A Costa Rica está convidando seus visitantes a se comprometerem com um turismo mais consciente e a compensarem suas emissões de carbono ao visitarem o país. O Pura Vida Pledge, lançado pelo Instituto Costarricense de Turismo (ICT), é um compromisso que ajuda a educar os viajantes sobre o real significado do turismo responsável e as ações que eles, como turistas, podem fazer para impactar positivamente as comunidades locais no mundo pós-Covid-19.
Pura Vida é não somente o slogan do país para sua promoção, mas também um termo usado corriqueiramente pelos costarriquenhos nas mais diversas situações, como ao dar um bom dia, se despedir ou dizer que está tudo ótimo. A Costa Rica foi um dos primeiros países no mundo a entender a importância da preservação ambiental e investir no turismo como uma ferramenta para proteger sua biodiversidade. Em 2019, o país foi reconhecido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) com o prêmio Campeões da Terra (Champions of the Earth), a maior homenagem ambiental da ONU, por seu papel na proteção da natureza e suas políticas de combate às mudanças climáticas.
O Pura Vida Pledge é um convite para que os viajantes realizem no mínimo uma entre cinco ações propostas para que as férias no país sejam mais sustentáveis e responsáveis. Ao reconhecer esses cinco princípios, os visitantes podem ter certeza de que estão fazendo escolhas responsáveis enquanto apreciam os vulcões, praias e florestas do país, 28% dos quais permanecem rigorosamente protegidos.
Os pilares de viagens sustentáveis propostos pelo Pura Vida Pledge são:
1. Certificação em Turismo Sustentável (CST):
Antes de reservar uma viagem com uma operadora em seu país, pergunte se eles trabalham com empresas locais da Costa Rica que tenham a Certificação de Turismo Sustentável aprovada pelo conselho de turismo. Você mesmo pode checar quais são as empresas certificadas no site: https://www.turismo-sostenible.co.cr/
2. Compensação das emissões de carbono:
Verifique sua pegada de carbono e faça uma doação correspondente para ser investida em projetos ambientais locais. Para calcular a pegada de carbono da sua viagem, você pode usar a calculadora do Fundo Nacional de Financiamento Florestal e fazer a doação escolhendo um projeto no próprio site.
3. Voluntariado:
Apoie as comunidades locais, contribuindo para o bem-estar dos habitantes e visite mais lugares incomuns para espalhar o turismo por todo o país. O apoio às comunidades locais por meio do turismo rural ou de programas de voluntariado tem um impacto muito positivo nas economias locais.
4. Respeito ao meio ambiente:
Essencialmente, o Pura Vida Pledge pede aos visitantes que façam um esforço consciente para respeitar o meio ambiente antes que seja tarde demais. Esta é a mensagem fundamental que a Costa Rica promove e também a conscientização cotidiana praticada pelos habitantes locais. Para um país muito pequeno, a Costa Rica se tornou o coração verde da América Central. Visitar um destino que promove a sustentabilidade e o ecoturismo beneficia o mundo e incentiva as empresas locais a seguirem o exemplo e se tornarem mais sustentáveis. A Costa Rica se orgulha de ser um dos poucos países do mundo em regeneração de florestas tropicais, chave para a biodiversidade.
5. Garantia de qualidade:
Os esforços para a recuperação de todo o setor de turismo na Costa Rica, que incluem 16 protocolos de saúde para a reabertura segura, são reconhecidos pelo World Travel & Tourism Council (WTTC). Em julho de 2020, a organização deu à Costa Rica o selo Safe Travels – o primeiro selo global de segurança e higiene do mundo, que permite aos viajantes identificarem destinos e empresas que adotaram protocolos globais. Mais de 70 empresas costarriquenhas já receberam o selo e estas iniciativas mostram aos visitantes como as empresas de turismo da Costa Rica estão comprometidas em manter altos padrões de segurança e qualidade de serviços agora e no futuro.
Ao planejar a viagem para a Costa Rica, os visitantes são incentivados a continuar a fazer da Costa Rica um dos principais países sustentáveis do mundo, fazendo seu “Compromisso Pura Vida” (Pura Vida Pledge).
+ Mais: