Mercado

OMT e especialistas vão estabelecer como medir o turismo sustentável

Especialistas em políticas e estatísticos especializados em desenvolvimento sustentável, meio ambiente e turismo se reuniram para desenvolver uma base estatística para medir o turismo sutentável. O encontro aconteceu na sede da Organização Mundial do Turismo em Madri, nos dias 20 e 21 de outubro.

A primeira reunião do Grupo de Trabalho de Especialistas para Medir o Turismo Sustentável (MST) concordou que desenvolver um parâmetro estatístico para o turismo sustentável é uma prioridade para sustentar respostas políticas integradas nos destinos e incitou a OMT a liderar o movimento. O grupo decidiu que a fundamentação principal é apoiar a mensuração do turismo sustentável em suas várias dimensões – econômica, ambiental e social – e nos relevantes níveis espaciais – global, nacional e sub-nacional – oferecendo uma linguagem comum e organizando uma estrutura para explorar a riqueza de informações já disponível e para identificar a informação extra que for necessária.

Um projeto estatístico para o turismo sustentável é a evolução natural e complementar aos permanentes padrões em estatísticas turísticas: o Tourism Satellite Account (TSA) e o International Recommendations for Tourism Statistics (IRTS). A base inicial envolve ligar as dimensões econômica e ambiental do turismo sustentável por meio de dois critérios da ONU: o TSA e o Sistema de Contabilidade Econômica Ambiental (SEEA).

Um quadro estatístico baseado em critérios pode sustentar a credibilidade, comparabilidade e divulgação de dados e vários programas de monitoramento que integram o turismo sustentável, incluindo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento 2017 constituem uma oportunidade única para avançar no turismo sustentável, inclusivo e responsável; desenvolver um quadro estatístico para medir o turismo sustentável é essencial para fomentar um entendimento comum para acompanhar nosso progresso”, disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.

Mais de 50 representantes de 13 países participaram dos dois dias de trabalho. O Grupo de Trabalho de Especialistas para Medir o Turismo Sustentável (MST) vem se articulando desde 2015 com apoio da Divisão de Estatística da ONU e participação da Áustria, Fiji, Itália, México, Holanda e da Cardiff University, no País de Gales.

+ Veja mais:

Rumo a uma base estatística para medir o turismo sustentável (MST)
Sobre o encontro

Com informações da OMT

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?