Como eu já havia falado por aqui, engana-se quem pensa que a Índia é um lugar somente para ioga, meditação e atividades tranquilas. Indianos são, tanto quanto nós, apaixonados por aventuras! A natureza e as paisagens diversas do país ajudam a criar cenários perfeitos para várias atividades. Eu já tinha descoberto que, no centro e no norte da Índia, é possível fazer safáris, tirolesas, rafting e caminhadas. Agora, ao visitar o estado de Kerala, no sul do país, descobri muitas novas possibilidades!
Conto aqui 5 aventuras por Kerala que você precisa experimentar quando estiver por lá!
1. Trekking pelas plantações de chá, em Munnar
A região de Munnar é mais conhecida por suas extensas e dramáticas plantações de chá. Mas, estando nas montanhas e com paisagens tão incríveis, também é um ótimo lugar para trilhas e caminhadas. Munnar fica a cerca de 2 horas de distância de carro de Kochi. Também é possível chegar lá de ônibus.
A partir do camping da Kalypso Adventures, onde ficamos hospedados, subimos com um guia em direção à famosa Phantom Rock. Essa trilha tem duração de 2 horas para subir e mais 2 horas para descer. O percurso total vai depender se você vai optar por uma trilha do nascer do sol ou pela manhã. O grupo que quis ver o sol nascer partiu do camping às 4h30 para estar no topo às 6h30 e esperar para curtir o fenômeno. O café é servido já lá em cima depois de uma subida de nível médio, que vale qualquer esforço!
A subida começa em uma pequena estrada e segue pelo meio da mata. Durante a descida, encontramos as plantações de chá e de cardamomos e ainda uma pequena vila de moradores. Eu e minha preguiça fomos no grupo que saiu às 7h. Posso dizer que fiquei satisfeita de não ter que enfrentar a mata fechada de madrugada. Mas, certamente, ver o sol nascendo teria sido mais uma das lindas aventuras por Kerala!
Se você for se hospedar e fazer os passeios com a Kalypso Adventures, eles organizam também seu transfer de Kochi até Munnar, além de passeios de jipe pelas plantações de chá.

A vista do topo das montanhas de Munnar é apaixonante | Foto: Kerala Blog Express | Jinson Abraham

Caminhando pelas plantações de chá em Munnar | | Foto: Kerala Blog Express | Jinson Abraham
2. Bicicleta ou caiaque pelas Backwaters, em Alleppey
Quatorze quilômetros de bicicleta. Quando o guia anunciou eu pensei: “socorro! me tira daqui!”. Mas sem ter muitas chances de escolher, quase fui “arrastada” pelos meus amigos. E não é que eu consegui? Circulamos durante cerca de 2 horas pelas ruas do município de Alleppey, que é cercado pelos canais e backwaters de Kerala. Como grande parte da região é plana, dá para percorrer com tranquilidade. A pedalada foi deliciosa e valeu muito à pena para ver o que acontece na cidade do outro lado dos rios. De bicicleta você também se sente “mais perto das pessoas”. Conseguimos parar para observar os homens carregando caminhões de arroz e as crianças sorriam e faziam “hi-five” para nós.
Não sobrou energia para voltar de caiaque! Mas essa é outra opção para você explorar a região das backwaters de Kerala de uma forma diferente, aventureira e mais responsável. Tanto o pedal, quanto o caiaque também são organizados pela Kalypso Adventures.

Foto: Kerala Blog Express | Jinson Abraham

Foto: Kerala Blog Express | Jinson Abraham
3. Hiking até as cavernas Edakkal, em Wayanad
Wayanad é um distrito no nordeste do estado, que fica entre 700 e 2.100 m acima do nível do mar, portanto com temperaturas mais amenas. Por lá é possível caminhar, fazer tirolesa, visitar plantações de chá e ainda fazer atividades na água. Um dos atrativos mais famosos de lá são as cavernas Edakkal, duas cavernas que abrigam pinturas rupestres datadas de 5 ou 6 mil anos AC – as únicas pinturas da indade da pedra encontradas na Índia!
Para chegar até as cavernas é preciso subir 360 degraus de uma escada de madeira, mas a vista ao final compensa. Os petroglifos que ficam dentro das cavernas são de três tipos diferentes e um deles deve ter no mínimo 8 mil anos. Fomos às cavernas Edakkal em um domingo e estava lotado! Parece ser um local concorrido entre os indianos. A entrada custa 40 rúpias para turistas estrangeiros e o local fica aberto das 9h às 16h.

Foto: Viajar Verde
4. Aventuras radicais no Jatayu Adventure Center, em Kollam
O Jatayu Earth Center é um recém inaugurado complexo turístico que fica pertinho da cidade de Kollam e a 50 km da capital de Kerala, Trivandrum. O grande atrativo do lugar é a maior escultura de pássaro do mundo (já no Guinnes Book), idealizada pelo artista Rajiv Chadayamangalam, que conta a história da lenda hindu Ramayana e do pássaro Jatayu. Mas ainda dentro do complexo há um centro de aventuras com mais de 20 atividades. Dentre elas paintball, tirolesa, rapel, arco e flecha e arvorismo. Os ingressos podem ser comprados no site do Jatayu: http://www.jatayuearthscenter.com/

Foto: Viajar Verde

Foto: Jatayu Adventure Center
5. Bamboo rafting em Wayanad e Thekkaddy
Eles chamam de rafting, mas devido à estrutura do barco e ao movimento dos rios (quase parados), eu considero mais um caiaque. Feitos de bambu, com pads tradicionais ou também de bambu, o esporte parece ser tradicional nas regiões de montanha entre as aventuras por Kerala. Além de Wayanad, vimos a possibilidade de fazer o rafting na jangada de bambu também em Thekkaddy, onde fica o Parque Nacional Periyar. A atividade levar algumas horas ou o dia inteiro e serve para crianças e adultos. A graça está em percorrer o rio sentindo o cheiro e a paz da natureza e escutando o barulho dos pássaros ao redor.
Uma das boas opções para reservar sua atividade de aventura em Wayanad é com a Muddy Boots. Além do rafting eles oferecem tirolesa, mountain biking e caminhadas. Em Thekkaddy os tours são realizados pelo próprio parque Periyar, através do centro de ecoturismo: info@periyartigerreserve.org | Tel: 91 4869-224571

Foto: Kerala Blog Express | Jinson Abraham
Viajei a Kerala a convite do Kerala Blog Express
+ Mais: