Marketing de Turismo Sustentável

Excesso de informações sobre sustentabilidade nos hotéis deixa consumidores desconfiados

informações sobre sustentabilidade nos hotéis
Escrito por Ana Duék

Práticas de sustentabilidade dos hotéis podem ter efeito contrário, se mal comunicadas

Em tempos de desinformação e greenwashing, os consumidores estão mais desconfiados do que nunca. O excesso de comunicações e informações sobre sustentabilidade no turismo pode se transformar em um tiro no pé e gerar o efeito inverso, principalmente, se essas comunicações não estiverem embasadas com ações práticas.

Como hotéis e hospedagens devem comunicar então seus esforços e iniciativas de sustentabilidade sem afastar os hóspedes? Esta foi a questão que o estudo “Sobrecarga de informação sobre sustentabilidade: seu efeito nas percepções de greenwashing dos clientes, valor percebido e intenções comportamentais” buscou responder. A pesquisa, publicada pelo Journal of Hospitality and Tourism e desenvolvida pelos autores Xavier Font, Luisa Andreu, Anna S. Mattila e Joaquín Aldas-Manzano, entrevistou mais de 800 viajantes britânicos e alemães para entender suas expectativas em relação às práticas de sustentabilidade na hotelaria.

Os participantes foram apresentados a um quadro de pontuação de sustentabilidade e convidados a avaliar suas percepções sobre as informações fornecidas pelos hotéis. Os resultados revelaram uma relação clara entre a sensação de sobrecarga de informações e o aumento do ceticismo quanto ao compromisso real dos hotéis com a sustentabilidade.

Xavier Font, coautor do estudo e professor de Marketing de Sustentabilidade na Universidade de Surrey, afirmou: “À medida que os consumidores são bombardeados com reivindicações e métricas, muitos começam a suspeitar que os hotéis estão apenas praticando greenwashing — apresentando uma falsa imagem de responsabilidade ambiental para aumentar sua atratividade. O excesso de informações sobre sustentabilidade frequentemente deixam os consumidores confusos e enganados”.

“Nossa pesquisa mostra que, embora os hotéis busquem demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade, eles também devem considerar como essas informações são percebidas. Se não forem gerenciadas com cuidado, as próprias mensagens destinadas a atrair hóspedes conscientes podem acabar afastando-os”, explica Xavier Font.

O estudo identifica dois problemas principais: a linha tênue entre comunicação informativa e sobrecarga de informações e a necessidade de os hotéis alinharem suas mensagens de sustentabilidade às expectativas dos consumidores. De acordo com a pesquisa, ao contrário do que se espera, quando as expectativas dos clientes são mais baixas em relação às práticas de sustentabilidade, o efeito negativo do greenwashing no valor percebido é mais forte. Já para os clientes mais conscientes e com altas expectativas de iniciativas responsáveis o efeito do greenwashing pode ser mais tolerável, mantendo uma percepção de valor.

Os pesquisadores recomendam que os hotéis simplifiquem suas comunicações sobre sustentabilidade, priorizando sempre as iniciativas mais relevantes e impactantes, em vez de sobrecarregar os hóspedes com uma grande quantidade de dados e informações. Isso inclui destacar ações específicas e envolventes de sustentabilidade que mobilizem os clientes, ao invés de recorrer a uma lista gigante de afirmações genéricas.

A pesquisa também lembra a importância do cumprimento de legislações, principalmente na Europa e Estados Unidos, onde já há leis que regulamentam a propaganda e comunicação de práticas de sustentabilidade, citando o episódio do programa Travel Sustainable da Booking.com que foi pressionado pela Autoridade Holandesa para Consumidores e Mercados com referência à Diretiva Europeia de Declarações Verdes do Parlamento Europeu, e precisou ser removido da plataforma em 2024.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?

Skip to content