Bioturistinhas

Conexão Infantil com a Mãe Terra

conexão com a mãe Terra
Foto: Carolina Senra
Escrito por Carolina Senra

Oi, eu sou a Carol. Estreio hoje essa coluna na Viajar Verde exaltando a importância do contato das crianças com a natureza. Já que por aqui falamos de experiências turísticas onde a conexão com a mãe Terra é fundamental, precisamos criar esses vínculos desde cedo com nossos pequenos.

Conheci a Ana em 2004, quando trabalhávamos juntas em uma agência de comunicação que cuidava de contas de turismo. Viagens e atividades ao ar livre sempre pautaram a minha vida. Hoje, jornalista, pedagoga e mãe de dois, consigo transmitir para os meus filhos a importância desse contato de forma natural. Somos espelhos para as crianças. Criar esse vínculo emocional com a natureza é importante para que questões como sustentabilidade e cuidado com o planeta já sejam inerentes, pois é desde cedo que aprendemos a amar e a cuidar do que é nosso.

Preparar futuros agentes transformadores para o mundo inclui incentivar o desenvolvimento de competências já na infância. As habilidades emocionais e sociais que hoje estão em falta, como empatia, amor ao próximo, criação de vínculos, inteligência emocional, social e ecológica vêm de berço, e é tão simples desenvolve-la já na primeira infância!

Através do contato com a natureza criamos crianças dóceis, amáveis, sensíveis, que conseguem entender e respeitar o ciclo de vida. A natureza nos mostra abundância, diversidade, fluxos, riscos, e tudo se inter-relaciona e se inter-conecta com a vida humana.

crianças na natureza

O contato com a natureza é fundamental

Andar descalço, subir em árvore, colecionar sementes, fazer um buquê de flores secas, brincar com galhos, construir castelos de areia, ouvir o canto dos pássaros, brincar com os animais, respirar ar fresco, admirar… quanta riqueza a natureza oferece para todos nós. As crianças são seres puros e a natureza aguça em todos nós a curiosidade e a oportunidade de maravilhamento.

Viagens para refúgios verdes sempre foram as minhas preferidas, e hoje, com dois filhos, um de 6 anos e uma de 3, um marido geógrafo, e vivendo tempos pandêmicos, nossos roteiros são quase que 100% voltados para a natureza. Praia, montanha, cachoeira, rio, camping… essa é a energia que rola por aqui, e já estamos colhendo os frutos dessas experiências. Nossos filhos amam uma grama, uma lama, andam descalços, tomam banho gelado se precisar, preocupam-se com o lixo encontrado pelo caminho, ficam animados com o ciclo da vida, apreciam o sol, a chuva, o vento, os raios…

A minha ideia por aqui é entusiasmar vocês, leitores e viajantes, a criar essas conexões com as crianças desde cedo, sejam vocês pais, tios, avós ou educadores. Me conta aqui embaixo nos comentários: você era uma criança verde quando pequeno ou só foi despertar para a importância do contato com o natureza mais tarde? O que você acha que faltou na sua infância e que hoje você faria diferente? Me conta, e até a próxima coluna!

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🚣 TOURS E PASSEIOS: Get Your Guide

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

 

 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Carolina Senra

Carioca, viajante, jornalista, casada, mãe de dois e pedagoga, nesta ordem. Ama andar com os pés descalços na grama, na terra e nas areias da praia e da cachoeira. O ar puro, o sol e o contraste do verde e do azul na natureza enchem seus olhos. Acredita que as experiências com a Mãe Terra são importantíssimas para o desenvolvimento infantil.