Viajante Responsável Mercado

As mulheres do Turismo Responsável no Brasil

mulheres no turismo
Escrito por Ana Duék

Eu hesitei muito em escrever esse texto, porque tenho certeza que nenhuma homenagem será justa ou suficiente para prestigiar as mulheres do Turismo Responsável no Brasil. Por mais que façamos uma lista imensa, sempre vão faltar mulheres. E, principalmente, aquelas que estão na ponta de frente, no campo de batalha, na luta diária, espalhadas por todos os cantinhos desse Brasil. Muitas delas ainda não tive o prazer de conhecer…

Então vamos combinar o seguinte: as mulheres do turismo que estou listando são uma pequeníssima amostra das grandes empoderadoras do turismo sustentável e estão aqui para representar as tantas outras que lutam pra que o setor de viagens no nosso país seja mais justo, economicamente sustentável para todos e cause menos impactos negativos para o meio ambiente.

Então vamos a elas!

mulheres no turismo

Ariane Jáner

Ariane Jáner, consultora na Bromélia Consult e co-fundadora da Global Ecotourism Network (GEN)

Ariane é uma zoóloga holandesa com pós-graduação em administração de empresas e mora no Brasil desde 1988. É co-fundadora da EcoBrasil (1993), a primeira associação nacional de ecoturismo, e desde então trabalha pelo turismo responsável por aqui. É consultora de desenvolvimento sustentável e ecoturismo na Bromélia Consult desde 1996 e integrou equipes de programas nacionais de capacitação em ecoturismo e turismo sustentável, como o Ecoturismo de Base Comunitária (WWF Brasil), Melhores Práticas para o Ecoturismo (Funbio) e Certificação em Turismo Sustentável (IH). É co-autora de várias publicações sobre ecoturismo e também palestrante internacional sobre o assunto. Atualmente, trabalha globalmente através da Global Ecotourism Network (GEN), da qual é co-fundadora.

mulheres no turismo

Daniella Marcondes

Daniella Marcondes, sócia-diretora na Maembipe Ecoturismo Consultoria

Doutoranda em Mudança Social e Participação Política, Dani tem Mestrado em Desenvolvimento do Turismo, ambos na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Atua como voluntária no Parque Estadual de Ilhabela e coordenou da Câmara Técnica de Ecoturismo da cidade. É uma entusiasta do Turismo Comunitário. Trabalha com projetos focados a organização e fortalecimento comunitário e atualmente desenvolve, como técnica voluntária, a iniciativa de Turismo de Base Comunitária nos Castelhanos, um projeto q teve aporte de um coletivo de profissionais autônomos para sua concepção. Daniella também é técnica do Projeto Comer e Morar, que realizou o registro de receitas tradicionais caiçaras transformando-as em livro.

mulheres no turismo

Deuzani Santos

Deuzani Santos, artesã, poetisa e empreendedora no Vale do Jequitinhonha

Deuzani Gomes dos Santos é artesã e empreendedora em Coqueiro Campo, no município de Minas Novas. Desde os 6 anos faz incríveis peças de cerâmica e as vende Brasil afora. Além de mãe, também escreve poesias que transmitem os sentimentos e realidade das mulheres no Vale do Jequitinhonha. Hoje também é anfitriã e recebe visitantes e turistas em sua casa, com direito a hospedagem, comida mineira caseira, aulas de cerâmica e a companhia dela e de sua família.

Gabrielle Nunes de Andrade, coordenadora geral de Sustentabilidade e Turismo Responsável no Ministério do Turismo

Bacharel em Turismo e com um MBA em Gestão de Projetos, Gabrielle possui onze anos de experiência em elaboração e gerenciamento de projetos nas áreas de desenvolvimento regional e turismo. Atuou no Ministério do Desenvolvimento Agrário durante seis anos na área de rendas não agrícolas (artesanato, turismo e agricultura familiar). No Ministério do Turismo já coordenou os programas de Produção Associada ao Turismo,  Regionalização e as ações de fortalecimento institucional no âmbito do PRODETUR. Atualmente é coordenadora geral de Sustentabilidade e Turismo Responsável.

mulheres no turismo

Gabriela Stowell

Gabriela Stowell, diretora regional para América Latina e Caribe na ATTA – Adventure Travel Trade Association

Gabi começou cedo no terceiro setor e meio ambiente, sendo voluntária em uma ONG de preservação ambiental. Graduada em Ecologia, trabalhou por vários anos em empresas de turismo em diversos lugares do Brasil. Atuou como guia no Pantanal, trabalhou em uma empresa de rafting em Brotas, foi responsável pelo departamento de aventura de um resort ecológico em Santa Catarina e gerente de uma operadora de turismo de aventura na ilha de Florianópolis. Hoje, Gabriela é gerente regional para América Latina e Caribe da Adventure Travel Trade Association, apoiando o desenvolvimento sustentável das várias empresas membro e de destinos pela América Latina.

Mariana Madureira

Mariana Madureira, co-fundadora e diretora da Raízes Desenvolvimento Sustentável

Mariana é empreendedora social, co-fundadora e diretora da Raízes Desenvolvimento Sustentável. Graduada em Turismo pela UFMG, especialista em Planejamento Ambiental Urbano pela PUC-MG e em Gestão de Negócios Sociais (Fundação Dom Cabral), Mari também é Mestre em História e Fundamentos Sociais do Urbanismo (FAU-USP) e doutoranda em Psiscossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ). Atuou em projetos de turismo de base comunitária, planejamento para destinos, gestão estratégica de associações e empreendedorismo. Coordenou diversos projetos, como o de Correção dos Inventários Turísticos de Minas Gerais (SETUR-MG), Famtours e Missões Comerciais do Programa de Promoção Internacional de Ecoturismo (ABETA/Embratur), articulação e realização do II TURISOL e implementação da campanha Passaporte Verde nos Jogos Rio 2016 (ONU Meio Ambiente). Desenvolveu projetos próprios premiados, como o turismo comunitário no Vale do Jequitinhonha, o I Festival Gastronômico comunitário Sabores do Morro (Catas Altas – MG) e a ação de empoderamento feminino Dona do Meu Fluxo.

mulheres no turismo

Marianne Costa

Marianne Costa, CEO da Vivejar

Mari é fundadora e CEO da Vivejar, uma operadora brasileira focada em experiências turísticas transformadoras e responsáveis. Também fundou, em parceria com Mariana Madureira, a Raízes Desenvolvimento Sustentável, uma consultoria premiada pelos seus projetos de desenvolvimento local.
Marianne é conselheira do Sistema B Brasil, presidente e fundadora do Coletivo Muda pelo Turismo Responsável, atua ativamente na articulação e advocacy para o turimo que gera renda e inclusão, preserva a natureza e transforma vidas. Atualmente está fundando o Instituto Vivejar, uma organização sem fins lucrativos que atende às necessidades de desenvolvimento do turismo comunitário e responsável em todo o Brasil. Fellow dos programas Women Change Maker e Vital Voices, atua como consultora, instrutora e palestrante em todas as regiões do Brasil. Pós graduada em Gestão de Projetos e Inovação Social, apaixonada pelo empoderamento feminino e empreendedorismo social e mãe orgulhosa da Maria Luiza.

Paula Arantes

Paula Arantes, diretora na Muirakitã Eventos e Ações Sustentáveis

Turismóloga, Paula é uma das pioneiras mulheres do Turismo Responsável no Brasil. Desde os anos 1990, participa de projetos ligados ao turismo socioambiental, na Mata Atlântica, Amazônia e em vários outros destinos. É formada em administração hoteleira, pós-graduada em turismo ambiental no Brasil e é bolsista do programa LEAD – Liderança em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Há 10 anos coordena o FITS – Fórum Interamericano de Turismo Sustentável, que acontece anualmente durante a Adventure Sports Fair, em São Paulo, e também é coordenadora de sustentabilidade da feira. Trabalha há outros 20 anos como consultora em desenvolvimento sustentável do turismo para ONGs, governos e setor privado. Paula também é hoje consultora para novos projetos da ONG Garupa.

Solange Barbosa

Solange Barbosa, CEO na Rota da Liberdade

Criadora e coordenadora da Rota da Liberdade – Programa Cultural e Turistico de Mapeamento da Diáspora Africana na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Solange é turismóloga e atuou como consultora da UNESCO para o Programa Rota do Escravo no desenvolvimento do Guia Metodológico para Gestão de Sítios de Memória da Diáspora, lançado em maio de 2019. Defensora do turismo étnico, produtora cultural, ativista, coordenadora de atividades culturais do Centro Cultural Afrobrasileiro e Biblioteca Zumbi dos Palmares na cidade de Taubaté, Solange também é diretora de Turismo da ECOWAS – Câmara de Comércio África Brasil e integrante da Rede Internacional de Afroturismo.

+ Mais:

🍀 PROGRAME SUA VIAGEM COM A GENTE! 🍀

Cada vez que você fizer uma reserva com nossos parceiros clicando em um dos links abaixo você apoia o Viajar Verde e ajuda a manter nossa página no ar. E o melhor: você não paga nada a mais por isso! Obrigada pelo apoio! 😉

🏡 HOSPEDAGEM: Booking.com

👭 WORK EXCHANGE E VOLUNTARIADO: Worldpackers

💻 CURSOS DE VIAGEM E NOMADISMO DIGITAL: Worldpackers Academy

🌐 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

📳 CHIP DE CELULAR: Viaje Conectado

⛷ROUPAS E EQUIPAMENTOS DE AVENTURA: Columbia

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Sobre o Autor

Ana Duék

Jornalista de viagens com Mestrado em Gestão de Turismo e Hospitalidade pela Middlesex University (Londres). Desde 2015 defendendo um turismo mais consciente. Acredito que as viagens podem gerar mais impactos positivos para viajantes e para os destinos que nos recebem. Vamos descobrir como?