Viajante Conectado

7 tendências de viagem para 2023 segundo a Booking.com

tendências de viagem 2023
Escrito por Ana Duék

Sete previsões para uma reconstrução criativa das viagens em 2023

A plataforma de reservas Booking.com divulgou recentemente sua mais completa pesquisa de tendências de viagem, revelando que pessoas no mundo todo estão se sentindo bem mais otimistas sobre viajar em 2023, em comparação com 2022. Para entender como as viagens serão repaginadas no próximo ano, a Booking.com encomendou uma extensa pesquisa com mais de 24.000 viajantes em 32 países e reuniu também informações e insights obtidos a partir da movimentação dos usuários em seu site.

De acordo com a Booking, “se 2022 foi sobre o retorno triunfante das viagens, 2023 será sobre reimaginá-las criativamente em meio ao caos. Nada estará fora de cogitação e tudo está no “cardápio”, pois todos estão procurando encontrar o equilíbrio certo em um mundo de contradições”. De forma consciente, a pesquisa considera o contexto caótico em que estamos vivendo, incluindo guerras, aumento da polarização social, aumento da inflação e preocupações urgentes com as mudanças climáticas. “As pessoas estão vivendo um cabo de guerra multidirecional, trabalhando para reconciliar o que é importante para eles com as demandas da vida cotidiana”, diz o relatório. “As previsões e tendências de viagem para 2023 refletem esse sentimento, revelando que as necessidades dos viajantes estão se movendo em muitas direções diferentes para se adaptar aos tempos de mudança”.

Particularmente, embora alguns resultados não pareçam tão realistas, achei uma das previsões mais lúcidas que já vi, pois, além de considerar contextos políticos e socioeconômicos, foge dos clichês e nos lembra que sentimentos e vivências pessoais também influenciam nas nossas decisões de viagem. Para o momento do Brasil, essas considerações são mais que necessárias.

Confira as tendências de viagem para 2023:

1. Viagens de desconexão, experiências de sobrevivência e contato básico com a natureza

Quase metade (44%) dos viajantes globais quer que suas experiências de viagem tragam vivências mais simples e estão procurando férias no estilo ‘off-grid’ (desconectadas) para fugir da realidade (55%) e desligar e experimentar a vida apenas com as necessidades básicas (44%). Os viajantes também desejam usar as viagens em 2023 como uma oportunidade para aprender habilidades de sobrevivência (58%), incluindo como obter água limpa (53%), acender uma fogueira (42%), procurar alimentos na natureza (39% ) e até se preparar para um apocalipse (39%). 😯

A pesquisa prevê estadias mais ecológicas e terrenas surgindo para acomodar os moradores da cidade em busca de simplicidade, assim como acomodações que oferecem orientação para os hóspedes sobre como serem mais autossuficientes.

Embora haja uma percepção comum de que desconexão significa abrir mão de luxos (56%), há um forte desejo de combinar os dois fatores com 48% das pessoas considerando apenas viajar ‘off-grid’ se puderem optar por uma viagem com confortos. Mais da metade dos respondentes (53%) dizem ainda que conexão de telefone e internet no destino são essenciais – portanto, a natureza precisa continuar em busca do 5G.

2. Viajantes virtuais e o Metaverso

Com quase metade (43%) dos viajantes globais relatando pretendem buscar mais a realidade virtual no próximo ano para inspirar suas escolhas de férias, as viagens prometem entrar definitivamente no espaço virtual 3D do Metaverso. Mais de um terço (35%) dos viajantes deseja embarcar em uma experiência de viagem virtual de vários dias. Por isso, o relatório prevê que o Metaverso será mais do que apenas ‘experimentar antes de comprar’ – ele vai educar, entreter e inspirar as pessoas.

“Os viajantes se tornarão mais ousados ​​em suas escolhas de viagem da vida real, depois de poder experimentá-las no Metaverso” diz a pesquisa, que identificou que 46% das pessoas acreditam ter mais probabilidade de viajar para destinos que não teriam considerado anteriormente depois de experimentá-los virtualmente. Isso não impedirá as pessoas de reservarem uma passagem para seu próximo destino, já que três em cada cinco (60%) acreditam que uma experiência virtual não é suficiente para descartar o destino da sua ‘bucket list’.

3. Viagens fora da “zona de conforto”

Os viajantes também estão prontos para mergulhar em outras culturas e novas experiências de cabeça. Metade (50%) deles quer experimentar um choque cultural completo em 2023 – seja viajando para algum lugar com experiências culturais e idiomas completamente diferentes (51%) ou explorando cidades menos conhecidas que ainda não estão no radar do turismo tradicional (30%).

Os viajantes estarão em busca de férias únicas que chocam, surpreendem e encantam. Com quase três quartos (73%) ansiosos para experimentar viagens “fora da zona de conforto”, haverá um influxo de experiências de nicho incentivando as pessoas a levarem suas escapadas de viagem ao extremo. Quase metade dos viajantes (47%) está em busca da iguaria mais exótica do mundo, enquanto 38% querem usar suas férias para exploração extraterrestre em passeios de observação de OVNIs ou alienígenas.

4. Viagens de nostalgia

Em meio à instabilidade global e ao desejo de escapismo, as pessoas (88%) pretendem criar experiências de viagem que remetam a tempos mais simples, com viagens nostálgicas que proporcionam a emoção de reviver outros tempos. Há um desejo dos viajantes (23%) de buscar experiências que evocam memórias emotivas de dias passados, como visitar atrações apresentadas em filmes retrô ou optar por um ônibus como meio de transporte para viver o espírito de grupo das viagens escolares.

Com os millennials agora sendo pais de crianças pequenas, haverá um aumento de destinos anteriormente populares nos anos 80 e 90. Eles serão os primeiros a buscar viagens nostálgicas, com 54% dos respondentes citando as viagens multigeracionais de ‘reunião de família’ no topo da agenda de 2023.

5. Retiros de paz, saúde e prazer

Buscando balancear a mente, as escapadas de meditação e atenção plena (mindfulness) continuarão populares entre os viajantes globais (44%). Enquanto dois em cada cinco (40%) pretendem encontrar a paz em um retiro silencioso, mais de dois quintos (42%) buscam um retiro de saúde mental, espiritual e transformadora ou que ajude em questões como menopausa ou gravidez.

O aumento das conversas sobre bem-estar, prazer e orientação sexual está incentivando mais pessoas a tirarem um tempo para uma fuga erótica (36%). A plataforma aposta que retiros poliamorosos, campos de bondage e resorts dedicados ao tema se tornarão mais populares em 2023, proporcionando um espaço seguro para os viajantes explorarem seus desejos sexuais fora de casa.

6. Retiros corporativos e viagens com team building

Com mudanças radicais em relação às políticas de “trabalho de qualquer lugar”, os funcionários estão cada vez mais interessados ​​em preservar o tempo de férias para um completo escapismo. Embora quase metade (49%) não esteja interessada em trabalhar enquanto estiver fora, eles considerariam participar de um retiro ou viagem da empresa.

Assim, viajar a negócios estará de volta à agenda em 2023. Mas, diferentemente das viagens de negócios pré-COVID, os trabalhadores estão buscando mais oportunidades para construir a conexão da equipe na vida real – e fora do escritório – refletindo uma demanda crescente por incorporar viagens de trabalho a jogos, atividades e gamificação. De fato, 44% da força de trabalho global está ansiosa para que seu empregador planeje uma viagem de trabalho para reunir as pessoas e pouco mais da metade (51%) gostaria de ver seu empregador usar o dinheiro economizado com a mudança para o trabalho remoto em viagens corporativas ou retiros.

Em resposta, 2023 verá um aumento nos retiros de negócios de destino, onde o foco será o fortalecimento de relacionamentos e recreação corporativa, em vez de trabalho. Os empregadores vão gamificar a experiência do retiro e mergulhar a equipe em um mundo onde o trabalho em equipe é a única opção. Pense em viagens temáticas de ‘sobrevivência’ em cabanas de luxo ou casas de fazenda completas com culinária comunitária e atividades de aventura ao ar livre. Mais da metade (59%) dos trabalhadores em todo o mundo acredita que explorar novos lugares vai inspirá-los serem mais produtivos no trabalho.

7. Economizando para ostentar

Com o cenário de incerteza econômica global, os viajantes em 2023 continuarão a priorizar as viagens, mas estarão mais atentos sobre como aproveitar ao máximo seu orçamento de viagem. Metade (50%) dos viajantes diz que investir em férias continua sendo uma prioridade para elas. Mas estar consciente do orçamento é fundamental, com quase sete em cada dez (68%) viajantes continuando a planejar viagens enquanto buscam mais retorno para seus investimentos.

2023 verá a curadoria de itinerários financeiramente mais inteligentes, com as pessoas planejando os orçamentos de viagem com mais precisão, aproveitando ofertas, hacks e viagens inteligentes (63%) e priorizando a relação custo-benefício com descontos e programas de fidelidade (60%). Mais da metade dos viajantes (53%) procurará economizar dinheiro considerando destinos fora de temporada ou rotas mais longas na viagem, enquanto a maioria (61%) planejará a viagem com mais antecedência na esperança de garantir um negócio melhor. Mais da metade (55%) acredita que o melhor uso de seu orçamento é optar por uma ou duas férias mais longas em vez de várias pausas curtas.

Por outro lado, muitos viajantes também estão preparados para aumentar seus gastos nos componentes da viagem mais importantes para eles. Quase metade (49%) admite que planeja ser mais indulgente em seus hábitos de consumo durante as férias para compensar a falta de viagens durante os últimos dois anos, enquanto 43% planejam gastar muito para garantir que a experiência valha à pena.

Sobre a pesquisa:

A pesquisa de Previsões de Viagem 2023 encomendada pela Booking.com foi realizada com uma amostra de adultos que planejam viajar a negócios ou lazer nos próximos 12 a 24 meses. No total, 24.179 entrevistados em 32 países e territórios foramentrevistados (incluindo 1.014 da Argentina, 1.006 da Austrália, 505 da Áustria, 504 da Bélgica, 1.009 do Brasil, 503 do Canadá, 1.009 da China, 1.010 da Colômbia, 505 da Croácia, 505 da Dinamarca, 1010 da França, 1001 da Alemanha, 500 de Hong Kong, 1005 da Índia, 504 da Irlanda, 504 de Israel, 1008 da Itália, 1003 do Japão, 504 do México, 502 da Holanda, 1007 da Nova Zelândia, 1009 de Portugal, 507 de Singapura, 1008 da Coreia do Sul, 1001 da Espanha, 505 da Suécia, 508 da Suíça, 500 de Taiwan, 504 da Tailândia, 1006 do Reino Unido, 1009 dos EUA e 504 do Vietnam). Os entrevistados responderam à pesquisa online em agosto de 2022.

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🚣 TOURS E PASSEIOS: Get Your Guide

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?