Viajante Conectado

7 documentários essenciais sobre mudanças climáticas

Foto: Baraka

rueda_color-1Juntos pelo Clima com Viajero Responsable

Continuamos com nossa cobertura de informações selecionadas rumo à Conferência sobre o Clima – COP-21, que começa no próximo dia 30 de novembro, em Paris. Publicamos abaixo uma seleção de cinco vídeos relacionados às questões climáticas recomendados pela COP-20 – Lima e agregamos outros dois mais recentes.

  1. Uma Verdade Inconveniente (2006)

É o documentário mais famoso sobre o tema. An Inconvenient Truth, (título original) aborda a campanha do ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, para educar os cidadãos sobre aquecimento global, por meio de uma exaustiva apresentação de dados estatísticos e dispositivos que, segundo ele, já foram apresentados mais de mil vezes em diferentes partes do planeta. (Trailer abaixo)

  1. Cowspiracy – o segredo da Sustentabilidade (2014)

Cowspiracy, the Sustainability Secret (título original) é um dos documentários mais recentes sobre o assunto. O filme, produzido pelo ator Leonardo Di Caprio, defende que a agropecuária é a principal responsável pelo aumento das temperaturas globais, apesar do relativo silêncio de muitas organizações ambientais sobre o tema. (Trailer abaixo. Disponível no Netflix)

  1. Trilogia Zeitgeist (2007)

Como passar de uma economia baseada no sistema monetário a uma economia mais sustentável e eficiente, baseada nos recursos do planeta? É disso que trata o documentário independente, parte de uma trilogia desenvolvida por Peter Joseph. Sua circulação é gratuita e seus criadores afirmam que, desde seu lançamento, já foi visto por mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. (Abaixo na íntegra o primeiro filme)

  1. Baraka (1992)

Filmado em 24 países, narra, em condições essencialmente visuais e sonoras, a evolução da terra e da humanidade ao mesmo tempo que indica as formas com que o ser humano foi se relacionando com o meio ambiente. (Trailer abaixo)

  1. Chasing Ice (2012)

Conta a história do fotógrafo James Balog em um projeto para captar imagens com 24 câmeras no Ártico, Groenlândia, Islândia, Alaska e Glacier National Park, em Montana, com o objetivo de mostrar a realidade das mudanças climáticas no planeta desde 2005. (Trailer abaixo)

  1. A Última Hora (2007)

Criado, produzido e narrado por Leonardo de Caprio, com a participação de mais de 50 ativistas, cientistas e políticos, o documentário The 11th Hour (título original) reflete sobre as atuais questões e transformações do meio ambiente, incluindo o aquecimento global. (Trailer abaixo)

  1. A Era da Estupidez, 2009

The Age of Stupid (título original) se situa no ano 2055, onde retrata um futuro pouco promissor para os seres humanos que, devastados pelas mudanças climáticas e pela contaminação ambiental, ficou quase sem recursos ambientais. O documentário reflete sobre a utilização de energia fóssil e a grande emissão de gás carbônico como causas principais que provocam o aumento da temperatura da terra.

logo_tousensemble

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres), cursando MBA em Marketing Digital pela FGV. Acredita que as viagens podem ajudar a formar melhores pessoas e lugares para se viver! Cada um pode encontrar o seu caminho.