídia, os documentários sobre mudanças climáticas e preservação ambiental podem ser um jeito mais leve e interessante de aprender sobre o assunto.
Confira então essa dica com sete documentários sobre mudanças climáticas para aprender e mudar atitudes!
1. Uma Verdade Inconveniente (2006) e Uma Verdade Mais Inconveniente (2017)
Este é, sem dúvidas, o documentário mais famoso sobre o tema. An Inconvenient Truth (título original) aborda a campanha do ex vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, para educar os cidadãos sobre aquecimento global por meio de uma exaustiva apresentação de dados estatísticos e dispositivos que, segundo ele, já foram apresentados mais de mil vezes em diferentes partes do planeta.
Dez anos depois, a sequência Uma Verdade Mais Inconveniente (disponível no Prime Video) atualiza sobre a urgência de agirmos para combater as mudanças climáticas e lembra que ainda temos tempo de mudar com soluções que estão em nossas mãos
2. Cowspiracy – o Segredo da Sustentabilidade (2014)
Cowspiracy, the Sustainability Secret (disponível no Netflix) também ganhou fama por ter sido produzido pelo ator Leonardo Di Caprio e pelos grandes segredos revelados. O documentário defende que a agropecuária é a principal responsável pelo aumento das temperaturas globais e mostra como muitas organizações e empresas silenciam sobre o tema.
3. O Subversivo (2020)
Em tempos de crise, encontramos o que realmente importa e quem realmente somos, como indivíduos e como sociedade. The Troublemaker (disponível no Prime Video) investiga as ideias e emoções por trás da onda global de protestos cívicos nascidos do desenrolar da crise climática. O filme lança a realidade da crise global como uma oportunidade de viver uma vida sem mentiras, uma vida que oferece resiliência e alegria por meio do poder da ação coletiva.
4. David Attenborough e o Nosso Planeta (2020)
O naturalista britânico, de 94 anos, fala sobre sua trajetória e a evolução da vida na Terra. Comenta sobre as perdas que o planeta já sofreu e traz sua visão de um futuro possível. Attenborough aparece como uma testemunha, por ter acompanhado tantas transformações ao longo dos anos. David Attenborough: a Life on Our Planet (disponível no Netflix) é um dos documentários sobre mudanças climáticas mais recentes. Traz um alerta assustador por já termos ultrapassado alguns pontos de não-retorno, mas também nos dá esperanças.
5. Em Busca dos Corais (2017)
O branqueamento e extinção de corais no mundo todo é um dos mais claros impactos das mudanças climáticas. Chasing Coral (disponível no Netflix) acompanha um time de mergulhadores, cientistas e fotógrafos que documentam essas transformações no mundo submarino e suas consequências.
6. A Última Hora (2007)
Criado, produzido e narrado por Leonardo de Caprio, com a participação de mais de 50 ativistas, cientistas e políticos mundiais, o documentário The 11th Hour (disponível no Globo Play) reflete sobre as atuais questões e transformações do meio ambiente, incluindo o aquecimento global.
7. A Era da Estupidez (2009)
The Age of Stupid (disponível no Prime Video) se situa no ano 2055. Retrata um futuro pouco promissor para os seres humanos que, devastados pelas mudanças climáticas e pela contaminação ambiental, ficaram quase sem recursos ambientais. O documentário reflete sobre a utilização de energia fóssil e a grande emissão de gás carbônico como causas principais que provocam o aumento da temperatura da terra.
+ Mais: