Mercado

Refúgio Ecológico Caiman é finalista em prêmio de turismo sustentável

Foto: BLTA

O Refúgio Ecológico Caiman, localizado no pantanal sul-mato-grossense, representa o Brasil entre os 15 finalistas do prêmio WTTC Tourism for Tomorrow, que contempla organizações e estabelecimentos que adotam melhores práticas para a preservação do meio ambiente, do patrimônio natural e cultural e impactam positivamente o desenvolvimento social e econômico de comunidades locais.

O Refúgio Ecológico Caiman concorre na categoria “Prêmio de Meio Ambiente” com outros dois estabelecimentos: a Biosphere Expeditions, no Reino Unido e o Missol Ecoresort, na Indonésia. Os critérios observados são a conservação da biodiversidade, proteção dos habitats naturais e mudança climática.

Em 2004, o Refúgio Ecológico Caiman criou uma reserva natural que corresponde a mais de 10% de sua área: a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dona Aracy. Ela compreende uma área protegida de 5,6 mil hectares com grande diversidade de habitats, entre cerradões, campinas, carandazais, cerrado baixo, vazantes, corixos, capões e cordilheiras, onde encontram abrigo numerosas espécies da fauna e da flora pantaneiras. Na área de visitação, o Centro de Interpretação Ambiental Dona Aracy apresenta aos hóspedes um extenso painel de imagens sobre o ecossistema e a história do Pantanal.

Considerado um dos maiores prêmios de turismo responsável do setor, a homenagem é organizada anualmente pelo World Travel & Tourism Council (WTTC). Os vencedores serão anunciados durante celebração da cúpula anual que o WTTC realizará em Bangkok, entre os dias 26 e 27 de abril.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz, a indicação confirma que o Brasil já é um excelente polo aos olhos do mundo e está em consonância às ações sustentáveis adotadas por grandes empresas mundiais. “Além de minimizar impactos negativos ambientais e socioculturais, o consumo responsável dos serviços turísticos também promove benefícios econômicos para comunidades locais e no entorno dos destinos, como é o caso do Refúgio Ecológico Caiman”, destacou Lummertz.

Em 2014, o Brasil também foi representado no WTTC Tourism for Tomorrow pelo município de Bonito (MS), que foi finalista na categoria Prêmio de Destino.

http://www.wttc.org/
http://caiman.com.br/

Com informações do Portal Brasil e Embratur

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?