Viajante Cultural

Conscientização e preservação em quatro filmes recentes

Foto: O Abraço da Serpente

Ainda em clima de Oscar, selecionamos quatro filmes recentes que trazem histórias de culturas, integração com a natureza e alertas mundiais pela preservação do meio ambiente que vão nos ajudar a entender melhor nosso planeta. Dois deles, O Abraço da Serpente e A Corrida contra a Extinção, estão entre os indicados do Oscar 2016.

O Abraço da Serpente (El Abrazo de La Serpiente, 2015)
Indicada ao Oscar 2016 de melhor filme estrangeiro, a produção colombiana mostra a Selva Amazônica pelo olhar do povo indígena, contando a aventura de um xamã que decide acompanhar um visitante americano na busca por uma poderosa planta, capaz de ensinar a sonhar. Gravado na região de Vaupés e Guainía, na Amazônia colombiana, é o primeiro filme em 30 anos a retratar o local.

A Corrida contra a Extinção (Racing Extinction, 2015)
Uma equipe de agentes infiltrados ajuda a fazer um alerta à extinção em massa das espécies no mundo todo, denunciando atitudes nocivas e mercados negros. O documentário, que traz depoimentos de cientistas, jornalistas e ativistas, foi indicado ao Oscar 2016 de melhor canção original com “Manta Ray”.

National Parks Adventure (2015)
Não sabemos quando chega por aqui, mas vale à pena ficar de olho nesse incrível filme que celebra o centenário dos Parques Nacionais norteamericanos. Três aventureiros levam o público a descobrir as paisagens e encantos de mais de 30 parques, incluindo Yellowstone, Glacier National Park, Yosemite, Grand Teatons e Death Valley.

Que Estranha Forma de Vida (What a Strange Way of Life, 2015)
Três comundidades sustentáveis em Portugal e Espanha são o cenário deste documentário que mostra as possibilidades da vida baseada em cooperação com o ser humano e o meio ambiente, levantando soluções para grandes problemas do mundo.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?