Viajante Responsável Mercado

Como o turismo pode combater as mudanças climáticas?

Foto: Unplash_Roger Burkhard

rueda_color-1Juntos pelo Clima com Viajero Responsable

De 30 de novembro a 11 de dezembro, representantes de mais de 190 países estarão reunidos em Paris durante a Conferência do Clima da ONU – COP21 com o objetivo de assinar um novo acordo mundial sobre as mudanças climáticas. Cada país, cada setor da economia e cada indivíduo é essencial na luta para combater o aquecimento global e os resultados provenientes das alterações climáticas, que têm causado impactos profundos no planeta.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, “o turismo contribui e é afetado pelas mudanças climáticas. Portanto, é de interesse do setor desempenhar um papel de liderança na resposta global à mudança climática. Reduzindo o consumo energético e utilizando fontes de energia renováveis, especialmente nos setores de transporte e acomodação, o turismo pode ajudar em um dos maiores desafios do nosso tempo”. A colocação faz parte do relatório Turismo e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que reitera os compromissos do turismo com as novas metas de sustentabilidade do milênio, definidas este ano pela ONU.

Durante a abertura do World Responsible Tourism Day, no início de novembro na WTM, em Londres, Kevin Anderson, professor de Energia e Mudanças Climáticas da University of Manchester, colocou cinco propostas imediatas de engajamento do setor de turismo e hospitalidade com a agenda do clima, mas lembrou: “para mantermos a meta de 2o C nós precisamos pensar em curto prazo e mudar radicalmente o que estamos fazendo. Nós temos que reduzir nossa demanda por energia. O fornecimento de energia também precisa ser trabalhado, mas ele acontece a longo prazo. Nós precisamos fazer mudanças agora”, afirmou o professor.

Veja as propostas de curto prazo de Kevin Anderson para o turismo participar da agenda do clima:

  • significantes reduções nas viagens de avião
  • retrofit de hotéis e resorts
  • novos hotéis e resorts com design passivo (zero consumo energético externo)
  • slow cruising, retrofit e navios com energias renováveis
  • encorajar o turismo indígena e interno
  • evitar city breaks ou viagens curtas, incentivando viagens mais longas

Confira o vídeo da apresentação de Kevin Anderson e da cerimônia de abertura do World Responsible Tourism Day, na WTM London:

guide_id_670

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?