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Natureza Positiva no turismo: qual o papel das viagens na restauração da biodiversidade?

Turismo Natureza Positiva
Escrito por Ana Duék

Natureza Positiva é uma abordagem que busca interromper, reduzir e recuperar os impactos negativos do homem na natureza, revertendo a atual perda de biodiversidade.

A redução da biodiversidade é um dos grandes impactos da interação desastrosa do homem com a natureza e o planeta. O mundo já perdeu 69% das populações de animais silvestres desde 1970, de acordo com o relatório Planeta Vivo 2022 da WWF. Este número alcança 94% quando falamos de América Latina. Cientistas garantem que estamos vivendo a sexta extinção em massa na Terra – a maior desde a era dos dinossauros. Diante deste cenário, líderes de quase 200 países assinaram, durante a COP 15 – Conferência sobre a Diversidade Biológica, um acordo histórico onde se comprometem a preservar um terço da natureza do planeta até 2030, além de restaurar ecossistemas, investir na conservação da natureza e garantir o uso sustentável da terra.

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O que o turismo tem a ver com isso?

Não temos dados específicos em relação à biodiversidade, mas sabemos que as atividades do turismo são responsáveis por 8% das emissões de CO₂ do planeta. Além disso, “contribuem” com construções que destroem ecossistemas, geram excesso de lixo, exploram a natureza indevidamente. Além dos impactos negativos, o setor também é extremamente dependente da natureza, com mais da metade dos viajantes buscando explorar e visitar áreas naturais (WTTC). Sem a natureza e a biodiversidade não sobreviveremos.

Mais do que nunca, enquanto viajantes, profissionais do turismo ou gestores públicos, precisamos adotar ações imediatas para regenerar a natureza e reverter a perda de biodiversidade do planeta. Entra aí a abordagem da Natureza Positiva como solução para salvaguardar o nosso futuro.

birdwatchingDurante a COP 15 em Montreal, o World Travel & Tourism Council, a Organização Mundial do Turismo e a Sustainable Hospitality Alliance também assinaram uma colaboração para reunir os setores público e privado conectados à indústria de viagens e reverter a perda de biodiversidade até 2030. A iniciativa baseia-se nas recomendações propostas pelo relatório Nature Positive Travel & Tourism (Viagens e Turismo Natureza Positiva), produzido pelo WTTC em parceria com a ANIMONDIAL, e do qual o Viajar Verde é um dos signatários.

O que é Natureza Positiva?

Natureza Positiva é uma abordagem (ou uma visão) e meta que busca interromper, reduzir e recuperar os impactos negativos do homem na natureza, revertendo a perda de biodiversidade. Esta abordagem propõe uma nova relação do homem com a natureza, a partir de ações de conservação e recuperação da natureza, e aumento da saúde, diversidade e resiliência de espécies, populações e ecossistemas.

Na visão do WTTC, Natureza Positiva significa “deter e reverter os danos à natureza para que todo ser vivo possa se recuperar de seu estado de esgotamento atual. Isso envolve minimizar danos contínuos e tomar ações positivas para restaurar a natureza, para produzir um benefício geral para a biodiversidade e ajudar a atingir zero emissões”.

“É um objetivo que deve gerar ações (a partir dos diversos acordos globais e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e orientar as atividades de governos, sociedade civil e empresas”.*

Para o Global Goal for Nature, acordo que define as metas necessárias para determos e revertermos as perdas da natureza até o momento, precisamos ter ações e resultados concretos e mensuráveis até 2030 para que, em 2050, a biodiversidade tenha se recuperado totalmente.

Natureza Positiva

Fonte: Global Goal for Nature | https://www.naturepositive.org/

Para alcançarmos a recuperação da biodiversidade, a abordagem da Natureza Positiva precisa ser adotada por todos, incluindo o setor de turismo. Mas, antes de qualquer confusão, precisamos entender que ela não é um nicho de turismo, um estilo de viagem ou um novo nome para o turismo sustentável ou regenerativo. As ações e metas que a Natureza Positiva propõe estão voltadas exclusivamente para a natureza, mas é claro que, em última instância, vão impactar positivamente as pessoas e economias. Vale lembrar também que a abordagem não precisa ser utilizada apenas por quem está na natureza. Destinos e empresas em cidades também podem (e devem!) agir pela regeneração dos ecossistemas.

Já sabemos que sustentar o planeta que temos hoje não é suficiente. Precisamos regenerar o que já destruímos e agir, não pela neutralização, mas sim pelos impactos positivos.

Como adotar a Natureza Positiva?

Sabemos que mudanças, novos comportamentos e metodologias e, principalmente, novas visões de mundo são difíceis de adotar. E em se tratando de sustentabilidade, nosso bloqueio é ainda maior. Já temos tanto para lidar: gestão do lixo e desperdício de alimentos, utilização de produtos orgânicos, locais e naturais, diversidade, inclusão, acessibilidade, mudanças climáticas… A Natureza Positiva não precisa ser mais um item nessa lista e sim uma ferramenta que vai te ajudar a agir por essas e transformações.

Natureza Positiva turismoPara auxiliar profissionais do turismo a incorporar a Natureza Positiva em seus negócios, destinos e no dia a dia, o WTTC desenvolveu, junto com o relatório “Nature Positive Travel & Tourism”, um guia passo a passo com recursos de aplicação prática para apoiar esta transição. Ele envolve quatro fases: 1) Avaliar e Definir; 2) Reduzir e Restaurar; 3) Monitorar e Reportar; e 4) Colaborar e Comunicar. Cada fase reúne dois ou três passos. Convido você a ler o guia com calma, pois traz grandes aprendizados.

Os primeiros passos propõem uma ampla coleta de dados e informações e identificar como seu negócio depende da natureza e os impactos que causa nela. Vale à pena entendermos quais são então os principais impulsionadores da perda de biodiversidade no mundo: mudanças no uso da terra e do mar; exploração direta de recursos e organismos, mudanças climáticas, poluição e invasão de espécies não nativas.

A partir dessa primeira imersão, você já pode determinar as oportunidades e possíveis ações para mitigar e para recuperar a natureza e ainda criar uma estratégia Natureza Positiva para a sua empresa ou destino. O guia oferece diversas fontes para referências e inspirações! É importante lembrar que a estratégia deve atravessar todas as áreas da empresa.

Passamos então à importante etapa da mensuração – indispensável quando falamos de Natureza Positiva. Estabelecer metas e KPIs é essencial para avaliarmos nossa evolução. Afinal, só alcançamos a natureza positiva quando nossas ações de sustentabilidade e regeneração superam os impactos que causamos em nossas operações. Finalmente, a ferramenta sugere que você estabeleça parcerias e comunique de forma transparente suas ações e resultados: “Reportar sobre ações, conquistas e necessidades de melhoria da estratégia de Natureza Positiva do negócio deve tornar-se obrigatório”.

Algumas sugestões de ações nos seus primeiros passos incluem:

1. Incorporar ações de mitigação de riscos na política/plano de ação da empresa
2. Seguir critérios de aquisição de produtos/serviços/fornecedores para garantir atividades/produtos apropriados (não prejudiciais aos animais, espécies, biodiversidade ou natureza)
3. Criar uma política de proteção animal; adotar diretrizes do setor; auditar fornecedores para conformidade
4. Assinar a Declaração de Glasgow sobre Mudanças Climáticas e comprometer-se com a descarbonização
5. Envolver fornecedores e incentivar/exigir uma abordagem positiva da natureza
6. Fornecer informações aos clientes sobre respeitar e proteger os animais e a natureza
7. Fazer parcerias com organizações sem fins lucrativos/instituições comunitárias para proteger, restaurar e regenerar a natureza

* A Nature-Positive World: The Global Goal for Nature

+ Mais:

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Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?