Mercado

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016 abre inscrições e lança novas categorias

Foto: Vento Sul Turismo
Vento Sul Turismo, uma das ganhadoras da edição 2014 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

A Braztoa, Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, anunciou oficialmente nesta terça-feira, 14 de junho, a abertura das inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016, maior premiação de turismo sustentável do Brasil. As inscrições estão abertas até o dia 3 de outubro no site da entidade (www.braztoa.com.br), e este ano o prêmio traz novidades para abrir oportunidades e atrair muitos cases de sucesso em diversas áreas. Entre elas está a nova categoria Projetos Inovadores, aberta a estudantes de todo o Brasil.

De acordo com o diretor de Sustentabilidade da Braztoa, Frederico Levy, “o Prêmio é o principal canal que as empresas que atuam no setor de turismo brasileiro têm para mostrarem seus projetos de sustentabilidade ambiental, econômica e social. É um projeto que nos enche de orgulho porque nos traz a oportunidade de disseminar as melhores práticas e inspirar cada vez mais iniciativas”.

Em quatro edições, o Prêmio Braztoa já teve mais de 200 projetos cadastrados e 60 cases premiados. Em 2015, chegou ao número recorde de 67 inscritos.

Foto: BraztoaNovidades
Nesse ano, o sistema de cadastro está simplificado com apenas seis perguntas, um breve resumo e o envio de uma apresentação que ajude a demonstrar os benefícios do projeto. Um dos destaques de 2016 é a criação da categoria Projetos Inovadores, que abre oportunidades para estudantes de nível técnico e superior representando suas instituições de ensino. Outra novidade é a fusão das Categorias Parceiros do Trade a Parceiros Institucionais, que passa a se chamar Parceiros do Turismo.

Categorias e quem pode se inscrever
As categorias para o Prêmio 2016 ficaram assim:

  • Associados Braztoa: operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados.
  • Agências de Viagem: empresas que comercializam produtos e serviços turísticos diretamente para o cliente final.
  • Meios de Hospedagem: hotéis, resorts, hotéis fazenda, cama & café, pousada, flat, entre outros (Ex. albergues e campings).
  • Parceiros do Turismo: abrangem operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações e organizações do terceiro setor, bem como as instituições governamentais, entre outros, não incluindo agências de viagem ou meios de hospedagem, que possuem categoria exclusiva.
  • Projetos Inovadores: projetos submetidos por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior preferencialmente nas áreas de Turismo e Hotelaria.
Lançamento Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016

Lançamento Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016

Sobre a premiação
Serão indicados três projetos por categoria, que passarão pela fase final de avaliação. Será eleito um único vencedor por categoria, que ganhará um troféu. A iniciativa que mais se destacar entre as cinco categorias, também ganha o troféu Prêmio Top Sustentabilidade. O júri também poderá destacar uma iniciativa não vencedora, fazendo uma menção honrosa.

A Braztoa promove ainda a divulgação dos cases de sucesso com a Coletânea de Cases de Sustentabilidade, lançada anualmente. A cerimônia de premiação acontecerá na segunda quinzena de novembro, em local a ser anunciado. No time de jurados estão profissionais que representam instituições de expressão no Brasil e exterior, como USP (Universidade de São Paulo), UNB (Universidade de Brasília, Rainforest Alliance, Centro de Turismo Alemão, ABNT (especialista em diretrizes para uma gestão sustentável) e o BlogClima21.

Os inscritos serão avaliados sob o ponto de vista dos critérios impactos ambientais, socioculturais e econômicos; incentivo ao turismo sustentável; viabilidade financeira; abrangência e replicabilidade. O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem parceria institucional da OMT (Organização Mundial do Turismo), PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e MTUR (Ministério do Turismo), patrocínio do Centro de Turismo Alemão e Travelport, apoio da Ifaseg e parceria de mídia do Brasilturis, Mercado e Eventos, Panrotas e Travel 3.

Programa Braztoa de Sustentabilidade
Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas em turismo sustentável, tornando-se cada vez mais responsáveis e voltados aos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Esse posicionamento fez com que a entidade se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo).

O Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), criado em 2011, propõe demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico. Deste programa, nasceram importantes ações que envolvem questões ambientais, sociais e econômicas, como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que está em sua quinta edição; o Trip Protector Braztoa, primeiro programa de seguros do mercado voltado para os riscos de comercialização de pacotes turísticos – exclusivo das operadoras Braztoa; e a parceria com a ONG Colmeia, que visa promover ações de capacitações entre estudantes e operadores Braztoa, com o intuito de inserir esses jovens no mercado de trabalho com mais experiência e expertise em turismo

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?