Mostra com mais de 80 peças Maoris entra em cartaz no Espaço Tom Jobim
A arte, as tradições e a cultura dos Maoris, o povo nativo da Nova Zelândia, são tema da mostra “Tuku Iho: Legado Vivo Maori”, que fica em cartaz de 9 a 25 de outubro, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Mais de 80 objetos contemporâneos produzidos pelos nativos, incluindo esculturas de madeira, pounamu (jade), ossos, bronze e linho estarão em exposição na maior mostra já realizada nas Américas sobre o tema. Organizada pela Embaixada da Nova Zelândia e pelo Maori Arts & Craft Institute (MACI), a exposição tem entrada gratuita e chega ao Rio após uma temporada em Santiago (Chile) e outra em Buenos Aires (Argentina).
Além da exibição das obras, a programação inclui ainda a presença de tatuadores e apresentações da dança típica Haka, famosa pelas performances do time de rúgbi neozelandês All Blacks. Dançarinos do grupo de Kapa Haka “Nga Kete Tuko Iho” estarão no Brasil especialmente para a exposição, onde vão apresentar sua poderosa combinação de música, canto e intensas danças de guerra. Mestres das artes cênicas tradicionais Maori, o grupo também vai interpretar sua arte em diversos pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar e o Forte de Copacabana.
“Muitas sociedades são deixadas no passado e mantêm uma aura de mistério. Nós queremos contar as histórias do povo Maori e mostrar que o esse legado continua vivo. Ser Maori significa reconhecer o valor de seus antepassados e mostrar como você está conectado a eles”, diz Karl Johnstone, responsável pela mostra e diretor do MACI, organização que busca desmistificar a cultura ancestral.
Serviço – Tuku Iho: Legado Vivo Maori
Site: http://www.newzealand.com/br/feature/tuku-iho-legado-vivo/
Vídeo-teaser: https://www.facebook.com/nzmaci/videos/827563940697088/?fref=nf
Quando: De 9 a 25 de outubro, 10h às 18h
Onde: Espaço Tom Jobim – Jardim Botânico
Endereço: R. Jardim Botânico, 1008 – Tel.: (21) 2274-7012
Entrada gratuita