Prêmios de turismo são sempre uma oportunidade de reconhecimento, promoção, networking e consolidação para iniciativas e indivíduos que estão dedicados a fazer um turismo melhor para todos. Confira quatro oportunidades para inscrever seus projetos.
Prêmio Nacional do Turismo vai reconhecer iniciativas e profissionais de destaque no turismo nacional
O Ministério do Turismo acaba de abrir inscrições para mais uma edição do Prêmio Nacional do Turismo, que reconhece iniciativas e profissionais que ajudam a potencializar a força econômica geradora de emprego e renda ao Brasil, além de valorizar a promoção da sustentabilidade e inclusão social. O prêmio deste ano tem como tema “O Turismo Transformando Vidas” e as inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto.
Podem participar do prêmio pessoas físicas e jurídicas que integrem uma das 19 categorias diferentes. Elas estão divididas em dois grupos. Iniciativas de Destaque (para pessoas jurídicas) contempla 10 categorias: Governança e Gestão do Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; Economia Criativa e Produção Associada no Turismo; Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo; Valorização do Patrimônio Natural no Turismo; Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo; Promoção e Marketing no Turismo; Turismo de Base Comunitária e Turismo Social; e Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo.
O segundo grupo é voltado para os Profissionais de Destaque e vai premiar 9 categorias: Academia; Governo – Parlamentares; Governo – Dirigentes; Governo – Técnicos; Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte; Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI; Organizações Não Governamentais; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres Empreendedoras no Turismo; e Lideranças Sociais ou Comunitárias de Destaque no Turismo.
Reto FiturNext 2024 abre inscrições para iniciativas de turismo que revitalizam territórios
Como pode o turismo contribuir para a revitalização dos territórios? Esta é a pergunta feita pelo Reto FiturNext 2024, que está com inscrições abertas para iniciativas do mundo todo que buscam fortalecer territórios e destinos ajudando a mitigar a perda populacional e o despovoamento causado pelo êxodo de áreas rurais e envelhecimento da população.
O Desafio é lançado anualmente pelo FiturNext, o observatório de boas práticas em turismo sustentável da FITUR, e o prêmio será entregue durante a feira, em janeiro de 2024, em Madri. A cada ano, o Reto FiturNext aborda um tema central diferente. O desafio deste ano está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 8, 10 e 11, no sentido de encontrar boas práticas que contribuam para o equilíbrio e revitalização territorial através do turismo.
O Desafio FiturNext 2024 enfoca os territórios e como o turismo pode ajudar a aliviar a redução da população nos destinos. Esses espaços esvaziados normalmente sofrem com a falta de serviços locais básicos, de acessibilidade, mobilidade e conectividade, além do desaparecimento lento e silencioso da população. As inscrições vão até 31 de agosto de 2023.
Os projetos que avançarem para etapa final serão convidados a participar das atividades que acontecerão no stand da FiturNext, durante a FITUR 2024, e também de outras ações da comunidade FiturNext que vão trazer visibilidade para as iniciativas finalistas.
Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24 destaca experiências e governança
Em sua 11ª edição, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24 tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que se destaquem com melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, considerando os pilares social, ambiental e econômico e contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. A edição deste ano tem novas categorias e vai valorizar experiências e gestão com foco na sustentabilidade. As inscrições estão abertas até 4 de setembro e serão reconhecidas até dez iniciativas.
As categorias estão divididas em dois temas: Gestão/Governança – para empresas, governos, organizações e associações com ações voltadas para a gestão/governança sustentável de uma empresa, entidade ou destino turístico; e Experiência/Produto – para empresas, governos, organizações e associações com ações voltadas para a construção ou aprimoramento de experiências ou vivências turísticas de sustentabilidade.
Nas duas categorias podem se inscrever operadoras associadas à Braztoa, parceiros de negócios (empresas vinculadas ao setor de turismo) ou parceiros institucionais (fundações, associações, organizações da sociedade civil e instituições governamentais que atuem no setor turístico), sendo eles associados ou não associados à Braztoa.
O Prêmio vai reconhecer também iniciativas de Destaque, abrindo espaço para projetos inovadores, com menos de 2 anos de atividades; iniciativas da comunicação (jornal, matérias, artigos, etc.); e/ou trabalhos e pesquisas acadêmicas que tenham grande potencial na construção de um turismo mais sustentável.
Segunda edição do Regenerative Travel Impact Awards
Esta premiação internacional, desenvolvida pela empresa Regenerative Travel, reconhece indivíduos inspiradores e iniciativas que estão enfrentando de forma criativa alguns dos maiores desafios do nosso planeta, celebrando pessoas e projetos que incorporam os princípios da regeneração – melhorando a vida das pessoas, das nossas comunidades e o mundo ao nosso redor.
O painel de jurados, que reúne especialistas com vasta experiência e conhecimento coletivo em ecologia marinha, empreendedorismo social, jornalismo de viagens, sustentabilidade, narrativa visual, política de turismo, hospitalidade e investimentos de impacto, está focado em identificar ideias inovadoras com potencial para promover viagens regenerativas.
As inscrições estão abertas até o dia 14 de julho e são divididas nas categorias: Hotel regenerativo do ano; Agência regenerativa do ano; Iniciativa de viagens regenerativas do ano, Storyteller regenerativo do ano; Change Maker regenerativo do ano; People’s choice; Desenho regenerativo; Experiência de viagem regenerativa; Saúde e bem-estar; Comunidade; Conservação; Alimentação e agricultura; Educação; e Inovação climática.
+ Mais: