Mais de 1.8 milhão de pessoas devem visitar as áreas naturais e protegidas do Peru em 2016, de acordo com o Serviço Nacional de Áreas Protegidas pelo Estado do país (SERNANP). No início do ano, a entidade havia divulgado uma previsão de 600 mil visitantes, que agora foi revista.
De acordo com o diretor da SERNANP, Pedro Gamboa, o desenvolvimento do turismo se deve a uma estratégia implementada por todo o país, resultado de gestãode conservação adequada, além de aprimento de serviços de infraestrutura em todas as áreas.
O Peru tem atualmente 77 áreas naturais protegidas de administração nacional, 17 de administração regional e 88 de administração privada. Entre elas estão o santuário histórico de Machu Picchu, que recebe mais de um milhão de visitantes ao ano, entre estrangeiros e peruanos, e os procurados parques nacionais de Paracas e do Titicaca.
O diretor explicou e o engajamento e participação da população e comunidades também levou a bons resutados nos últimos quatro anos e meio: “130 mil pessoas encontraram oportunidades de desenvolvimento socio-economico em áreas naturais protegidas, levando a receitas de até 320 milhões de Nuevos Soles”, afirmou Gamboa.