Mercado

Conheça a primeira operadora de turismo comunitário carbono neutro do México

operadora de turismo comunitário
Foto: Viajar Verde

A Community Tours Sian Ka’an, operadora de turismo comunitário que oferece roteiros na Reserva da Biosfera de Sian Ka’an, em Quintana Roo, no México, vai se tornar a primeira operadora comunitária carbono neutro no México, com a implementação de novas boas práticas ambientais recém anunciadas.

A Community Tours Sian Ka’an, fundada em 2004, é operada por moradores de comunidades maias que estão dentro da Reserva, considerada Patrimônio da Humanidade. Ela sempre  teve o compromisso com a conservação e preservação do meio ambiente e de sua cultura, oferecendo diferentes roteiros guiados dentro e fora da paradisíaca Sian Ka’an, que incluem caminhadas, ruínas maias, caiaque, flutuação em rios, observação de animais, além de muita cultura e gastronomia maias.

A empresa aproveitou o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento para referendar seu compromisso com o meio ambiente e anunciou o programa ‘Turismo Carbono Neutro’, através de seu presidente, Alberto Caamal. Ele acrescentou que, embora a empresa já conte com o Distintivo S, no qual a Secretaria de Turismo do México (SECTUR) reconhece suas ações de sustentabilidade, ele decidiram dar um passo a mais para seguir em sua visão de conservar os ecossistemas e melhorar a qualidade de vida de suas comunidades.

operadora de turismo comunitário

Foto: Viajar Verde

O Programa Turismo Carbono Neutro permitirá à operadora de turismo comunitário compensar as emissões de C02 geradas nas operações de seus tours, através da compra de créditos de carbono forestal. Carlos Segura, consultor em turismo e mudanças climáticas, expliciou que para implementar o programa foi necessário medir a pegada de carbono da empresa, calculando o quanto de C02 liberam na atmosfera os roteiros da Community Tours Sian Ka’an. O resultado foram 1,451.25  toneladas de C02, equivalentes às emissões de 427 automóveis por ano.

Veja mais: México lidera debate sobre gestão sustentável de destinos

“Depois de calcular a pegada de carbono, o próximo passo é criar um esquema para que os turistas, mediante o pagamento do tour, apoiem a compra dos créditos de carbono através da Scolel Té, organização baseada em Chiapas”, comentou Vicente Ferreyra Acosta, diretor geral da Sustentur, empresa que assessora a Community Tours Sian Ka’an neste processo. “Com o Programa Turismo Carbono Neutro, a Community Tours Sian Ka’an está sendo pioneira e dando um exemplo no domínio das empresas comunitárias no setor de turismo como um todo”, acrescentou Vicente.

com informações de Sustentur

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🚣 TOURS E PASSEIOS: Get Your Guide

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?