Companhias aéreas e viajantes já não têm mais desculpas para não compensarem as emissões de carbono de seus voos pelo mundo. Em uma iniciativa pioneira, a holandesa KLM lançou o programa Voe com Responsabilidade, que convida todos a se unirem em busca de um futuro mais sustentável para a aviação. A partir de agora, a empresa passa a oferecer a todas as companhias aéreas seu programa de compensação de carbono CO2ZERO gratuitamente e sem a marca da KLM.
“A partir de hoje, vamos alcançar e compartilhar nossas melhores práticas e ferramentas, tudo o que aprendemos sobre sustentabilidade, com todos os nossos concorrentes. Valorizamos a concorrência, mas não quando se trata do desenvolvimento sustentável da aviação”, afirmou Pieter Elbers, presidente e CEO da KLM. A aérea já acumula mais de dez anos de experiência com seu programa de compensação e, além de oferecer a ferramenta para as outras empresas, tenham elas ou não programas similares, está se propondo também a dividir sua expertise. De acordo com o site da KLM, “quanto mais visível e fácil for o serviço, mais os passageiros escolhem compensar a sua parte na pegada de CO2 do seu voo”, por exemplo.
Dentro da iniciativa Voe com Responsabilidade, a KLM também está incentivando os viajantes a substituírem os aviões pelo trem, no caso de trechos mais curtos, e viajarem com malas mais leves, já que, quanto mais peso, maior o consumo de combustível no avião. Para a indústria, a KLM faz outra convocação: aéreas que fazem viagens de negócios estão convidadas também a participar do programa KLM Corporate BioFuel, que estimula a disponibilidade de combustível de aviação sustentável em maior escala.
Em 2018, cerca de 90.000 passageiros voaram com CO2 neutro graças ao serviço de compensação CO2ZERO da KLM, o que contribuiu para o desenvolvimento de 312 hectares de floresta tropical. Isso representa um aumento de quase 50% em relação a 2017. A contribuição gerada pelo programa CO2ZERO é investida em um projeto de reflorestamento no Panamá chamado CO2OL Tropical Mix. Este projeto foi reconhecido com um Padrão de Ouro para o certificado de Metas Globais, tomando antigas pastagens, transformando-as e mantendo-as em novas florestas mistas. O projeto tem um impacto positivo no meio ambiente e na geração de empregos local.
Mais informações estão no site https://flyresponsibly.klm.com/
+ Mais: