Mercado

As melhores entrevistas sobre Turismo Responsável

rueda_color-1Por Viajero Responsable

Estes três sites em espanhol reúnem excelentes coleções de entrevistas realizadas com diferentes e importantes atores e lideranças do mundo do turismo responsável:

Turismo Sostenible Ya: O site, dirigido por Florian Kaefer e Natalia Ferrer, apresenta uma ampla coletânea de entrevistas com líderes do turismo sustentável no mundo todo. As entrevistas também aparecem em versão inglesa no site irmão Sustainability Leaders

Hopineo: um dos melhores recursos desta plataforma colaborativa é o upload de vídeos, resultado de encontros dos membros da equipe do site com empreendedores e profissionais durante suas viagens. Justine, Mahery e Florie, junto com outros HopTrippers, estão deixando como legado uma interessante coleção de vídeos curtos no canal do site no You Tube.

Ecoturismo Genuino: Allan Rhodes é quem faz as entrevistas deste blog, compartilhando a informação em podcasts de aproximadamente 40 minutos. A maioria das entrevistas são realizadas com empreendedores ou responsáveis por redes de turismo sustentável ou comunitário, que são entrevistados em episódios elaborados quase que em formato de rádio.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?

2 Comments

  • Fico me perguntando sobre o iceberg do turismo responsável e sustentável que é publicado na mídia de um país continental como Brasil…. A mídia tem forças realmente? Ela consegue atingir uma população considerável de consumidores? Ela retrata mesmo a realidade? Sabemos que um caso de sucesso para chegar na mídia é 01 exemplo em 100, considerando um determinado destino. Só existe um caso a ser divulgado demonstrando práticas eficazes? O perfil do empreendedor retratado na mídia seria realmente aquele modelo, e principalmente representativo de uma categoria abrangente de empreendedores? Reflexões como esta, tem o intuito de buscar mostrar que o turismo sustentável e responsável que existe de fato. É a parte de baixo do iceberg, este sim é representativo e possível de ser replicado. No entanto a mídia, na maioria das vezes retrata aquele caso sui generis que infelizmente não cumpre sua função ambiental, social e econômica para a sustentabilidade da atividade turística.

    • Ótimas reflexões, Werter. Alcançar a mídia é uma questão realmente duvidosa já que a disseminação da informação requer uma série de fatores. O Hopineo, por exemplo, vem fazendo um trabalho interessante ao abrir espaço para pequenos empresários ou trabalhos comunitários. Os blogs e as mídias sociais também abriram essa oportunidade. Ainda assim, é muito pouco… Esperamos que seja um começo para mudanças no caminho para a conscientização…