Destino Internacional

O que fazer em Edinburgo – 6 passeios imperdíveis

Foto: Ana Duék

Edinburgo, capital da Escócia, é dessas cidades fascinantes pela sua arquitetura única e história, muita história, que os escoceces fazem questão de lembrar e de contar. Estivemos lá no fim de setembro, menos de um mês depois do Fringe, um dos maiores festivais de arte da Europa, quando dizem que é o momento mais incrível para descobrir a capital escocesa. Perdemos o verão e a festa. Mas, ainda assim, posso dizer: Edinburgo é mesmo encantadora! E, se você não tem medo do frio, pode visitá-la em qualquer época do ano.

O que fazer em Edinburgo?

Pequena para uma capital europeia, a cidade reúne atrativos deliciosos e três dias são suficientes para descobrir os principais. Se você tiver mais tempo, melhor ainda! Dá para fazer tudo com calma e aproveitar um pouco mais dos saberes e sabores que Edinburgo oferece.
Aqui vão minhas dicas dos passeios que você não pode perder:

1. Free Walking Tour
Para mim, a melhor maneira de conhecer uma cidade é à pé. Caminhando você descobre cantinhos e espaços únicos e inimagináveis. Quando a cidade é menor, fica ainda mais fácil dispensar os transportes e caminhar. Começar sua visita com um walking tour (tour a pé) é uma oportunidade de ter um panorama geral da cidade e ainda começar sua imersão na história da Escócia. Vários walking tours partem diariamente da High Street. Nossa dica é o Little Fish Tours, com o super simpático e experiente guia Luca, que sai diariamente da High Street, ao lado da estátua de David Hume, às 10h30 e às 13h30.
http://www.littlefishtours.co.uk/

Foto: Viajar Verde

2. Royal Botanic Garden, o jardim botânico de Edinburgo
Esse pode não ser o jardim botânico mais incrível do mundo mas, sem dúvida, merece uma visita. Foi fundado em 1670 para o cultivo de plantas medicinais e hoje reúne mais de 13,302 espécies de plantas. Com mais de 283 mil m2, abriga a mais alta estufa da Grã-Bretanha, o Jardim Memorial da Rainha Mãe e o famoso Jardim de Rochas. O Royal Botanic Garden fica a 15 minutos de ônibus do centro de Edinburgo. 
http://www.rbge.org.uk/

Foto: Viajar Verde

3. Castelo de Edinburgo
Essa é certamente uma das atrações mais visitadas em todo o Reino Unido. E com razão. Você não pode sair de Edinburgo sem visitar o grande castelo que sobreviveu a séculos de histórias, guerras e reinados e guarda marcas de episódios importantes, como as guerras pela independência da Escócia e a revolução dos Jacobitas. Lá dentro estão construções como a St Margaret’s Chapel – o edifício mais antigo de Edinburgo, o The Royal Palace – onde a rainha Maria Stuart deu luz a James VI, e o National War Memorial – que homenageia e reúne os nomes de todos os militares escoceses mortos em combate desde a I Guerra Mundial.
http://www.edinburghcastle.gov.uk/

Foto: Viajar Verde

4. Scotch Whisky Experience
Uma visita à Escócia não está completa sem uma provinha de whisky. E pode ter certeza que, mesmo você que não consegue botar uma gota dele na boca, vai descobrir um que te agrade durante essa experiência. Além de falar da história e da produção, a Scotch Whisky Experience te ensina um pouco sobre os diferentes terroirs e como os sabores podem ser tão diversos. Você tem a chance de provar e ainda de conhecer algumas das garrafas mais antigas do mundo.
https://www.scotchwhiskyexperience.co.uk/

Foto: Viajar Verde

5. Calton Hill
No topo dessa colina, no centro de Edinburgo, estão alguns importantes monumentos, como o National Monument e o Nelson Monument. Mas o grande barato de lá é a vista. A cidade ganha um novo olhar vista do topo de Calton Hill, onde é possível sentar para ver o pôr do sol e o tempo passar.

Foto: Viajar Verde

6. Museu dos Escritores
Edinburgo é berço de importantes escritores e vale à pena conhecer um pouco mais sobre eles. Chegou a ser considerada a “Atenas do Norte” por seu consistente movimento literário e cultural. O The Writers’ Museum celebra a vida e a obra de três desses escritores – Robert Burns, Sir Walter Scott e Robert Louis Stevenson.
http://www.edinburghmuseums.org.uk/Venues/The-Writers–Museum

Foto: Cool Places

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.