O Turismo Sustentável abordado de forma prática é destaque do novo Podcast do Desafio de Inovações em Turismo Sustentável, que traz exemplos inspiradores que estão conquistando o Brasil. Ao longo de cinco episódios de aproximadamente 20 minutos, eu, Ana Duék, tenho o prazer de conversar com alguns dos realizadores por trás do Desafio e com os representantes dos três projetos vencedores.
Como uma iniciativa pioneira de incentivo e promoção ao turismo responsável no Brasil, o projeto Trilhando a Transformação: Desafio de Inovações em Turismo Sustentável foi lançado em 2020, no primeiro ano de pandemia, com o objetivo de reconhecer soluções inovadoras em turismo, pautadas nos quatro pilares da sustentabilidade, que geram transformação social e fortalecem comunidades locais. O Desafio foi idealizado e coordenado pela CTG Brasil e pela Ashoka Brasil e contou com a inscrição de 197 projetos de todo o país.
Três iniciativas foram contempladas: Rede BATUC – Turismo Comunitário da Bahia em Movimento (BA), Rota da Liberdade (SP) e Turismo CO2 Legal – Guardiões do Clima (BA). Além de um apoio de R$ 100 mil, os vencedores receberam mentorias e assessoria financeira. O Podcast do Desafio de Inovações em Turismo Sustentável marca a conclusão do Trilhando a Transformação, mas os projetos participantes, claro, seguem promovendo transformações Brasil afora.
Entrevistas destacam tendências e transformações no Turismo Sustentável
O primeiro episódio do Podcast, lançado em 14 de junho de 2022, traz uma conversa descontraída sobre o Desafio com Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil, e Rafael Murta Reis, diretor de Comunidade e Territórios Transformadores da Ashoka Brasil.
Salete conta como a semente do projeto surgiu a partir da sua experiência na Nova Zelândia e da reflexão sobre como poderíamos explorar melhor o turismo no Brasil. “Quando cheguei na CTG Brasil, percebi que havia uma relação entre os reservatórios das hidrelétricas e o desenvolvimento local do turismo. Um dia a Ashoka Brasil nos procurou (…) e comentei ‘eu tenho um sonho. Tenho vontade de fazer um projeto na área de turismo’. Foram então nove meses de ‘namoro’ e fizemos esse projeto que conecta inovação, turismo e sustentabilidade”, explica a executiva.
De acordo com Rafael Murta, o grande objetivo do Desafio é refletir e promover a transformação do olhar e do comportamento de consumo da sociedade de um turismo convencional, muitas vezes predatório, para um turismo que gera impactos positivos. “O mundo hoje está orientado o tempo todo no contexto de mudança. A Ashoka Brasil quer impulsionar essa mudança no sentido em que cada pessoa possa se reconhecer como um agente de transformação. Esses inovadores que participaram do Desafio são pessoas que olham para o turismo como uma oportunidade, um vetor de transformação e desenvolvimento local”, explica Rafael.
Rafael lembra ainda que “quando falamos em Turismo Sustentável, estamos refletindo sobre as práticas de turismo que incidem sobre o território na perspectiva cultural, do ponto de vista da preservação, da valorização da cultura local, que incorpora práticas de economia regenerativa, ambientais e um aspecto social que contribua para o desenvolvimento das comunidades locais”.
Desafios e tendências do Turismo Sustentável
No segundo episódio do Podcast do Desafio de Inovações em Turismo sustentável, que será lançado em seguida, eu converso com Daniela Matielo, diretora executiva do programa Changemakers da Ashoka, e Clóvis Borges, diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental. Trocamos ideias sobre os caminhos possíveis para o turismo responsável no Brasil a partir de perspectivas mapeadas dentro do programa Trilhando a Transformação.
Em paralelo ao Desafio, a CTG Brasil e a Ashoka entrevistaram 19 empreendedores sociais conectados ao turismo para traçar um Mapeamento de Inovações Sociais para o Turismo Sustentável onde foi possível identificar princípios direcionadores em comum que impulsionam as iniciativas na área e barreiras sistêmicas que ainda limitam a consolidação do turismo sustentável no país.
Finalmente, no 3º, 4º e 5º episódios, eu recebo respectivamente Elizangela Lima e Aline Bispo, da Rede BATUC, Solange Barbosa, da Rota da Liberdade, e Salvador Ribeiro, do Turismo CO2 Legal – Guardiões do Clima. Em cada conversa abordamos uma temática essencial para o turismo sustentável: mobilização de redes, afro turismo e mudanças climáticas.
Esse texto faz parte do projeto Trilhando a Transformação: Desafio de Inovações em Turismo Sustentável, realizado pela CTG Brasil e Ashoka Brasil
+ Mais: