Você já tomou banho de floresta? Se nunca ouviu falar nesta expressão, tudo bem, ela realmente é nova, mas tenho certeza que você já experimentou a paz que uma floresta te proporciona. Um banho de cachoeira lava a lama, um mergulho no mar renova as energias e um banho de chuva refresca a mente, não é mesmo? Quem nunca sentiu tais benefícios?
Crianças adoram estas experiências e é fundamental que você, pai e mãe, ofereça estes tipos de experiências com a natureza para que o seu filho cresça se sentindo parte dela.
Banho de floresta, saiba o que é
Banho de Floresta, ou Shinrin-yoku, em japonês, significa receber os benefícios orgânicos e psicológicos da interação com o verde. “Cientistas japoneses descobriram que caminhar, contemplar e respirar, enquanto imersos no ambiente de uma floresta, regula positivamente a pressão arterial, os batimentos cardíacos, o nível geral de relaxamento e a qualidade do nosso sono, diminuindo a presença de hormônios associados ao stress, ao mesmo tempo em que aumenta em mais de 50% a presença de células antitumorais na circulação sanguínea”, revelam os dados do Instituto Brasileiro de Ecopsicologia.
Os japoneses já vêm pesquisando os efeitos benéficos deste tipo de conexão com a natureza há anos, e chegaram neste termo pois correlacionaram os efeitos da floresta à inalação de compostos orgânicos voláteis liberados pelas folhas das árvores. Quando respiramos ao caminharmos por uma floresta geramos em nós efeitos de manutenção da nossa saúde. Nada mais educativo do que criar esse hábito desde cedo com os pequenos, não é mesmo?
Somos parte da natureza e devemos sempre nos reconectarmos com a Mãe Terra
Desenvolvido no Japão em 1982, a técnica terapêutica consiste em adentrar uma área de floresta ou parque, por pelo menos meia hora. Distante dos ruídos das grandes cidades podemos sentir os aromas das árvores, os sons da floresta, contemplar os tons de verdes e tocar os pés nos chãos e as mãos nas plantas.
Somos parte da natureza, e sempre que possível devemos carregar as nossas baterias com a Mãe Terra. A exposição aos aromas naturais das plantas melhora o desempenho do nosso sistema imunológico, e consequentemente ajuda a combater doenças crônicas, diabetes, hipertensão, câncer, depressão, síndrome de burnout, entre outras.
Além de aumentar as células de defesa, a imersão na floresta reduz a concentração de cortisol, hormônio relacionado ao estresse. Não é a toa que pediatras e especialistas em infância sempre recomendam uso e abuso da vitamina n, de natureza. Em nosso país existem seis biomas diferentes: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, então escolha a sua natureza preferida e vá reconectar-se com a vida natural.
Como fazer um banho de floresta
1 – Que tal ler um livro ou meditar em uma área verde?
2 – Permita-se ouvir o silêncio. Escute o canto dos pássaros, o assobio do vento, os galhos caindo e o ruído dos animais. Sinta o cheiro das plantas, observe os diversos tons de verde da natureza, toque, inspire, respire.
3 – Explore as áreas verdes do seu bairro, da sua cidade.
4 – Que tal substituir os passeis em shoppings por passeios em parques? Leve uma canga, uma água, um livro, e aproveite para fazer um pique-nique com os amigos.
6 – Que tal programar uma viagem para um destino de natureza? Esqueça as grandes cidades e busque redutos naturais.
Gostou das nossas dicas? Você também toma banho de floresta e nem sabia que tinha este nome? Espalha essa notícia e já convida alguém com quem você adoraria se reconectar na natureza.
+ Mais: