Entre os top dez destinos preferidos pelos brasileiros, oito são destinos de praia. Enquanto a chegada de viajantes movimenta a economia na região, também traz impactos negativos, como o aumento de poluição nas águas e areias litorâneas. Isso tem um impacto direto no destino, que pode perder visitantes justamente por não ser mais um lugar tão atrativo. Ações e prevenções para a proteção das praias são cada vez mais necessárias e novas soluções estão aparecendo, como a eco peneira, que serve como um convite para a limpeza de praia no turismo.
O problema do lixo nas praias
O problema de lixo e poluição nas praias é a soma de diversos fatores: falta de educação ambiental, de estrutura de gestão de resíduos públicos, comércios e hotéis sem preparo para orientar os turistas e coletar o lixo por eles produzido e viajantes que não entendem a importância de cuidar da limpeza das praias.
Esse é um grande problema a curto e longo prazo, já que os animais podem ingerir ou ficarem presos nestes resíduos, os corais são impactados e a qualidade da água também, fazendo com que, com o tempo, praias paradisíacas percam sua beleza, sua vida e até se tornem lugares impróprios para banho.
A Worldpackers, plataforma de volunturismo que realiza desde 2021 limpezas de praia no Brasil através do projeto Beach Clean Up, revela que até hoje foram feitos 87 mutirões de limpeza, onde 150.169 unidades de bitucas de cigarro e 1.812,27 kg de resíduos foram recolhidos, sendo que apenas 20% do material era passível de reciclagem.
E esse é apenas um recorte da triste realidade das praias brasileiras poluídas devido ao descarte incorreto de materiais.
E o turismo com isso?
O turismo tem uma correlação direta com a poluição das praias e do mar, tendo tanto a responsabilidade como arcando com as consequências disso. Apesar de grande parte do lixo marinho ser proveniente de indústrias ou falta de saneamento básico, é relevante o aumento de resíduo produzido no litoral em altas temporadas, especialmente pela falta de tratamento de esgotos e pelo consumo de produtos com embalagens plásticas e/ou de uso único pelos comércios e turistas.
Como consequência, alguns destinos estão sofrendo com águas impróprias para banho e perda do seu ecossistema, que são justamente os fatores que afastam os turistas que buscam um lugar bonito para descansar.
Não podemos deixar de lado que muitas cidades turísticas crescem sem planejamento, impactando de várias formas o meio ambiente, mas aqui vamos focar em uma ação que é muito simples de ser implementada em qualquer empreendimento que vive do turismo: a gestão de resíduos.
Existem uma série de iniciativas simples para diminuir o lixo nos hotéis e restaurantes, como usar produtos retornáveis e recarregáveis, optar por embalagens biodegradáveis, incentivar os hóspedes a adotarem práticas sustentáveis e a cuidarem dos seus resíduos.
Indo além. Eco peneira, um convite para limpeza de praia no turismo
Prevenir é melhor do que limpar, mas o que fazer com todo o material que já está nas praias? Como recuperar a vida e a qualidade de um ambiente que já está sendo impactado?
A eco peneira é uma alternativa que está chamando atenção no Brasil desde a sua criação no final de 2022. Esse aparato criativo foi desenvolvido por Diego Saldanha – ativista ambiental reconhecido pela ecobarreira que criou para tirar o lixo do Rio Atuba, cidade de Colombo, no Paraná, adaptando uma tecnologia de Marrocos para a realidade e materiais brasileiros. A ideia é muito simples: uma grande peneira de metal, com formato de cilindro, que pode ser arrastada pela praia para retirar médios e pequenos resíduos da areia.
Por onde passa com a peneira, Diego chama atenção de pessoas curiosas com os motivos por trás da sua ação. Algumas acreditam que ele está em busca de objetos de valor, outras acham que é perda de tempo, enquanto algumas entendem sua motivação e se inspiram em também limpar as praias.
Ver essa foto no Instagram
Para espalhar a ideia e mostrar a importância de cuidarmos dos resíduos que produzimos, além de dar palestras em escolas e empresas, Diego participa de diversas campanhas de limpeza de praia em parceria com empresas como a Havaianas e a Worldpackers. Essas ações podem não resolver o problema na totalidade, mas certamente passam a mensagem “Nós precisamos cuidar das nossas praias”.
Do início da sua comercialização até hoje já foram vendidas 200 peneiras para os mais diversos motivos: ativistas, hospedagens e restaurantes que organizam limpezas de praia, empreendimentos que precisam limpar a quadra de areia ou área de praia em que se encontram e até mesmo como prática de exercício ecológico na praia.
Iniciativas como essa são um convite para que os comércios e comunidades litorâneas impactadas diretamente pela poluição das praias possam participar da solução, incentivando as boas condutas e orientando os viajantes como realizar corretamente os resíduos produzidos. A limpeza de praia com a eco peneira é uma ótima ferramenta educativa e recreativa.
Promovendo limpeza de praia em seu destino
Se inspirou na história do Diego Saldanha e sua eco peneira? Ela nos mostra como uma ação individual pode tomar uma grande proporção e inspirar a ação! E promover a limpeza pode ser uma ação divertida, que melhora a limpeza das areias, pode inspirar a consciência em outros negócios e ainda atrai viajantes que buscam uma verdadeira integração e cuidado com a natureza. Inclusive projetos como este fazem parte das tendências de turismo que englobam Natureza Positiva e Turismo Regenerativo, Responsabilidade Compartilhada e Preservação dos Oceanos.
Existem várias formas de promover a limpeza de praia em seu destino:
- De forma colaborativa, articulando a iniciativa com os atores do destino, colaboradores, coletivos, gestores de resíduos, poder público, etc. O Ministério do Meio Ambiente disponibiliza um roteiro prático de organização de mutirões de limpeza de praias, rios e mangues que pode te ajudar.
- Hoje já existem ONGs e empresas com experiência em organização de mutirões de limpeza, como a Worldpackers e o Canal Novo Mundo. Essa é uma ótima alternativa para campanhas pontuais e para dar o primeiro impulso em uma campanha maior de limpeza do destino.
- Independente, sendo um negócio ou grupo que quer fazer uma limpeza pontual aproveitando algum evento ou data comemorativa como o Dia Mundial dos Oceanos ou o Dia Mundial da Limpeza.
- Ações pontuais e livres também podem ser feitas, por exemplo, disponibilizando a eco peneira para seu cliente/hóspede e incentivando, inclusive com premiações, a prática de limpeza da praia.
+ Mais:
[…] técnicas na mão Diego foi atrás dos materiais disponíveis no Brasil para desenvolver a eco peneira.Esse projeto foi o que potencializou a missão de disseminar e inspirar boas práticas no cuidado […]