Viajante Comunitário Destino Internacional

Turismo Rural em Chiloé – um roteiro para mergulhar na cultura chilota

turismo rural em Chiloé
Foto: INDAP Chile - Moisés Catrilaf
Escrito por Ana Duék

Não há dúvidas de que as casas construídas em palafitas e as históricas igrejas em madeira são marcas registradas do arquipélago de Chiloé, localizado na região de Los Lagos, no Chile. Mas sua extensa área rural, a diversidade agroecológica, a simpatia das pessoas e as tradições preservadas por séculos também fazem de Chiloé o destino certo para o Turismo Rural.

Desde 1996, o Programa de Turismo Rural do Instituto Nacional de Desenvolvimento Agropecuário (Indap) vem trabalhando junto às famílias camponesas para implementar e consolidar o Turismo Rural em Chiloé. O programa, que começou com 27 famílias, hoje tem 69 iniciativas cadastradas por todo o arquipélago e conta também com o apoio do Serviço Nacional de Turismo (Sernatur) Los Lagos. Na Sernatur, por sua vez, estão registrados mais de duzentos serviços de turismo e lazer conectados ao campo.

turismo rural em Chiloé

Agroturismo El Medán | Foto: Ana Duék

Entre hospedagens, restaurantes e outras atividades, o Indap classifica o Turismo Rural como sendo “o serviço em que o turista participa de tarefas produtivas e/ou vive experiências turísticas que valorizam a cultura e a identidade camponesa”. O Turismo Rural funciona como uma atividade, complementar ou não, que possibilita não só o sustento econômico das famílias, mas também o reconhecimento da identidade e preservação da cultura chilota. Comunidades que há anos se dedicam à pesca, extração de mariscos, cultivo da terra, ou como trabalhadores das indústrias de salmão e mexilhões estão ganhando novas oportunidades com o turismo. E o melhor: o turismo, se desenvolvido de maneira responsável e sustentável, gera muito menos impactos negativos (quem sabe até positivos!) do que os setores extrativistas.

O Turismo Rural em Chiloé é sobre imersão cultural e conexões humanas

Bom para Chiloé, melhor ainda para seus visitantes que têm a oportunidade de experienciar o destino de forma mais autêntica. Fazer Turismo Rural, hospedando-se nas casas ou pequenos alojamentos de moradores locais e saboreando a tradicional comida caseira, nos aproxima da cultura, das pessoas e da essência do lugar, além de trazer benefícios únicos como as conexões humanas e os alimentos saudáveis, recém-colhidos de uma horta orgânica. Também é sobre olhar para o destino sob a perspectiva muito particular daqueles que cuidam porque amam e porque dependem do que o lugar lhes oferece. Uma visão exatamente oposta à dos turistas inconsequentes que tratam os destinos como descartáveis – usam e “jogam fora”.

igreja Chiloé

Foto: Ana Duék

De acordo com Paulina Ros, diretora regional da Sernatur Los Lagos, “o Turismo Rural cria identidade, vincula-se ao território, fortalece a economia local, promove a conservação e coloca as comunidades locais como protagonistas do território. Há um intercâmbio cultural inédito onde o turista e o provedor aprendem um com o outro. O confinamento prolongado permitiu uma reavaliação do natural, do que significa a vida ao ar livre. Hoje, os turistas procuram destinos que envolvam pouco movimento e a nossa região tem um vasto território preparado para o Turismo Rural”.

Que tal viajar para o Chile fazendo Turismo Voluntário ou trocando trabalho e habilidades por hospedagem? Confira aqui alguns projetos incríveis para você se inscrever!

Como Patrimônio Agrícola Mundial, Chiloé promove a agricultura sustentável

Chiloé conta ainda com um importante programa da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, que reconhece e protege áreas e iniciativas rurais que conservam diversidade de alimentos, saberes e práticas que serão cada vez mais necessários para enfrentar os principais desafios mundiais em termos de agricultura e segurança alimentar. A proposta é promover a compreensão, tomada de consciência e reconhecimento internacional destes sítios de patrimônio agrícola. Os produtos, serviços e estabelecimentos certificados pelo SIPAM (Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial) Chiloé pertencem a pequenos produtores, povos indígenas e comunidades locais e precisam estar alinhados com uma abordagem integrada que combine agricultura sustentável e desenvolvimento rural. Portanto, optar por um destes serviços durante a sua viagem, é a garantia de que você vai estar apoiando a comunidade e ajudando a preservar o destino.

Tradiciones Morelia

Morelia Cuyul Naín e seu marido estão à frente do Tradiciones Morelia | Foto: INDAP Chile

Confira algumas opções para você fazer Turismo Rural em Chiloé:

Agroturismo El Medan (Curaco de Velez) – restaurante

Sem dúvidas uma das minhas melhores refeições por Chiloé e das mais típicas. Fomos recebidos com muito carinho pela família da Gloria Hernandez, que nos apresentou também a horta e a granja. E ainda ganhamos algumas maçãs para viagem! Para chegar ao restaurante é preciso atravessar de balsa para a ilha de Quinchao e se dirigir à comuna de Curaco de Velez. Me encantei com o milcao, uma espécie de bolinho de batatas, que pode ser frito ou não. Mas por lá eles também preparam o famoso curanto, cazuela chilota, asado al palo e muito mais!

Instagram: https://www.instagram.com/agroturismoelmedanchiloe/ | Email: agroelmedan@gmail.com | Reservas: +56 990003631

turismo rural em Chiloé

Milcao e batatinhas de entrada no El Medán | Fotos: Ana Duék

Restaurante Tradiciones Morelia (Chonchi)

O Tradiciones Morelia fica na comuna de Chonchi e é uma ótima opção de almoço no caminho entre Castro e Cucao e o Parque Nacional Chiloé. Morelia Cuyul Naín começou vendendo empanadas na porta do Parque e hoje comanda um dos restaurantes mais tradicionais de Chiloé! Os pratos incluem frutos do mar e produtos da terra, muitos deles vindos da horta orgânica, que fica ao lado do restaurante. Não deixe de provar o licor de murta!

Instagram: https://www.instagram.com/tradicionesmorelia/ | Email: tradicionesmorelia@gmail.com | Reservas: +56 997946594

Tradiciones Morelia

Meu peixe delicioso no Tradiciones Morelia | Foto: Ana Duék

Agroturismo El Chucao de Micho (Coihuinco)

Doris Silva e Manuel Levín fazem questão de manter vivas as tradições de seu povo mapuche-huilliche. Eles oferecem 3 cabanas de alojamentos e diversas atividades para os viajantes, como trabalhos agrícolas, passeios pela mata nativa, onde há um espaço sagrado, noites de histórias e mitologia junto ao fogão da família e elaboração de produtos artesanais. A proposta é que os visitantes sejam transportados a outra dimensão, onde se misturam a cosmovisão indígena, histórias de pescadores, experiências pessoais e os seres mitológicos que fazem parte da história de Chiloé.

Instagram: https://www.instagram.com/chucaomicho/ | Reservas: +56 973653659

Agroturismo El Chucao de Micho

Doris Silva e Manuel Levín no espaço sagrado | Foto: INDAP Chile

Turismo Rural Quento (Castro)

Raúl Garay, Lilian Águila e suas filhas recebem os viajantes com a tradicional hospitalidade chilota, compartilhando o dia a dia da família e oferecendo um delicioso café da manhã caseiro. A hospedagem fica a poucos passos da praia e tem vista para a baía. Eles disponibilizam caiaque para uso dos hóspedes e outros serviços de navegação.

Instagram: https://www.instagram.com/turismoruralquento/ |Reservas: +56 9921803711

Chepu Lugar de Encuentro (Ancud)

Chepu é um lugar especial, cercado por lindas paisagens, que oferece alojamento, caminhadas e trilhas, passeios de barco e visitas a diferentes pontos da região, como o Bosque Hundido, a Laguna Coluco, o Muelle de La Luz.

Facebook: https://www.facebook.com/LugarDeEncuentroChepu/  | Reservas: +56 983515946

Chepu Lugar de Encuentro

Foto: Chepu Lugar de Encuentro

Chiloé Natural (operador turístico)

Sob os cuidados atenciosos de Cyril Christensen e Macarena Prieto, a Chiloé Natural desenha e realiza passeios diferenciados e criativos pelo arquipélago, abordando a natureza, a cultura e, claro, a gastronomia tradicional em sua essência. A operadora é um dos empreendimentos certificados com o selo SIPAM e faz questão de trabalhar com parceiros que se preocupam com a sustentabilidade.

Site: http://www.chiloenatural.cl/ | Instagram: https://www.instagram.com/chiloenatural/

Chiloé Natural

Cyril explicando sobre a fauna local no Parque Nacional Chiloé | Foto: Ana Duék

Você também pode encontrar opções de atividades e hospedagens de Turismo Rural junto à Cooperativa Campesina Chiloé Turismo Rural. De acordo com a descrição no site, “a proposta integra as belezas cênicas e importantes marcos turísticos com atividades gastronômicas e ao ar livre oferecidas pelos associados da Cooperativa, conhecendo trilhas em mata nativa, lagos, orla, e atividades culturais que permitem conhecer Chiloé de forma mais profunda”.

Viajei a convite da Sernatur Los Lagos

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🚣 TOURS E PASSEIOS: Get Your Guide

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?