“Tudo o que sabemos sobre a mentalidade do viajante mudou” – é o que diz o novo estudo “The post pandemic traveler” (O viajante pós-pandemia), lançado no início de junho de 2022 pela agência de marketing e redes sociais Sparkloft Media. O relatório garante que a pandemia mudou o comportamento do viajante e como eles sonham, planejam e reservam suas viagens, destacando três novas mentalidades de viajantes.
Trazendo exemplos como o relatório de tendências do Pinterest 2021, o estudo da Sparkloft mostra que as pessoas estão colocando as paixões e experiências à frente dos destinos. Isso quer dizer que elas não estão mais viajando para visitar lugares que sempre sonharam e sim para viver determinadas experiências e suprir seus desejos e paixões. “As pessoas estão encontrando razões novas e aleatórias para comemorar com uma viagem”, diz o relatório. É o que o Pinterest está chamando de “alt bashes” – em português, festanças alternativas. A rede social cita, por exemplo, que a procura mundial por “festas de divórcio” aumentou 55%. Outros termos em alta incluem “férias dos sonhos” (aumento de 7x); férias de luxo (50%); viagem para as montanhas (35%); e resort na floresta (100%). Para as marcas, empresas e destinos, é a oportunidade de motivar os viajantes com itinerários diferenciados e criativos que alcancem o emocional das pessoas.
Para o perfil do novo “viajante pós-pandemia”, o estudo da Sparkloft Media identificou três mentalidades diferentes:
1) “Pensando grande” (Going Big)
São os viajantes que priorizam as NOVIDADES. Querem visitar novos lugares, conhecer novas culturas, fazer algo que nunca fizeram antes. Eles estão buscando “compensar o tempo perdido”. Estão abertos a novas ideias, são emotivos, desafiadores de autoridade, mas não são impulsivos e pensam bastante antes de decidir. De acordo com relatório da Expedia, 68% dos viajantes americanos pretendem fazer algo audacioso na sua próxima viagem.
2) Viajantes que unem trabalho e lazer (Bleisure Pursuits)
São viajantes que priorizam o PROPÓSITO. “O entusiasmo pelas viagens cresceu simultaneamente ao trabalho remoto, transformando completamente o cenário das viagens e trazendo uma nova definição para o viajante “bleisure”” – que representa a união entre as palavras business (negócios) e leisure (lazer). Esses viajantes pós-pandemia são ativos, independentes e motivados por um desejo de descoberta. Eles permanecem por mais tempo nos destinos e têm a oportunidade de fazer viagens mais imersivas.
3) À procura do autocuidado (Self-care Seekers)
Aí estão os viajantes que priorizam as CONEXÕES. As viagens de bem-estar, ou wellness travel, se expandiram para muito além da visita a um Spa ou um retiro de yoga. Cada vez mais, o turismo é visto como uma forma de autocuidado. A busca por palavras como “wellness” alcançou 79.800 usuários únicos no Twitter entre março de 2021 e de 2022. Essas pessoas são introspectivas, filosóficas, emotivas e sensíveis ao ambiente que os cerca, bem como ao cuidado também com o outro.
Para as empresas e destinos, o relatório “O viajante pós-pandemia” traz 5 conclusões e recomendações:
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Alcance os viajantes no início da fase de sonho para “prendê-los” ao seu destino;
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Dirija-se diretamente a essas novas motivações e crie roteiros e conteúdo para abordar novos estilos e atitudes de viagem;
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Envolva com aspectos emocionais, ao invés das informações básicas e detalhes sobre planejamento;
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Expanda seu mix de canais para diversificar sua entrega de mensagens em várias plataformas;
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Continue esperando o inesperado. Construa processos flexíveis e ágeis para se adaptar à medida que o público muda.
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