Mercado

Sustentabilidade no turismo em debate em Seminário da ABNT

Foto: Ana Duék
Eraldo Alves, Margareth Carvalho, Isabel Barnasque e Alexandre Garrido participam da mesa de abertura

Exemplos, tendências, novidades e melhores práticas de sustentabilidade no turismo, no Brasil e no mundo, foram debatidos na quarta-feira, dia 30 de novembro, durante o Seminário Internacional de Turismo Sustentável, realizado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas no auditório da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio de Janeiro. Com o objetivo de disseminar as práticas de sustentabilidade nas diversas áreas do turismo e criar uma agenda nacional para a questão, especialistas, empresários e estudantes, engajados com o início dos trabalhos pelo Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento – 2017, ouviram palestras e trocaram percepções.

A mesa de abertura contou com a participação da diretora substituta do Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque, do vice-presidente do Conselho de Turismo da CNC, Eraldo Alves, da coordenadora de Turismo do Sebrae-RJ, Margareth Carvalho, e de Alexandre Garrido, coordenador da Comissão de Estudos de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem (CE – 54.0004.01) da ABNT e idealizador do Seminário.

Alexandre Garrido, que também coordena o grupo de trabalho da International Organization for Standardization (ISO) sobre turismo sustentável, ISO/TC 228/WG13, apresentou os resultados da reunião do grupo, que aconteceu nos dias anteriores, e trabalha para desenvolver uma norma ISO de Sustentabilidade para Meios de Hospedagem, que tem como base a norma brasileira ABNT NBR 15401:2014 – Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Requisitos.

Veja mais: Brasil é exemplo para nova norma ISO de sustentabilidade em hospedagem

Foto: Ana Duék

José Fernandes, proprietário do Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, apresenta as práticas do hotel

Em seguida, três painéis trouxeram especialistas em meios de hospedagem, operadoras de turismo, parques, restaurantes e destinos, que mostraram a diversidade de iniciativas que já existem pela sustentabilidade no turismo no Brasil. Representantes do Spa Don Ramon, Hotel Bangalôs da Serra, Mabu Thermas Grand Resort, Hotel Fazenda Campo dos Sonhos e Maraca Hostel compartilharam suas experiências em hotelaria.

Representantes do Turismo de Portugal e do Ministério do Turismo da Malásia contribuiram com práticas internacionais em seus países. O evento contou ainda com a participação da chef Teresa Corção, do Instituto Maniva e restaurante O Navegador; de Mônica Samia, CEO da Braztoa; de Flavio Gueiros, do Sebrae-RJ; D’Arcy Dornan, representante do Global Sustainable Tourism Council no Brasil; Luciana Sagi, da WWF e Ana Duék, do Viajar Verde.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?