Viajante Responsável

Viagens verdes e turismo interno estão em alta no Rio de Janeiro

viagens verdes
Hotel Rosa dos Ventos, em Teresópolis, um dos bons exemplos em práticas sustentáveis no RJ

Um novo estudo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), realizado entre os dias 22 e 29 de junho de 2022 com moradores do estado do Rio de Janeiro, comprova que as viagens verdes e sustentáveis também estão em alta entre os viajantes fluminenses.

Entre os entrevistados, 71,9% consideram essencial buscar hospedagens em hotéis sustentáveis, levando em consideração os impactos sociais, ambientais e econômicos, na hora de realizarem suas reservas. A sondagem mostrou também que 67,4% dos viajantes se preocupam com o consumo e compra de produtos típicos, vindos de fornecedores locais, quando escolhem o destino da viagem. A maioria dos entrevistados, 73,4%, costuma procurar lugares com mais contato com a natureza, enquanto 15,8% procuram locais que possibilitam conciliar lazer e trabalho.

viagens verdes

Pesquisa do IFec revela tendência dos fluminenses para viagens verdes

A Associação de Hotéis Roteiros de Charme comemora estes números. Criada sob inspiração da Conferência Rio-92, a Associação foi pioneira em adotar seu Código de Ética e Conduta Ambiental a fim de orientar as atividades de seus associados no rumo da sustentabilidade. “A pandemia que nos afligiu neste início de década eleva em muitos graus o sentido de urgência por ações capazes de frear efetivamente o agravamento das crises da biodiversidade, climática e agora sanitária, todas interconectadas. A pandemia aumentou a consciência ambiental de consumidores e turistas. Os consumidores mais conscientes passam a buscar oferta de empresas e produtos turísticos que já tragam a conexão com a sustentabilidade inseridas em seus portfólios”, comenta o diretor de meio ambiente da Roteiros de Charme, Luiz Penna.

Turismo interno no Rio de Janeiro também cresce

Além das viagens verdes, sustentáveis e na natureza, outro ponto importante abordado pela pesquisa do IFec RJ foi o incremento do turismo interno. O índice dos moradores do estado do Rio de Janeiro que têm o hábito de viajar é de 79,3%. Embora as viagens para fora do estado ainda sejam a preferência entre os fluminenses, cerca de 40,4% afirmaram priorizar o turismo interno.

Petrópolis turismo sustentável

Petrópolis, na Região Serrana, está entre os destinos procurados | Foto: Wania Corredo – MTUR

Para o presidente da Associação de Hotéis do Estado (ABIH-RJ), Paulo Michel, este índice de viajantes que valorizam os atrativos de seu estado é crescente e vital para a sustentabilidade do setor: “Apesar das adversidades, a pandemia ensinou os fluminenses a valorizarem os atrativos do Rio de Janeiro, descobrirem destinos vizinhos, priorizarem viagens rodoviárias e em família, experienciarem os destinos com maior permanência. Isso foi determinante para a garantia de milhares de empregos no segmento turístico do interior do estado, visto que o Turismo é um setor que impacta direta e indiretamente uma centena de outras atividades, como comércio, restaurantes, eventos, transporte e muitos outros”, comenta. Um bom exemplo deste cenário são as férias de inverno, onde destinos de serra, como Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Miguel Pereira e Penedo registram ocupação igual ou superior a 80% nesta esta temporada, segundo o levantamento da ABIH-RJ.

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🚣 TOURS E PASSEIOS: Get Your Guide

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?