O Brasil possui belezas naturais de encher os olhos e o interior do país pode nos oferecer belas surpresas. Uma delas é a cidade de Juquitiba, um município situado no extremo sul da região metropolitana de São Paulo. Em tupi-guarani Juquitiba significa terra de muitas águas. A cidade ganhou este nome porque possui uma grande quantidade de rios, cachoeiras e nascentes, e acabou transformando-se em um polo de ecoturismo. Localizada a 70 km da capital paulista, o acesso é feito pela rodovia Regis Bittencourt.
O município tem 60% de sua área coberta pela Mata Atlântica preservada, é a principal porta de entrada do Parque Estadual do Jurupará, abrange áreas do Parque Estadual da Serra do Mar e é 100% protegido pela Lei de Proteção dos Mananciais. No ano de 1908, o povoamento Capela Nova da Bella Vista do Juquiá, fundado por Manoel Jesuíno Godinho e sua esposa, iria tornar-se o Vilarejo de Juquitiba.
Um potencial para ecoturismo e turismo de aventura fez com que, em 1999, Juquitiba fosse caracterizada como município turístico pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). As atrações do município, portanto, giram em torno deste potencial. A atração mais procurada e a mais tradicional é o rafting no Rio Juquiá, um rio que passa pela cidade. Juquitiba possui dois percursos para prática desse esporte, o Juquiá (para iniciantes) e o Alto Juquiá (para praticantes). Outras atrações são o arvorismo, a tirolesa e as trilhas para trekking, por dentro da Mata Atlântica.
Todas as atividades são operadas por empresas especializadas no município e reservas para todas as atividades podem ser feitas pela Juquitiba Turismo, o departamento de turismo da cidade. As cachoeiras da cidade fascinam muitos turistas, porém, as visitas guiadas às mesmas ainda estão em fase de estudo pela Juquitiba Turismo.
Dentre as atrações naturais, além das cachoeiras, está a Represa Cachoeira do França. Ela possui 42km de extensão e encanta a todos que a conhecem, especialmente ao pôr do sol. Os visitantes podem conhecer a represa de perto com o boat tour, um passeio de barco que percorre os principais trechos da represa e parte da Marina Juquitiba. No centro da cidade, a Aldeia do Artesanato chama a atenção, representando uma típica vila do interior, onde os artesãos expõem e vendem os seus trabalhos. Recém-inaugurado, o Sítio Espinheiro Negro é o primeiro centro de observação de aves da região. Nele os turistas podem andar pelas trilhas e conhecer espécies nativas da Mata Atlântica, muitas destas espécies raras e ameaçadas de extinção.